sexta-feira, 18 de outubro de 2013

60 anos da História de Portugal em cromos


No âmbito da Mostra Comemorativa "60 anos da História de Portugal em cromos, patente até dia 31 de Outubro na Biblioteca Nacional de Portugal, foi hoje realizado um encontro em que se homenageou o desenhador e ilustrador Carlos Alberto Santos, que esteve presente. Leonardo de Sá fez uma intervenção sobre o percurso artístico do ilustrador e João Manuel Mimoso abordou o seu trabalho quer na História de Portugal em cromos, quer noutras coleções de cromos (publicadas e não publicadas) que ilustrou.


A exposição 60 anos da primeira edição da História de Portugal em cromos (outubro de 1953), conta com uma coleção de 203 cromos vendidos em envelopes-surpresa, que teve edições sucessivas até 1973. Esta mostra inclui os originais da capa da caderneta e de alguns cromos, várias edições das próprias cadernetas e os respetivos envelopes-surpresa, e ainda diversos impressos e publicações que reproduziram ilustrações da coleção.

O seu ilustrador é Carlos Alberto Santos, hoje um reputado pintor especializado em temas históricos, estando representado em coleções privadas e museus em Portugal e no estrangeiro. Nascido em 1933, começou o seu percurso artístico muito jovem como  desenhador. Em 1953, após três anos de trabalho, completou a História de Portugal para a Agência Portuguesa de Revistas.  A publicação constituiu o maior êxito da conhecida editora  no campo do cromo e tem hoje um estatuto mítico nas memórias dos que a colecionaram durante os 20 anos em que foi vendida.
A mostra foi organizada por João Manuel Mimoso, colecionador de cadernetas de cromos, e Leonardo De Sá, perito em banda desenhada e ilustração, e é acompanhada de um catálogo em formato e-book. Os mesmos especialistas têm em preparação uma exposição alargada sobre O cromo em Portugal, para novembro de 2014, igualmente na BNP.

Sem comentários:

Enviar um comentário