sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Museu Grão Vasco em banda desenhada




Já aqui tínhamos falado, por altura do seu lançamento, deste novo trabalho de João Amaral. Voltamos a falar nesta obra porque finalmente passámos à sua leitura, que recomendamos. "Museu Nacional Grão Vasco 1916-2016 Em Busca da Arte Perdida", é um livro que conta a história do emblemático museu da cidade de Viseu, lançado pelas mãos da editora Edições Esgotadas. Vale a pena conhecermos assim um pouco mais da nossa história e da nossa cultura. Aqui fica a sinopse:


Uma obra de arte pertence, antes de mais, ao criador que a imaginou. 

Contudo, também é um pouco dos que, apaixonadamente, dedicaram toda a sua vida, para que ela possa ser admirada, não só pelos seus contemporâneos, mas também por aqueles que ainda hão de vir...

É essa história, feita de pequenos e grandes relatos, que aqui é narrada. Grão Vasco é o pintor Vasco Fernandes, mas é também o nome do museu que acolheu a sua obra e o fez ganhar o seu quinhão de eternidade. Longe vão, pois, os tempos em que a criação deste museu não passava apenas de uma ideia. 

Depois, com Almeida Moreira, ela ganha finalmente forma, com a criação de um museu regional que, ao longo dos anos, vai crescendo e diversificando-se. Atualmente, e já com cem anos de existência, o seu acervo tornou-se tão importante, que é já considerado um museu nacional. 

E esse é, de facto, um prémio justo para todos os que, com paixão, construíram coleções únicas sobre Vasco Fernandes, o naturalismo português, a escultura medieval e as artes decorativas... E isto é, apenas, a história dos primeiros cem anos...

Sem comentários:

Enviar um comentário