terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Arquivo pessoal de Vasco Granja doado à Faculdade de Letras





O arquivo pessoal de Vasco Granja foi objecto de doação por parte da sua família, em Dezembro passado. A doação foi efectuada à Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e oportunamente ficará disponível para consulta pública.
O arquivo, em suporte escrito e audiovisual, contempla uma biblioteca composta por obras de referência, estudos especializados, periódicos, catálogos, etc., nas áreas do Cinema, Cinema de Animação e Banda Desenhada, podendo destacar-se:

- Documentação relativa à História do Movimento Cineclubista em Portugal, em especial do cineclube “Imagem”;

- Programas, Catálogos, Cartazes e documentação especializada relativa a Festivais de Cinema de Animação e Banda Desenhada;
- Fichas técnicas de filmes de Animação apresentados na RTP;
- Fanzine “Quadrinhos” realizado e editado por Vasco Granja;
- Arquivo fotográfico sobre as áreas referidas;
- Pastas organizadas por autores de BD e cineastas com documentação relativa aos mesmos e à sua obra;
- Textos publicados por Vasco Granja na imprensa local e regional (décadas de 50 a 90), textos publicados na revista “Tintin” na secção “Tu escreves ... Tintin responde” e artigos publicados sobre a nossa intervenção em prol destas manifestações artísticas.
A família de Vasco Granja, espera que o arquivo se possa tornar num contributo vivo para a História do Cinema, do Cinema de Animação e da Banda Desenhada em Portugal e fora do país, despertando interesse não só na geração Vasco Granja como nas novas e vindouras gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário