segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Os Segredos de Loulé, em banda desenhada

Foi apresentado em Novembro, no Amadora BD, e em Dezembro em Loulé, mas só agora nos chegou às mãos. E não podemos deixar de falar desta obra, que vale desde já pela iniciativa. Trata-se de uma história em banda desenhada, realizada em parceria pela Câmara Municipal de Loulé e pela editora G. Floy. O argumento é de João Lameiras e João Ramalho Santos e as ilustrações são da autoria de André Caetano.
Não é a primeira vez que vemos uma cidade ou localidade retratada em banda desenhada, mas a verdade é que desta vez os autores foram mais longe e a história é contada no estilo de ficção-científica.
Num futuro imaginado, a Terra está transformada num bloco de gelo e a humanidade partiu para colonizar outros planetas, acabando os seres humanos por esquecer a história e a cultura das terras de onde partiram. Para tentar reconstruir esse passado perdido, várias expedições de Verificadores rumaram à Terra em busca de informação fidedigna. Uma dessas expedições vai investigar a lenda de um mítico arquivo que existiria nas Minas de Sal de Loulé.
É este o ponto de partida de “Os Segredos de Loulé: Uma História em Banda Desenhada”. Uma viagem pela história deste concelho algarvio, desde o início do universo até aos nossos dias e até ao futuro.

1 comentário:

  1. Na verdade, não foje muito dos "normais" albuns de BD relativos a terras ou cidades. Ou seja, passa pela evolução histórica do local; povoamento, população (muçulmana, cristã etc..), apenas "envelopado por FC" devido a ter naves espaciais e uma equipa estudiosa composta de vários elementos complementares. Depois tem alguém "debitando" o conhecimento e a referida evolução.

    Para album de BD de Ficção Científica, falta-lhe um bocado de desenvolvimento da envolvência (o que aconteceu à Terra) e local (no espaço) de origem dos cientistas que vêm a Loulé. E já agora, uma razão mais... razão pela escolha de Loulé do que apenas um possível arquivo nas minas de sal.
    Mas para album de cidade/terra/local, está bom.




    ResponderEliminar