quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Congo - A obra dos irmãos Gandum



Foi neste último Amadora BD que tivemos o prazer de conhecer os irmãos Gandum, Henrique e Duarte. Assistimos à apresentação do livro e da curta metragem "Congo: no caminho das trevas" (com a participação do actor Pedro Lima) e estivemos com os autores na zona de autógrafos onde conversámos um pouco e recebemos autógrafos nos dois livros. Mostramos aqui um deles, dedicado aos leitores do Juvebêdê que tem a particularidade de ter sido o primeiro autógrafo do Henrique Gandum, com utilização de cor. 
Entretanto lemos os dois livros. E recomendamos a todos a sua leitura. Relativamente ao desenho, nota-se uma evolução do primeiro para o segundo. O Henrique consegue com mestria desenhar a escuridão da selva profunda, a noite, os animais, em contraste com a luz de uma fogueira ou do nascer do sol. Quanto ao argumento, é também de tirar  o chapéu ao Henrique e ao Duarte, quando ainda tão novos foram buscar um tema de grande seriedade e tão pouco aproveitado. A tentativa portuguesa de explorar, no século XIX, territórios da África Central, neste caso específico, o Congo.
Aguardamos por ler e ver mais trabalhos destes dois irmãos cheios de talento que ainda vão dar cartas no mundo da banda desenhada, temos a certeza.



Sem comentários:

Enviar um comentário