quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Outras Bandas #5 - Heróis Portugueses

 

Aproveitando a oportunidade da realização da 16.ª edição do FIBDB, o grupo Tágide retomou a sua actividade editorial e lançou o quinto volume de Outras Bandas, um fanzine que reúne a fan-art criada pelo colectivo, com o tema Heróis Portugueses.

O projecto, inédito no país, teve o objectivo de unir o colectivo no desafio de prestar homenagem a heróis da Nona Arte portuguesa e seus respectivos criadores. O grupo propôs-se divulgar interpretações fan-art de 100 das principais personagens na Banda Desenhada nacional, tanto contemporânea como clássica, e abrangendo criações originais assim como adaptações de figuras lendárias, em destaques complementados por notas bibliográficas. Deste modo, o Tágide procurou manter uma memória viva dos heróis das nossas páginas de álbuns, revistas e fanzines, porventura resgatando do esquecimento certas personagens que caracterizaram os quadradinhos portugueses no século passado.

Contribuíram para o projecto os autores António Coelho, Daniel Maia, Eduardo Martins, Filipa Lopes, João Raz, Jorge RoD! Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Rafael Marquês, Rui Serra e Moura, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende, Yves Darbos e o jovem honorário João Faial.

Outras Bandas #5 - Heróis Portugueses é uma edição limitada e sem fins lucrativos, que não tem distribuição comercial. Será disponibilizado um e-book gratuito de baixa resolução, sendo a tiragem existente oferecida a Bedetecas do país, festivais da especialidade e críticos; adicionalmente, cópias podem ser providenciadas aos leitores que assumam o custo de produção e portes, como em Print of Demand.

O Tágide é um colectivo informal de autores de BD e ilustradores da margem sul do Tejo, surgido a Março de 2019 no seguimento dos cursos Iniciação à Arte Sequencial, promovidas pelo município do Montijo e coordenadas pela autora Susana Resende. O grupo, composto por vinte membros locais e de cidades vizinhas, entre artistas profissionais e talentos amadores, realizou entre 2019 e 2020 encontros quinzenais nos quais realizaram ateliers criativos de acesso livre, conversas com autores e workshops.

Sem comentários:

Enviar um comentário