terça-feira, 10 de maio de 2022

Novidade: Antes de estar presente em Beja no final do mês, a nossa leitura do último livro de Jean Louis Tripp - "Le petit frère" - Edição Casterman

Acabámos de ler esta novidade da Casterman, cujo lançamento, em França, acontece amanhã. O autor, Jean Louis Tripp, conhecido entre nós principalmente pela série Armazém Central, que tem vindo a ser publicada pela Arte de Autor, estará no nosso país dentro de poucos dias, por ocasião do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

Mas voltemos ao livro, o qual esperamos vir a ser editado por cá. Trata-se de um livro muito especial. Um romance gráfico intimista, contado na primeira pessoa. Nesta obra, Tripp conta a história real da sua família, a qual passou por uma situação dramática que mudou para sempre a vida de todos os seus elementos. Quando o autor tinha apenas 18 anos, o seu irmão mais novo, com apenas 11 anos, morreu num acidente de trânsito. E Jean Louis Tripp estava lá.

Tudo aconteceu numa noite de Agosto de 1976, durante as férias da família. Estavam todos felizes descontraídos e num instante tudo mudou. Gilles, irmão de Jean Louis, foi ceifado por um carro. Transportado para o hospital, Gilles sucumbiu aos ferimentos algumas horas depois. Para Jean Louis, assombrado pela culpa, começa uma difícil jornada de luto.

45 anos depois, o autor quis contar a história e fá-lo com muita franqueza e sensibilidade, pondo a nu os seus sentimentos e a sua revolta, por perder um irmão cedo de mais. Revive cada momento do drama, recorrendo às lembranças e perspectivas de outros membros da família. Este livro é a sua catarse, ao expor-se desta forma e ao assumir como este acontecimento brutal mudou a sua vida e o relacionamento entre os seus familiares.

A história foi lida de um só fôlego. Dramática e comovente, deixa-nos os olhos cheios de lágrimas e um nó no estômago. A perda de um ente querido é traumática, ainda para mais tratando-se de uma criança, e de um acontecimento trágico como foi o caso.  A morte é um instante e de um momento para o outro a vida de quem fica é virada do avesso. Se alguma coisa podemos tirar deste tipo de relatos é de que devemos aproveitar cada dia da melhor forma possível.

"Le petit frère" é uma obra magistral do autor, contada e desenhada de uma forma extraordinária. Como se não bastasse já toda a emotividade da história, Tripp consegue, através dos seus desenhos (quase sempre num tom aproximado do sépia, mas pontuados a cor) transpor todo o desespero, tristeza, raiva, revolta que sentiu, assim como os restantes membros da família.

As razões para agora ter decidido contar esta história, são explicadas pelo autor no final do livro, mas não adiantamos mais nada, ficando à espera que este livro chegue um dia a Portugal (alô Arte de Autor!)







Sem comentários:

Enviar um comentário