sexta-feira, 19 de agosto de 2022

A nossa leitura da série "O Guardião" - Edição Gradiva

A série de banda desenhada "O Guardião - Agente Secreto do Vaticano" tem sido uma das apostas da Gradiva. Os cinco volumes do primeiro ciclo foram já editados e a bom ritmo, entre Março de 2020 e Março de 2022.

A sinopse da série dá o mote: "Há apenas doze Guardiões no mundo, um grupo secreto ligado ao Vaticano. Não se conhecem uns aos outros. Quase ninguém sabe da sua existência. E a sua missão é tão essencial quanto única. Um thriller que não conseguirá parar de ler!"

Recentemente fizemos a leitura, mas agora de seguida dos cinco volumes e sentimos que a narrativa vai crescendo e tendo cada vez mais interesse a cada livro. A história centra-se num dos guardiões, Vince, possuidor de um passado tão misterioso que nem ele conhece completamente. Aos poucos e a cada missão, Vince vai juntando as peças do seu puzzle pessoal e percebe que a história da sua vida está relacionada com o que está a investigar. Esta dupla investigação vai levá-lo a vários pontos do mundo, onde esbarra sempre com o seu misterioso irmão gémeo que julgava morto. Mas quanto a isso muitas surpresas estarão à sua espera.

Nesta trama que envolve a Igreja Católica, a história segue a bom ritmo, fazendo-nos lembrar filmes como 007, embora este agente secreto seja um pouco mais discreto e não tenha tantos recursos tecnológicos como James Bond. No entanto, o seu charme não passa despercebido junto do sexo feminino, tal como Bond e tem também um mentor e e orientador, embora não seja a famosa M. mas sim uma importante figura da Igreja. Os autores, François Boucq (desenho) e Yves Sente (argumento) conseguem com " O Guardião" oferecer ao leitor uma boa série onde não faltam os ingredientes essenciais: aventura, mistério, crimes, investigações e um pouco de romance.

Aqui ficam as capas dos cinco volumes (e algumas pranchas):

1 - O Anjo de Malta

2 - Fim de semana em Davos

3 - Fantasmas em Porto Cervo

4 - A persistência do passado

5 - A incubadora de Satanás
















Sem comentários:

Enviar um comentário