segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Mais duas novidades BD em Agosto: "O Fado Ilustrado", de Jorge Miguel (A Seita/Arte de Autor) e "Juventude", de Marco Mendes (A Seita)



Há uns dias já tínhamos falado de outras quatro novidades editadas e agora é a vez de mais estas duas, estas especiais por serem de autores portugueses.

São elas a reedição de "O Fado Ilustrado", de Jorge Miguel (com cor de João Amaral) - uma co-edição de A Seita e da Arte de Autor, e "Juventude", de Marco Mendes - uma co-edição de A Seita e da Turbina Associação Cultural e que estão já disponíveis em livrarias.

Em primeiro lugar salientamos o regresso da parceria de A Seita com a Arte de Autor, com a reedição de "O Fado Ilustrado", uma das primeiras obras do autor português Jorge Miguel, em que ele escreve o argumento para além de desenhar, ao contrário dos outros álbuns dele já editados pel'A Seita e pela Arte de Autor em que ele trabalhou com outros argumentistas (Shanghai Dream e Sapiens Imperium). Jorge Miguel usa o célebre quadro de Malhoa "O Fado" para nos traçar uma bela panorâmica do Portugal da transição entre o século 19 e 20, e da transição entre a Monarquia e a República. Este livro conta ainda com a colaboração na cor de João Amaral.

E em segundo lugar referimos o regresso de Marco Mendes à Nona Arte, depois de "Tutti-Frutti" (2019), com um extraordinário e belíssimo romance gráfico, "Juventude", que em pouco mais de uma centena de páginas de algumas das mais belas ilustrações que este autor do Porto jamais fez nos serve um romance gráfico com o qual ele regressa a uma juventude sua, uma de muitas possíveis de lembrar, e de uma maneira incrivelmente original: uma imagem por página, imagem após imagem, sem texto, numa narrativa sequencial totalmente muda. Deixa-nos desfrutar desta história recorrendo apenas à imagem ao longo de uma centena de páginas, que apetece voltar atrás e reler (sim, reler!), com mais calma, apreciando, com mais detalhe, a excelência das imagens que a contam.

Por isso aqui ficam mais estas duas boas leituras para estas férias de Verão e que em breve voltaremos a falar delas individualmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário