Quando tínhamos acabado aqui de referir que cada vez há mais grandes obras da literatura a serem adaptadas para Banda Desenhada, soubemos de mais esta edição. Mesmo a propósito!
A Gradiva irá publicar em Portugal, a 16 de Maio, a adaptação do romance "O Nome da Rosa", de Umberto Eco, e logo com um nome de peso: Milo Manara.
A obra de dois criadores geniais reunida num projecto único. Já adaptado ao cinema pelo realizador Jean Jacques Annaud com Sean Connery no papel principal, o romance "O Nome da Rosa" foi editado pela primeira vez em 1980 tornando-se rapidamente num bestseller mundial.
Reconhecido sobretudo pelo seu trabalho erótico e pelas suas colaborações com Federico Fellini, Milo Manara inspirou-se na fisionomia de Marlon Brando para desenhar William de Baskerville, o frade franciscano que tenta descobrir com a ajuda do jovem beneditino Adso de Melk, quem é o responsável por uma série de mortes misteriosas que ocorrem em 1327 numa abadia medieval isolada, estruturada em torno de uma inacessível biblioteca.
Uma obra singular em que Milo Manara coloca no papel três estilos gráficos distintos que se cruzam em busca da perfeição visual. Através de cada um destes registos, Manara narra as diferentes dimensões do romance do célebre escritor italiano: as esculturas, os relevos dos pórticos e as maravilhosas e surreais iluminuras que acompanham os livros da biblioteca da abadia; a descoberta da sensualidade por Adso; a história dos frades dolcinianos considerados heréticos. O Nome da Rosa de Manara amplia, pois, magistralmente a arquitectura literária do romance de Umberto Eco, como se de uma matrioska se tratasse, um romance que é também um livro sobre livros, que contém outros livros.
Esta adaptação não se trata, assim, de uma mera transcrição gráfica do romance mais célebre de um dos nomes maiores da literatura italiana, mas sim um trabalho de génio que lhe atribui um singular brilho visual.
A esta edição, seguir-se-á a publicação do segundo volume em 2024 acompanhando o ritmo de publicação da editora original.
Além da adaptação de O Nome da Rosa de Umberto Eco por Milo Manara, a Gradiva publica também a versão em texto do livro (com desenhos preparatórios do autor) assim como os seguintes romances: Número Zero, O Cemitério de Praga, O Pêndulo de Foucault, A Misteriosa Chama da Rainha Loana, A Ilha do Dia Antes e Baudolino. Do mesmo autor publica também os seguintes livros de não-ficção: História das Terras e dos Lugares Lendários, Aos Ombros de Gigantes, Em que Crê Quem não Crê (com Carlo Maria Martini), Seis Passeios nos Bosques da Ficção, Não Contem com o Fim dos Livros (com Jean-Claude Carrière), A Passo de Caranguejo, Construir o Inimigo, e ainda o livro de contos infantil Três Contos (com Eugenio Carmi).
Sem comentários:
Enviar um comentário