quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Novidade: Julieta Pirueta é a nova novela gráfica da Nuvem de Letras


Elegante, cheia de humor e frescura, Julieta Pirueta é a primeira de uma série de novelas gráficas a quatro mãos, dos italianos Brian Freschi e Elena Triolo e acaba de ser lançado pela Nuvem de Letras. Uma visão vibrante e envolvente da adolescência, com uma mensagem positiva de confiança, autoestima e autenticidade.

A falta de jeito para o desporto é só um dos embaraços na vida da Julieta, que ainda por cima tem uma mãe atleta. Com a mudança de cidade, vem uma nova escola e o desafio de fazer novos amigos. E a mãe acha que uma atividade desportiva pode ajudar…

Sinopse:

Nova casa, nova escola e novos amigos.

As mudanças nem sempre são fáceis, sobretudo quando se é um pouco desastrado, como a Julieta.

E, como se não bastasse tanta mudança, todos à sua volta adoram desporto, mas ela… nem por isso. A mãe bem tenta que ela experimente tudo e mais alguma coisa: voleibol, ténis, tiro com arco…

A Julieta vai colecionando embaraços uns atrás dos outros. Até que, um dia, assiste a um espetáculo de ballet e tudo muda…


Seguem-se imagens dos autores e do interior.







Novidade hoje em banca: Esquadrilha de Cegonhas é o volume 4 da colecção Tanguy e Laverdure - edição ASA/Público



Chegou hoje às bancas o quarto volume da excelente colecção Tanguy e Laverdure, da ASA/Público, intitulado "Esquadrilha de Cegonhas".

Neste volume, transferidos para a base de Longvic, para integrarem a famosa Esquadrilha de Cegonhas, Tanguy e Laverdure vão experimentar os modernos Mirage III C.

A sua rápida habituação a estes aparelhos levará a que sejam incumbidos de treinar dois pilotos australianos, para os convencer da superioridade dos aviões franceses em relação aos seus concorrentes americanos.

Numa série que decorre em plena Guerra Fria, mais uma vez os segredos tecnológicos franceses despertam o interesse de uma nação estrangeira, disposta a tudo para se apoderar deles. Num relato com a participação do pai de Tanguy, será Laverdure a assumir o protagonismo, ao levar a cabo uma investigação que permitirá desmascarar os espiões.

Até para a semana!





O Deus das Moscas (edição ASA) - a partir de hoje nas livrarias

 


A partir de hoje já podem encontrar esta edição da ASA nas livrarias. Adaptação da obra “O Deus das Moscas” de William Golding (vencedor do prémio Nobel da Literatura em 1983), pelas mãos da talentosa Aimée de Jongh  (Dias de Areia).

Apenas uma nota, pois já começamos a ler o livro e que promete ser um dos melhores de 2024...

Publicado originalmente em 1954, O Deus das Moscas é um dos mais perturbadores e aclamados romances da atualidade.
Um avião despenha-se numa ilha deserta, e os únicos sobreviventes são um grupo de rapazes. Inicialmente, desfrutando da liberdade total e festejando a ausência de adultos, unem forças, cooperando na procura de alimentos, na construção de abrigos e na manutenção de sinais de fogo. Porém, à medida que o frágil sentido de ordem dos jovens começa a fraquejar, também os seus medos começam a tomar sinistras e primitivas formas. De repente, o mundo dos jogos, dos trabalhos de casa e dos livros de aventuras perde-se no tempo. Agora, os rapazes confrontam-se com uma realidade muito mais urgente - a sobrevivência - e com o aparecimento de um ser terrível que lhes assombra os sonhos.







terça-feira, 17 de setembro de 2024

É lançado amanhã o quinto volume de Reckless, com o título Afunda-te comigo

 



Chegou o quinto livro da série best-seller Reckless, com o título "Afunda-te comigo". Os mestres dos best-sellers do policial noir, Ed Brubaker e Sean Phillips, estão de volta com outro romance gráfico com Ethan Reckless, o investigador de aluguer. Uma edição que estará disponível nas livrarias a partir de amanhã e nas bancas a 25 de Setembro. Afunda-te comigo, editado pela G. Floy Studio Portugal, é o livro Reckless mais intenso até agora, e mais um êxito da dupla mais celebrada dos comics, os criadores de Pulp, Criminal, The Fade Out, entre outras obras.

Sinopse:

Conheçam Ethan Reckless: os vossos problemas são o negócio dele, por um preço.

No rescaldo do terramoto de 1989, Ethan viaja a São Francisco para procurar uma mulher desaparecida e depressa acaba num percurso sombrio atrás dela, num caso distinto de todos os outros com que já lidou.








O livro mistério da Ala dos Livros. Qual será?


A Ala dos Livros lançou uma campanha original e misteriosa. A pré-venda de um livro que ninguém sabe qual é. Há que confiar na qualidade das obras que a editora costuma editar e encomendar às cegas.

Sai em Outubro, em data a anunciar, esta obra que segundo os responsáveis da Ala dos Livros, é um privilégio publicarem.

Já informaram que não é o "Le Petit Frère" e já há muitos palpites nas redes sociais (nós também já demos os nossos), mas ainda ninguém acertou.

Quais os vossos palpites?


O Corvinho, de Luís Louro, será lançado e apresentado em Lisboa, a 11 de Outubro


Já aqui falámos mais do que uma vez no Corvinho, a novidade de Luís Louro que vem aí, precisamente no ano em que O Corvo celebra 30 anos. A edição será d' A Seita - Bicho Carpinteiro.

Voltamos agora a falar porque a chegada do Corvinho está quase a acontecer e tem data marcada para 11 de Outubro, pelas 18h30 na Sala do Rei, na Estação do Rossio (com apoio da IP - Infraestruturas de Portugal), em Lisboa, ou não fosse este um mini super-herói lisboeta (ou melhor, é um menino que queria ser herói).

As páginas reveladas prometem muita cor e diversão e já estamos a imaginar os mais crescidos, a contarem a história aos mais pequeninos e a rirem para dentro ao encontrar personagens como a Alicinha e a Laurinha... Diz-vos alguma coisa? Eheheheh.





segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Três novidades da Presença Comics

 





A Presença Comics está a lançar três novidades nesta rentrée: o volume 9 da série Solo Leveling, o volume 3 da série O Grão-Mestre do Demonismo e o primeiro volume de O Meu Casamento Feliz, uma série de Anime que já se encontra na Netflix.
Claro que, iremos falar em breve de cada um deles em pormenor.

A nossa leitura de Butterfly Beast (volume 2 temporada 2), de Yuka Nagate - edição A Seita

 


Deste lado confessamos que iniciámos a leitura do segundo volume da segunda temporada da série Butterfly Beast sem grandes expectativas. Não entendam mal, mas achámos que seria mais do mesmo e não víamos por onde a história poderia evoluir. Porém, como gostamos da série, demos uma oportunidade e não é que fomos surpreendidos?

Yuka Nagate deu uma reviravolta na história e adicionou mais um ingrediente, a religião católica, que vai trazer ainda mais violência ao enredo. Intrigas, conspirações e vinganças fazem parte da trama onde Ochō, a “Borboleta”, é a protagonista. Ela vive em Yoshiwara, um bairro fechado e controlado de Tóquio, onde se concentram as casas de prazer e de cortesãs, e os salões de festa e banhos públicos menos reputados da cidade. Aqui ela adotou o nome de Kochō, a “Borboleta”, e é a cortesã mais famosa do bairro. No entanto, na realidade ela é uma caçadora de shinobis errantes (guerreiros que se recusam a desaparecer e a adaptar-se à nova fase de paz que o Japão atravessa). Porém, como já havíamos dito relativamente ao volume anterior, a personagem principal continua a dar sinais da sua fragilidade e está cada vez mais vulnerável e exausta da sua vida dupla. O seu coração está preenchido de dúvidas e o seu estado depressivo e frágil está a impedi-la de concretizar as missões que lhe são entregues.

Esta série de Yuka Nagate continua a encantar-nos pelos belos desenhos a preto e branco, sempre muito harmoniosos em qualquer que seja o tipo de cenas e pela força e resiliência que a Butterfly Beast ainda vai encontrando, apesar de tudo o que tem sofrido.

Para quem nunca pegou na série, fica a saber que a cada prancha o leitor mergulha no Japão de 1635, em pleno período Edo, depois de anos de guerras feudais. Uma época histórica que durou quase 300 anos e que ficou conhecida pelo isolamento do mundo que solidificou a alma japonesa, conhecida até hoje.





domingo, 15 de setembro de 2024

Festa da Ilustração arranca a 5 de Outubro em Setúbal

A Festa da Ilustração, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, celebra este ano o 10.º aniversário, realizando-se entre 5 de Outubro e 24 de Novembro. José Afonso e os 50 anos do 25 de Abril são os temas que inspiram a edição de 2024.

A ilustradora Catarina Sobral é a convidada nacional na edição de 2024, com uma exposição na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, sucedendo a nomes como André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Nuno Saraiva, João Fazenda, André da Loba, Cristina Sampaio, André Letria, Marta Madureira e Madalena Matoso.

Já o uruguaio ca_teter é o convidado estrangeiro, com trabalhos a apresentar no Espaço João Paulo Cotrim da Casa da Cultura, juntamente com Victoria Capdepon e Alejo Schettin, sob a curadoria de André Letria e José Teófilo Duarte.

João Câmara Leme, nascido em 1930 e falecido em 1983, é outro autor em destaque, como ilustrador veterano, homenageado com uma exposição exclusiva de Jorge Silva na Galeria Municipal do 11.

A estes nomes junta-se, entre outros, o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2024, com uma exposição organizada por Raúl Reis na Livraria Culsete.

“A Festa das Imagens”, uma retrospetiva das dez edições da Festa da Ilustração através da lente de vários fotógrafos e com curadoria de Ana Nogueira, estará patente na Casa Bocage.

Já o Museu de Setúbal/Convento de Jesus recebe “A Presença das Formigas”, dedicada à obra gráfica que acompanhou a música homónima de José Afonso, incluindo uma emotiva homenagem a Fausto Bordalo Dias, falecido recentemente, organizada pelo ilustrador e designer José Brandão.

O conjunto de exposições da Festa da Ilustração 2024 inclui também “Ilustrar a Liberdade: A Imprensa da Revolução”, uma mostra com curadoria do Arquivo Ephemera, representado por José Pacheco Pereira e José Teófilo Duarte, que destaca a ilustração como meio de expressão e resistência, patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

À imagem das edições anteriores do evento, a “Ilustração Portuguesa” volta a estar presente, nesta edição com o tema “Canto a Fome de Justiça: José Afonso, Homem e Obra”, nas instalações do espaço A Gráfica.

O programa da Festa da Ilustração 2024 conta ainda com exposições de homenagem a Sebastião de Gama, intituladas “Poética da Educação em Sebastião da Gama”, na Biblioteca Municipal de Setúbal e na Biblioteca de Azeitão.

Além das exposições, a programação reserva um vasto leque de atividades aos fins de semana, na Casa da Cultura, como encontros e debates com ilustradores e outros autores de obras ilustradas, lançamentos e apresentações de publicações ilustradas e visitas guiadas programadas com escolas e outras instituições.




BDs da estante - 599: O Inimigo 1 - As Moscas - edição ASA

 


Uma estranha sucessão de mortes macabras, marcadas pela presença de moscas anda a inquietar a população e as autoridades de uma grande cidade nos dias que correm. Como é possível que, cidadãos aparentemente pacatos, dos que não fazem mal a... uma mosca... sejam tratados desta maneira. Por quê? Por quem? Eis o início de uma série para os amantes do género thriller. "O Inimigo", é da autoria de Thierry Robberecht e Alberto Pagliaro e foi editado em 2015 pela ASA.


sábado, 14 de setembro de 2024

Novidade Casterman: Ginseng Roots, de Craig Thompson

 


Mais um livro na nossa pilha de leitura: Ginseng Roots, do autor americano Craig Thompson, cuja versão francesa acabou de sair pela Casterman.

20 anos depois de Blankets, Craig Thompson conta-nos uma história entre o documentário e a biografia familiar.

Quando crianças, no início da década de 1980, Craig, o seu irmão Phil e sua irmã Sarah trabalhavam todas as férias nos campos de ginseng de Wisconsin, para ajudar os pais a sobreviver. Desta atividade exaustiva, Craig manteve o seu amor pela banda desenhada, com os livros aos quadradinhos comprados com o dinheiro ganho com o suor do seu rosto e os problemas de saúde provavelmente causados ​​pelos pesticidas massivamente usados ​​na agricultura intensiva. Foi enquanto procurava um remédio de medicina alternativa para os seus problemas de hoje que ele começou a investigar esta planta quase milagrosa, o ginseng. Entre o documentário e a biografia familiar, o Centro-Oeste e a China, uma investigação que devoramos com paixão.
















Novidade: Jesuit Joe e outras histórias, de Hugo Pratt - edição Ala dos Livros


O álbum Jesuit Joe e outras histórias, que a Ala dos Livros edita agora em Portugal (a 24 de Setembro), reúne três histórias (que Hugo Pratt denominava como a sua trilogia das religiões): Jesuit Joe, A Macumba do Gringo e A Oeste do Éden.

Sinopse:

Canadá, final do século XIX.

Envergando o uniforme da Real Polícia Montada do Canadá, JESUIT JOE é um índio mestiço obcecado por uma sede de justiça regida por comportamentos bizarros.

Dotado de uma crueldade e de uma (in)sensibilidade fora do comum, Jesuit Joe comete mortes atrozes.

Criado por Hugo Pratt, este personagem complexo surgiu pela primeira vez na revista francesa Pilote em 1980, sendo, nesse mesmo ano, publicado em álbum tanto em França (Dargaud) como em Itália (CEPIM) onde surgiu com o títuloL'uomo del grande nord.

Dirigido por Olivier Austen, e com Peter Tarter no papel principal, Jesuit Joe foi adaptado ao cinema em 1991.

Retomando o tema da loucura, da selvageria ou da fé cega – presente noutras personagens e obras de Pratt – e com um equilíbrio subtil e delicado entre o seu traço e o seu sonho de «desenhar uma história numa só linha» este Jesuit Joeé, sem dúvida, um dos álbuns mais interessantes de Pratt.





sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Novidade: HOOKY, uma das séries de maior sucesso do Webtoon será lançada em Portugal pela Booksmile


A Booksmile irá lançar a 23 de Setembro uma novela gráfica para os mais novos (aconselhada a partir dos 9 anos de idade) intitulada Hooky.

Nascida no Webtoon, a maior plataforma de banda-desenhada digital, Hooky é uma série de aventuras mágicas, com uma estética inspirada na manga japonesa e na cinematografia do Studio Ghibli. E com um enredo perfeito para fãs de Harry Potter. Melhor é impossível.

A catalã Miríam Bonastre Tur é a criadora desta série de estrondoso sucesso, com milhões de leitores em todo o mundo. A Booksmile inicia agora a publicação desta coleção em seis volumes, repletos de humor e acção. O segundo volume chega já a 7 de Outubro.

Sinopse:

Quando Dani e Dorian, gémeos e descendentes da prestigiada linhagem de bruxos Wytte, perdem o autocarro para a escola de magia, embarcam sem saber numa incrível aventura!

Pelo caminho, conhecem muitas pessoas especiais: Nico, um arruaceiro travesso; Monica, uma princesa romântica e antiquada; Mark, um rapaz sombrio e reservado; e o Mestre Pendragon, um mentor muito distraído!

Juntos, vão descobrir que aprender magia, afinal, é para todos!