segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Novidade: A educação física é a nova novela gráfica de Joana Mosi - uma edição da Iguana

 


Joana Mosi, uma das mais reconhecidas autoras da BD nacional contemporânea, estreia-se na Iguana com "A Educação Física", uma novela gráfica sobre uma mulher, escritora, e um retrato de uma geração. Estará disponível a partir de 7 de Outubro.

Com o seu traço inconfundível, Mosi retrata a vida de uma mulher de trinta anos, no seu quotidiano aparentemente simples e ao mesmo tempo universal. No caminho, recupera memórias de adolescência, em especial a forma como a maioria das raparigas se sente quando está num balneário: um espaço que tanto pode ser de amizade e conversas, como um encontro com a intimidade, o desconforto e a vergonha.

Um livro profundo e melancólico sobre perda, amizade e a busca pela felicidade. 

Laura tem um ano para escrever o seu novo livro. Todos os dias da semana tem de ir ao ginásio. A casa dos avós tem de ser esvaziada, arrumada e limpa. Os pratos partidos têm de ir para o lixo. Os alongamentos têm de ser feitos depoisde todos os treinos. A mãe tem de arranjar forma de pendurar o quadro. O livro precisa de ter uma história? O livro precisa de ter um tema. A meio de janeiro já não faz sentido desejar bom Ano Novo. O livro tem de ser escrito e o mundo precisa de mais casas no campo.

No seu estilo típico, neste novo livro Mosi dá-nos mais um “slice of life”.









Boarding Pass, de Ricardo Santo, chegou agora a todo o mercado nacional

 


Boarding Pass, a mais recente obra de Ricardo Santo, foi lançada no Maia BD pel' A Seita, em Maio deste ano, mas chegou agora a todo o mercado e livrarias especializadas.

Ainda não lemos, mas consta que é um dos melhores trabalhos de Ricardo Santo, autor que se fixou em Barcelona há já alguns anos, e que faz dessa cidade o palco desta obra. Uma obra sobre emigrantes forçados a viver longe do seu país natal, mas também sobre especulação imobiliária galopante, despejos, demolição, reconstrução, e ocupação de edifícios. Na verdade, os males e as lutas que todas as cidades mega-turísticas sofrem, quer seja em Espanha, quer em Portugal.

Num antigo bairro industrial em processo de gentrificação, na cidade de Barcelona, imigrantes das mais diversas proveniências vivem, prosperam ou sobrevivem como podem, no meio da especulação imobiliária galopante, dos despejos, da demolição, da reconstrução, e da ocupação de edifícios. Alianças oportunísticas e conflitos de interesses nascem e morrem entre os condomínios de luxo e edifícios de escritórios e hotéis acabados de construir, que convivem paredes meias com a degradação deliberada, a delinquência e o tráfico de droga. 

É neste ambiente que dois jovens cheios de sonhos e com um amor comum à música se conhecem, enquanto procuram um sentido para a sua existência e um lugar onde ficar. 

Neste álbum, o autor explora as vicissitudes da emigração nos meios urbanos europeus, neste caso na cidade que o próprio elegeu para viver. As suas páginas dinâmicas e coloridas ilustram de modo algo irónico, algo humorístico, mas sempre cheias de movimento, as vidas caóticas, tristes, desesperadas, esperançosas, positivas, muitas vezes violentas, daqueles que foram forçados a fazer a sua vida longe da terra natal. Entre o seu habitual traço algo cartunesco, e um tom mais realista que já explorou noutras das suas obras, Boarding Pass dá uma nova voz à vivência contemporânea urbana.











Já inaugurámos a 2.ª Exposição Juvebêdê Autógrafos Desenhados em Montemor-o-Novo

A nossa segunda exposição abriu as portas este sábado, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. Voltamos a mostra 39 incríveis desenhos que os seus 39 incríveis autores nos ofereceram em 2022, quando assinalámos os 27 anos deste nosso projecto. A todos eles o nosso profundo agradecimento.

Agradecemos também à Câmara Municipal de Montemor e à equipa que trabalhou connosco para pôr a exposição de pé e produzir um extraordinário catálogo. Ainda o nosso agradecimento a todos os que estiveram presentes, incluindo o senhor Vereador da Cultura, Henrique Lopes. 

Lembramos que a exposição se encontra aberta ao público até dia 12 de Outubro.













domingo, 29 de setembro de 2024

A nossa leitura de "Mínimos Olímpicos", de Luís Afonso - edição Avenida da Liberdade Editores


Foi neste Verão olímpico que "lemos" este livro de cartoons de Luís Afonso. "Mínimos Olímpicos", foi editado pela Avenida da Liberdade Editores após um desafio da Academia Olímpica de Portugal (AOP) e da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) lançado ao cartoonista, de retratar os Jogos Olímpicos através de cartoons. 

Umas piadas mais bem conseguidas que outras, compõem um livro que brinca sobre várias modalidades olímpicas. Uma abordagem irónica e divertida pelo artista que nos habituou com o seu olhar (e lápis!) certeiro e atento aos vários acontecimentos tanto do desporto, como da cultura e da sociedade.

Neste livro, para além dos cartoons conta ainda a participação de atletas com pequenos apontamentos. As participações são de: João Silva (Triatlo), Diogo Abreu (Ginástica), Cátia Azevedo (Atletismo), Maria Caetano (Equestre), Angélica André (Natação), Pedro Fraga (Remo), Catarina Costa (Judo), Nelson Oliveira (Ciclismo), Marta Onofre (Atletismo), Fernando Pimenta (Canoagem), Patrícia Mamona (Atletismo), José Costa (Vela), João Paulo Azevedo (Tiro com Armas de Caça), Joaquim Videira (Esgrima), Marcos Freitas (Ténis de Mesa) e Liliana Cá (Atletismo).






BDs da estante - 601: Bird #3 - edição VitaminaBD

 


"A Cara" é o tomo 3 e último volume da série "Bird", de Carlos Trillo e Bobillo, editada em Portugal pela VitaminaBD em 2005.

Jobeth, é uma corajosa e sofisticada jovem que se evadiu de um hospital psiquiátrico onde fora internada pela sua família, como forma de lhe tirar a sua herança, assume uma nova identidade – Bird. Bird é uma super-modelo, que devido à tatuagem que tem na sua face e no corpo, é constantemente capa de revista, o que não ajuda ao seu anonimato, e depressa se vê perseguida por assassinos. Mas tudo irá terminar...


sábado, 28 de setembro de 2024

Klimmy, o rapaz azul - um livro de BD sobre as alterações climáticas


São já alguns os projectos de banda desenhada que conseguem ver a luz do dia através do sistema de crowdfunding. 

Foi o caso de "Klimmy, o rapaz azul", que conseguiu angariar os apoios necessários, com a participação de 77 apoiantes e daqui a poucos meses deverá estar concluído.

"Klimmy, o rapaz azul" é um livro de banda desenhada que não é apenas uma narrativa fictícia, mas uma poderosa ferramenta de sensibilização e educação sobre um dos temas mais prementes do nosso tempo: as alterações climáticas.

O impulso para este projeto surgiu de um testemunho pessoal durante uma manifestação em Lisboa, em março de 2019, durante uma greve escolar pelo movimento climático. O comportamento contraditório de alguns jovens manifestantes despertou uma investigação mais profunda sobre a literacia ambiental e a consciência climática. Foi evidente que, apesar do fervoroso apoio à causa, muitos desconheciam as complexidades e interconexões dos problemas ambientais que enfrentamos diariamente.

"Klimmy - O rapaz azul" não apenas ilustra esses desafios, mas também fornece um mergulho profundo em temas como os gases de efeito estufa, a queima de combustíveis fósseis e os incêndios florestais, a propagação de doenças, a poluição dos oceanos, a pegada ecológica, a reavaliação de hábitos diários, a importância da Amazônia para o planeta, a biodiversidade, a importância das árvores, o que está ao nosso alcance para contribuir para um planeta melhor, entre muitos outros temas.

Cada página é uma lição, não apenas em termos de entretenimento, mas também em educação ambiental.

Este livro não se destina apenas a uma audiência específica. É projetado para alcançar leitores de todas as idades, desde crianças curiosas até adultos preocupados. Ao tornar o tema acessível e educativo, estamos confiantes de que podemos catalisar mudanças positivas na mentalidade das pessoas.

Os autores:

Samuel Caldeira e Mena Pitto estão unidos nas suas vidas desde 1986.

Foram ambos profissionais na área do desenho na vertente técnica, mais concretamente no projeto de telecomunicações.

Samuel, apaixonado pela arte cinematográfica e a Banda desenhada, licenciou-se mais tarde em Engenharia Multimédia.

Mena, aficionada pelo desenho à mão livre frequentou alguns ateliers de desenho e pintura com enfoque no restauro.

Atualmente reformados, reuniram alguns dos conhecimentos de uma vida e criaram este livro, abordando um tema de grande importância e infelizmente muito atual, as alterações climáticas. Samuel criou e ilustrou as personagens e estruturou a storyboard. Mena desenvolveu grande parte do texto e colaborou na arte final.




Novidade Manga: Ataque dos Titãs 4 é o outro livro editado pela Distrito Manga

 


Esta série de manga Ataque dos Titãs foi em 2011, o vencedor do Kodansha Manga Award, na categoria de Shonen, para além de ser considerado um Bestseller do New York Times.

Este livro 4 editado pela Distrito Manga é da autoria de Hajime Isayama, um mangaka e escritor japonês. É conhecido por esta série Shingeki no Kyojin (Ataque dos Titãs), que foi publicada em setembro de 2009 na revista mensal Bessatsu Shonen Magazine, da editora japonesa Kodansha.

A série de manga que se tornou uma das mais vendidas de sempre, com mais de 96 milhões de exemplares em circulação e que terminou a série em 2021.

Aqui fica a sinopse, para além da capa e duas imagens do interior.

Uma série interessante de manga a acompanhar.

A sinopse:

O Corpo de Exploração planeia um estratagema arriscado ao usar Eren na sua forma titã para restaurar a Muralha Rose, reclamando território para a humanidade, pela primeira vez num século.
Porém, o autocontrolo de Eren é ainda muito frágil e, quando ele irrompe num ataque de fúria, nem Armin o consegue parar!
Com o futuro da humanidade sobre os seus enormes ombros, será que Eren conseguirá recuperar a razão, ou perder-se-á para sempre?




sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Festival Bang abre hoje as portas e traz vários nomes da Banda Desenhada

 


O Festival Bang acabou de abrir as suas portas e tem um programa recheado de actividades. Quanto à banda desenhada destacamos algumas presenças de peso como Guy Delisle (Pyongyang - Uma viagem à Coreia do Norte; Shenzhen - Uma Viagem à China; Crónicas da Birmânia, todos editados em Portugal pela Devir), Oriol Hernández (Naturezas Mortas - edição da Arte de Autor e A Seita) e Raquel Varela com Robson Vilalba (Utopia, da Bertrand Editora).

Temos muita pena de não conseguir marcar presença, mas amanhã, como sabem, inauguramos a nossa exposição em Montemor-o-novo.






Amanhã é o último dia para verem a exposição WC/BD com trabalhos de Mariana Pita

 


Fragmentos criam mitos é o nome da exposição de Mariana Pita integrada no ciclo Ilustraboom - WC/BD, que abriu a 5 deste mês e encerra amanhã. 
Segundo a artista, um dos seus livros preferidos da infância era um livro em que faltavam várias páginas e em que nenhuma história estava completa. Com esta exposição quis simular esta experiência a partir de fragmentos de bandas desenhadas suas, algumas já publicadas e outras não.
A exposição pode ser vista ainda hoje e amanhã entre as 13h e as 19h, na antiga casa de banho pública, do jardim Camilo Castelo Branco, mesmo junto ao Marquês de Pombal, em Lisboa.