quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Leituras assustadoras para esta noite de Halloween 🎃

Para assinalar o Halloween, que se instalou de armas e bagagens em terras lusas, aqui ficam 10 sugestões de leitura com pitadas de terror e de magia:

A Morte Viva, de Alberto Varanda e Olivier Vatine - Ala dos Livros

Dylan Dog - Trevas Profundas, de Argento, Piani e Roi - A Seita

Frankenstein, de Mary Shelley e George Bess - A Seita

Fábulas das Terras Perdidas, de Rosinsky e Dufaux - Arte de Autor

Sambre (qualquer um dos álbuns), de Yslaire - Arte de Autor

Hooky, de Míriam Bonastre Tur - Booksmile

O fantasma de Anya, de Vera Brosgol - Fábula

Solo Leveling 9 - Presença Comics

Black Magick, de Greg Rucka e Nicola Scott - G. Floy Studio

Gannibal 3, de Masaaki Ninomiya - A Seita













Marvila Comics - uma iniciativa da Kingpin Books e da Dois Corvos - 29 de novembro a 1 de Dezembro


Quem disse que a cerveja e os livros não se misturam? A Dois Corvos e a Kingpin Books juntaram-se e criaram Marvila Comics, um evento que decorrerá de 29 de Novembro a 1 de Dezembro.

A Cerveja alia-se à Banda Desenhada num evento repleto de autores, exposições, conversas, lançamentos exclusivos de cerveja e BD, Black Friday, DJ e muita música ao vivo! Em breve mais detalhes sobre o evento.





 

A nossa leitura de AVA, de Ana Miralles e Emílio Ruiz - edição Ala dos Livros


Que belo livro de Banda Desenhada! AVA, de Ana Miralles e Emílio Ruiz, autores que estiveram no Amadora BD, foi editado recentemente pela Ala dos Livros e retrata 48 horas alucinantes na vida da diva do cinema Ava Gardner, passadas no Rio de Janeiro, em 1954.

Foi um prazer ter estado com os autores e falar com eles depois de termos lido a obra. Tínhamos a dúvida se a história era imaginada ou verídica, mas o argumentista Emílio Ruiz disse-nos que a história é verídica e quando a descobriu, viu que tinha ali uma mina para explorar. Pôs mãos à obra, fez inúmeras pesquisas, consultou jornais e revistas da época, reuniu imensa documentação e lançou-se na escrita deste livro, brilhantemente desenhado por Ana Miralles.

A história é incrível e tem todos os ingredientes que prendem um leitor. Há erotismo, fama, glamour, romance, violência, tristeza, intrigas, política e cenários incríveis, quer de interiores, quer de exteriores. Uma narrativa muito dinâmica e atraente, com desenhos de época muito elegantes, não só da protagonista e restantes personagens, como de tudo o que as envolve.

A par da sua relação pessoal  é evidente a excelente química dos autores Emílio Ruiz e Ana Miralles em termos de trabalho, e a prova é este álbum que confirma mais uma aposta ganha da Ala dos Livros. Será que irá editar as outras obras da dupla que já existem?

Recordamos a sinopse de AVA:

1954. Ava Gardner é uma das maiores estrelas de cinema a nível mundial. O filme “A Condessa Descalça” acaba de estrear e, numa deslocação ao Rio de Janeiro para a sua promoção, a presença da actriz gera um grande interesse por parte do público. No instável contexto político do Brasil dos anos 50, a estrela de cinema é recebida de forma entusiástica, mas vê-se também envolvida em diversas controvérsias e sujeita ao assédio constante da imprensa. São os acontecimentos dessas 48 horas da sua estadia no Rio que os autores seguem para desvendar a personalidade de Ava Gardner, uma mulher dona de uma beleza estonteante que enfrentou todos numa época em que desfrutar da mesma liberdade que um homem era uma verdadeira transgressão.

Ava Gardner é a imagem da mulher fatal e de ícone inacessível. A imprensa concentrou-se na sua vida privada, nos seus romances e num impressionante número de amantes. Criticada pelos seus três casamentos e divórcios, nunca ninguém censurou que os seus três ex-maridos tenham somado 20 casamentos ao longo da vida.

“Ava” é uma visão de uma vida manchada pela violência: a dos homens e do seu desejo de a possuírem que Ana Miralles ilustra segundo o argumento de Emílio Ruiz. Uma mulher fatal, generosa, com grande sentido de humor e, ao mesmo tempo, uma vulnerabilidade que a tornava irresistível. Um retrato íntimo daquela a quem chamaram “a mais bela criatura do mundo”.








quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Novidade: Eduardo Lourenço: Ficção de Si [Intro] foi apresentado no AmadoraBD

 


A edição e o projecto foram apresentados no passado dia 25 de Outubro, no 35º Festival Amadora BD. A edição esteve disponível no stand d’A Seita , mas os 14 exemplares disponibilizados foram insuficientes, pois esgotaram e o azar esteve conosco, pois quando íamos adquirir o nosso exemplar fomos os 15.º... No entanto ainda folheamos algumas páginas e pelo aspecto vale a pena adquiri-lo.

Esperemos que sejam disponibilizados mais, pois esta edição apenas teve 100 exemplares.

Este projecto Celebrar Eduardo Lourenço foi apresentado em 2023, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e anunciou o projecto ‘A Arte ao Encontro de Eduardo Lourenço’, apontando criações em várias disciplinas artísticas, como a literatura, teatro, cinema e dança, e ainda a banda desenhada, inspiradas na personalidade e nos pensamentos daquele que é considerado o último grande pensador português.

Produzido por Edicarte e Longshot, Eduardo Lourenço: Ficção de Si [Intro]  é assinado pelos escritores Diogo Figueira (By Flávio) e Sabrina D. Marques (Os Fotocines), e artistas Daniel Maia (CoBrA: Operação Goa) e Susana Resende (Aurora Boreal em Reflexos Partilhados), assumindo-se como uma ficção não-autorizada que visa realçar a personalidade transgressora do filósofo e da sua obra. Com sentido de actualidade, reconstruindo livremente uma vida de afectos intelectuais e de acérrima defesa de ideais, inspirada pela musa e esposa Annie Salomon, em que se cruza manifestações oníricas e antecipações de vários tempos, esta ficção abre um grito real contra um mundo em colapso.

Com a obra em produção, os editores Ana Faria, em representação da Edicarte, (Memória do Açúcar na Madeira) e Vasco Sequeira (Eduardo Lourenço - O Labirinto da Saudade) publicam esta amostra da BD, complementada por esboços e diário de produção exclusivos, em edição limitada. A produção do projecto pode ser seguida na conta Instagram de Longshot e dos respectivos autores.

Título: Eduardo Lourenço: Ficção de Si [Intro]
Editores: Edicarte/Longshot
Escritores: Diogo Figueira e Sabrina D. Marques
Artistas: Daniel Maia e Susana Resende
Revista BD | 20 páginas | Impressão a Cor
1a Edição: Outubro 2024 | 100 un. | PVP: 3,50€ (No Festival Amadora BD) / 4,00
€  (Pós Festival Amadora BD) 

Depósito Legal: 539092/24

Contacto: info@longshot.com

Exposição À Procura da BD de Abril - até 9 de Novembro, no Porto

 



No ano em que o 25 de Abril fez 50 anos, a Assembleia da República aprovou o Dia Nacional da Banda Desenhada. O que é justo, porque a Banda Desenhada foi, ao longo destes 50 anos de democracia, uma linguagem artística longamente utilizada e empenhada na celebração dessa mesma democracia e dessa data libertadora.

Com este mote, a Bedeteca do Porto e a Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto organizaram uma exposição, que inaugurou precisamente a 18 de Outubro e está aberta até 9 de Novembro, que mostra uma série de publicações onde o 25 de Abril é celebrado ou onde os ventos libertários de Abril de algum modo contaminaram a estética e tematicamente obras e autores.

A exposição "À procura da BD de Abril" está patente na sede da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, na rua Rodrigues Sampaio n.º 140 (Porto) e no dia do encerramento, a 9 de Novembro, pelas 16 horas, decorrerá uma conversa com Pedro Cleto e com os dois argumentistas da obra "A revolução interior - À procura do 25 de Abril", João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos.

A nossa leitura do segundo volume de Jonas Fink - O Livreiro de Praga, de Vittorio Giardino - edição Arte de Autor

 


Mais uma releitura, desta vez a conclusão da história de Jonas Fink, este segundo volume com o título "O Livreiro de Praga".

Depois do "Inimigo do Povo", a história avança 12 anos, e vamos encontrar o protagonista em 1968, já com Jonas na idade adulta, com 29 anos. Gere uma livraria, espaço já conhecido no primeiro volume, tem uma namorada e leva uma vida aparentemente tranquila, num clima de maior liberdade. Porém, as questões políticas que o atormentaram estão de volta, assim como Tatjana, a sua namorada da adolescência.

Os confrontos nas ruas, o perigo que corre e o confronto com a mulher que nunca deixou de amar, vão roubar a tranquilidade a Jonas Fink e roubar-lhe um dos seus grandes amigos.

Não há muito para dizer quando estamos perante um clássico de banda desenhada, como este da autoria de Vittorio Giardino, um nome grande da nona arte. É uma boa história, bem contada, documentada e desenhada, onde se junta o amor, o erotismo num ambiente político e de espionagem. Além do mais uma excelente edição do ponto vista visual.







terça-feira, 29 de outubro de 2024

Novidades: a partir de 14 novembro aí está o tão esperado Monster 3! - edição DEVIR

 


O tão esperado Monster 3 já está disponível em pre-order e à venda nos sítios habituais a partir de 14 de novembro.

Esta série é um dos sucessos editados pela DEVIR da autoria de Naoki Urasawa e que em novembro terá a companhia da também conhecida série One Piece 7 - A Rebelião, além de Tokyo Ghoul: RE 14 e Chainsaw Man 8.

Promete este novembro!

A sinopse de Monster 3

O “Johan”  terá duas personalidades distintas? Não será ele Jekyll-e-Hyde? Tenma pede ao Dr. Gillen, uma autoridade em psicologia criminal, para psicanalisar “Johan”. No entanto, o Dr. Gillen conclui que não foi “Johan” mas Tenma quem cometeu os assassínios em série e tenta atraí-lo para várias armadilhas. Tenma sente-se cada vez mais encurralado! 






Parabéns Astérix! 65 maravilhosos anos!


Faz hoje precisamente 65 anos que Astérix fez a sua primeira aparição na revista Pilote e até aos nossos dias não parou de nos encantar com o seu amigo Obélix e todos os habitantes da celebre aldeia resistente à invasão romana. 

Para celebrar esta data, foram divulgadas muitas surpresas e uma delas é que a dupla de O Lírio Branco, Fabcaro e Didier Conrad, continuará para a 41.ª aventura e esperam-se novidades para breve. 

Para já podem visitar o site oficial dos gauleses porque há descontos especiais em merchandising.



Novidade: Dark Crusade - A Cruzada Negra, uma banda desenhada de Jorge Rodrigues - uma edição de autor


Na zona de autógrafos do Amadora BD estivemos à conversa com Jorge Rodrigues, também conhecido por O Abominável ROD!, onde nos falou desta banda desenhada criada por ele e que é uma edição de autor. Quem estiver interessado em saber como adquirir esta BD portuguesa, pode visitar o site do autor https://rod.pt/

Dark Crusade - A Cruzada Negra, é uma banda desenhada de ficção histórica, repleta de ação, aventura, fantasia e misticismo. A história decorre num mundo sombrio, cheio de mistérios e segredos e decorre num dos períodos-chave da história de Portugal e da Península Ibérica, a reconquista da Península Ibérica aos Mouros.

A sinopse:

A vida de Alexander tomou um rumo sombrio quando ele começou a trabalhar para um feiticeiro chamado Iblis. Pouco se sabe sobre o feiticeiro ou como Alexander começou a servi-lo. Iblis, conhecido por suas práticas nefastas e por consumir almas, tem um controle sinistro sobre Alexander.

O cavaleiro tornou-se o seu carrasco pessoal, encarregado de eliminar outros guerreiros em troca de almas. Almas essas que aumentam o poder do feiticeiro a olhos vistos, poder que este promete usar para se vingar de algo ou alguém que o atraiçoou no passado.

Quando as batalhas se intensificam e a destruição se torna cada vez mais insuportável, Alexander começa a questionar o seu papel no conflito. No meio dessa crise de consciência, ele decide tentar mudar o seu destino e redimir-se pelos seus atos.







segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Novidade: a partir de hoje Guy Delisle está de regresso com "Crónicas de Jerusalém" - edição DEVIR

 


Está disponível a partir de hoje um novo livro de Guy Delisle, um autor de que gostamos muito aqui no JUVEBÊDÊ e que esteve em setembro na 2.ª edição do Festival BANG, em Gaia. 

Com muita tristeza nossa não podemos estar presentes.

Depois de Pyongyang - Uma viagem à Coreia do Norte; Shenzhen - Uma Viagem à China e Crónicas da Birmânia, a DEVIR volta a apostar agora em "Crónicas de Jerusalém".

Crónicas de Jerusalém, de Guy Deslile

Ao acompanhar a esposa numa missão humanitária em Israel, Guy Delisle instala-se em Jerusalém com a família durante um ano. 

Num passeio pelas ruas, à saída de uma igreja, na esplanada do café, o autor explora questões fundamentais da sociedade, mostrando-nos uma cidade imprevista, palco de conflitos e paixões, da forma perspicaz e divertida que já conhecemos. 

Crónicas de Jerusalém recebeu o Prémio para Melhor Álbum  de Banda Desenhada de Angoulême, em 2012. 

Este é um livro de leitura obrigatória!









Novidade: Um dia na vida de um Astronauta, Marte e outras Histórias Espaciais - edição Booksmile


Depois de Um dia na vida de um Pum e Um dia na vida de uma Imperatriz, a Booksmile acaba de editar o terceiro volume desta colecção que apresenta factos curiosos sobre Ciências e História, em formato de novela gráfica carregado de cor e de humor.

Desta vez o tema leva os leitores ao espaço: "Um dia na vida de um Astronauta, Marte e outras Histórias Espaciais. Tal como os dois volumes anteriores, a autoria é de Mike Barfield (texto) e Jess Bradley (ilustrações).

A sinopse:

O que têm uma estrela-cadente, um cocó espacial e uma nuvem mortal em comum? Podes encontrar as suas histórias neste livro! Diverte-te a descobrir e a aprender factos curiosos!

Descola para UM DIA NA VIDA do espaço e das pessoas (e animais!) que o exploraram. Desde bandas desenhadas hilariantes a diários secretos e diagramas detalhados, há imensas coisas fantásticas para descobrires.