domingo, 30 de novembro de 2025

Mais um grande nome da BD que partiu - Frank Pé (1956-2025)



Mais um grande nome da banda desenhada que partiu precocemente. Frank Pé, desenhador belga, faleceu ontem, aos 69 anos.
Parece obra do destino, no dia em que nos preparávamos para iniciar a leitura do segundo volume de "A Fera" (editado recentemente pela' A Seita), soubemos da notícia da sua morte.
Em 2021 tivemos o prazer de estar com o autor no Festival Amadora BD, edição ainda em contexto de Covid, uma vez que as fotografias e vídeos que temos do evento, mostra quase todas as pessoas com máscara. Frank Pé, sempre simpático e disponível, dava autógrafos extraordinários e originais, momentos que recordamos quase como sessões de trabalhos manuais.
Mostramos aqui alguns registos de imagem e podem ver alguns vídeos nas nossas páginas do Instagram e Facebook. Numa das imagens Frank Pé está à conversa com João Miguel Lameiras, durante a apresentação do primeiro volume de A Fera.
Lamentamos muito esta perda para o mundo da BD e os nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.








BDs da estante - 662: Homem-Aranha: Azul, de Jeph Loeb e Tim Sale - edição Devir

 


Peter Parker, após conhecer Gwen Stacy soube logo que queria passar o resto da sua vida com ela... apesar de não saber que seria Stacy a passar o resto da sua curta vida com ele... Esta é mesmo a vida de Peter Parker, sempre com grandes incertezas e surpresas.

Mas para conquistar Stacy, terá de enfrentar um série de inimigos, entre os quais o Abutre e o Rino, além do Duende Verde e a misteriosa personagem que os controla a todos. Este livro é um excelente regresso ao passado, onde os leitores podem recordar  as origens do Homem-Aranha. 

Uma edição da Devir de 2004.

sábado, 29 de novembro de 2025

A nossa leitura do terceiro volume de "Crianças do Mar", de Daisuke Igarashi - edição Devir

 


Cada vez gostamos mais desta série de manga, Crianças do Mar. Concluímos a leitura do terceiro volume (no total são cinco volumes) desta obra de Daisuke Igarashi, editada pela Devir e consideramos muito importante esta parte da história, tendo em conta que consegue aprofundar um pouco mais sobre os mistérios da série, além de que a conexão cósmica e oceânica é cada vez maior.

Nesta terceira parte, e depois do desaparecimento de Sora, nas profundezas do mar, Ruka tem consigo (no seu corpo) o "meteorito" que Sora lhe deixou. Junto com Umi e Anglade, partem rumo ao oceano guiados por esse meteorito, que faz Ruka ter visões do passado não só de Sora e Umi, como também de Jim e Anglade e a faz entender as reais intenções de cada um.

Aos poucos tudo começa a fazer um pouco mais de sentido, através dessas memórias guardadas pelo mar, a que Ruka tem acesso nas suas visões. Nesse regresso ao passado surge uma nova protagonista, uma espécie de médica/curandeira com alguns poderes, que ajuda Ruka e também os leitores a conhecerem as motivações de Anglade e Jim.

Nesta história tão misteriosa como bonita, o facto de Ruka ter agora dentro dela um fragmento do meteoro, intensifica a ligação entre o mar e o cosmos. O mar revela-se quase como um ser vivo, com memória. E começamos a perceber que Sora e Umi são muito mais do que nos pareciam inicialmente. Não são só crianças que nasceram no mundo aquático. Levam-nos para outras dimensões que oscilam entre o misticismo e a ciência. E essa junção entre a natureza e a ciência, entre a responsabilidade ambiental e a mitologia que fazem desta série uma referência no que toca ao género mangá.

A somar a tudo isto temos desenhos incríveis, de uma beleza contemplativa, quase como poesia desenhada em algumas das páginas, que acentua a profundidade emocional da história. O mar, as suas criaturas, as paisagens, tudo nos reporta para um ambiente a tocar o onírico.

O único senão é alguns aspectos demasiado abstratos, que deixa os leitores sem respostas. Mas isso não é totalmente mau, porque é sinal que nos deixa sequiosos dos próximos volumes.






Novidade: Atrahasis, de David Soares e Sónia Oliveira, será lançado esta tarde, no Marvila Comics


 
Este é um dos lançamentos exclusivos que irão acontecer esta tarde no Marvila Comics. Atrahasis, de David Soares e Sónia Oliveira, tem edição da Kingpin Books.

Sinopse:

Sufocante e frenético, Atrahasis é uma observação filosófica e visceral sobre dissolução civilizacional. Reunindo os estilos inconfundíveis de David Soares e Sónia Oliveira, dez anos depois de O Poema Morre (Kingpin Books, 2015), esta é a definitiva alegoria do apocalipse.








sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Novidade DEVIR: One Piece 11 é a última novidade de 2025 e já está em pré-venda

 

One Piece 11 é a última novidade da DEVIR a ser editada em 2025, estando já em pré-venda e disponivel a partir de 16 de Dezembro nos locais habituais.

Assim nada melhor que terminar o ano com a série de sucesso mundial que é One Piece, da autoria de eiichiro Oda.

A história

O que aconteceu em Jaya há 400 anos…? Os complexos sentimentos do grande guerreiro Kalgara
e do mentiroso Noland são revelados. Na Ilha do Céu, Luffy avança para o confronto final com Enel.

Skypiea termina no capítulo 303 deste livro. Segue-se Davy Back Fight  que começa no capítulo 304.

Coleta os volumes 31, 32 e 33.

Mais três sugestões para este fim de semana: Festa da editora Planeta Tangerina, À Conversa com Daniel Maia e Mercado do Contra

Para além do evento Marvila Comics, sobre o qual já falámos hoje, há outros eventos que decorrem amanhã e que importa referir. Portanto, não faltam sugestões. O difícil é escolher.

LISBOA - Festa Planeta Tangerina - Entre as 16h00 e as 19h30 decorre a Festa da editora Planeta Tangerina, na Casa Capitão. Haverá uma conversa com Clara Rowland, autora do novo livro “Fantasmas”. E o resto da tarde será preenchida com: Oficinas livres; Livros (com e sem defeito), posters e prints; Lanche; Exposição de originais de “Fantasmas”, “Olhos abertos, olhos fechados”, e de outra novidade que está aí a chegar, “Contas-me?”

S. DOMINGOS DE RANA - Colóquio "À Conversa com Daniel Maia" - 10.º aniversário da Bedeteca José de Matos-Cruz (Biblioteca Municipal S. Domingos de Rana) - 15h00-16h30
Daniel Maia estreou-se como autor e editor de banda desenhada há 30 anos, altura em que foi distinguido com o Prémio Autor Revelação pela crítica especializada. Iniciava, assim, o seu percurso como criador de arte sequencial em Portugal e internacionalmente, algo que desenvolveu em paralelo com a carreira em publicidade, como ilustrador e artista de storyboard.
A propósito das suas mais recentes produções, "Apparition Metempsychosis", em que desenhou a história de Tom Marvelli para a editora Another Door Comics, e "Cadáver Esquisito!", publicado pela sua editora Arga Warga, que se destaca por ser a maior BD coletiva jamais realizada em Portugal, o autor-editor vai conversar sobre estas duas facetas criativas - o desenho e a edição -, tão diferentes mas complementares, num testemunho que pode inspirar e informar novos talentos com interesses iguais.
Participação gratuita sujeita a inscrição prévia. Mais informações: 214 815 403/4 (chamada para a rede fixa nacional) | dias úteis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

PORTO - 5.ª Edição do Mercado do Contra - Entre as 10h00 e as 19h00 - Evento da Bedeteca do Porto dedicado à edição independente e à auto publicação, com especial enfoque na Banda Desenhada. Nesta edição, a organização reforça a aposta em transformar o mercado num pequeno encontro de celebração, reflexão e partilha em torno da BD contemporânea, dando espaço a autoras, autores, editoras e projetos de todo o país. Ao longo do dia, o público poderá contar com um programa completo de apresentações, conversas e inaugurações, bem como com um mercado repleto de criadores e editoras independentes.
Local: Shopping Center Brasília, Avenida da Boavista, 267











 

Marvila Comics abre hoje as portas e são muitas as presenças confirmadas!

 


A segunda edição do evento Marvila Comics, uma iniciativa da Kingpin e da Dois Corvos, abre hoje as portas ao final da tarde e decorre ao longo deste fim de semana.
Neste evento que mistura cerveja e banda desenhada, são muitas as confirmações de autores presentes e entre várias conversas e apresentações, haverão também dois lançamentos exclusivos: "Atrahasis", de David Soares e Sónia Oliveira (Kingpin Books) e "O progresso da humanidade", de João Sequeira e Rui Cardoso Martins (Polvo).

Vejam aqui o programa completo. O local: Dois Corvos Tap Room de Marvila, Rua Capitão Leitão, 94, em Lisboa.







PROGRAMA

6ª feira, 28 de Novembro

16h00 - Abertura do mercado do livro
22h00 - DJ Set com Jenny Tall


Sábado, 29 de Novembro

Conversas com cerveja

16h00
LANÇAMENTO - Atrahasis: o apocalipse e a dissolução civilizacional
David Soares e Sónia Oliveira
Cerveja: The Big Issue

16h30
O humor, os porcos e os Velhos do Restelo
Mário Freitas e Dário Duarte
Cerveja: Loko Mad

17h00
LANÇAMENTO - O Progresso da Humanidade: que caminho para as adaptações literárias?
João Sequeira e Rui Cardoso Martins
Cerveja: Go Man Go!

17h30
Living Will: o desafio dos formatos e das pequenas tiragens
André Oliveira, Joana Afonso e Pedro Serpa
Cerveja: Weekend

18h00
BD policial, caso raro em Portugal
Osvaldo Medina e Fernando Dordio
Cerveja: Villainare

18h30
Visões narrativas fora da caixa
Beatriz Brajal e Joana Mosi
Cerveja: Hello Nasty

19h00
A Arte para além da BD: um menu de sabores requintados
Filipe Andrade e Mário Freitas
Cerveja: Magnetic Poles

19h30
A determinar

20h00
QUIZ de BD

22h00
Concerto dos MOLOCH


DOMINGO

Conversas com Cerveja

16h00
Umbra: visões editoriais sobre antologias
Filipe Abranches e Rita Alfaiate
Cerveja: Friendos

16h30
Desafios da BD para outsiders
Susana Carvalhinhos e Cláudia Passarinho
Cerveja: Easy Breezy

17h00
Terrea: construções narrativas alternativas
Pedro Moura e Ricardo Cabral
Cerveja: Creature

17h30
O último prédio à beira do fim do mundo
Nuno Duarte e Rita Alfaiate
Cerveja: Nince Inch Snails

18h00
Dimensões editoriais: os grandes grupos vs. as pequenas editoras
Diana Garrido e Mário Freitas
Cerveja: Count To Ten

18h30
O impacto política da BD e do cartoon editorial
André Carrilho e Nuno Saraiva
Cerveja: Dark Mode

19h00
Que ambições depois do salto para o mercado americano?
Daniel Henriques
Jorge Coelho

19h30
A determinar

20h00
Confraternização final

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

A nossa leitura de "Não te esqueças", de Charlie Mackesy - edição Iguana

 


No seguimento do livro anterior, "O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo", junta-se agora neste novo livro de Charlie Mackesy, a tempestade. Da mesma linha de outros livros de ilustração inspiradores, igualmente editados pela Iguana, este "O Menino, a Toupeira, a Raposa, o Cavalo e a Tempestade" é talvez o nosso preferido. 

É verdade que todos eles têm belíssimas ilustrações e textos de uma grande sensibilidade emocional, mas este é ainda mais especial. "Não te esqueças" ensina-nos muito sobre o amor próprio e a importância da nossa auto estima. Ensina a não valorizarmos os fracassos, não sermos tão duros connosco e a reconhecer que errar é humano. Ensina-nos sobre o valor da amizade, de uma palavra amiga no momento certo, de um abraço em silêncio que pode dizer muito.

Não te esqueças é a mensagem central. No meio da tempestade, nunca te esqueças de ti. Este é um livro de rara beleza tanto nas ilustrações como nas mensagens e pode ser lido por várias faixas etárias. Ideal para oferecer a quem está a precisar de apoio, numa fase menos boa da vida. No mundo estranho e louco em que vivemos, precisamos de mais livros assim. Que espalhem amor.




COMIC CON PORTUGAL tem nova identidade visual a partir de hoje

 


A Comic Con Portugal entra hoje numa nova era ao revelar a sua nova identidade visual, desenvolvida pela agência criativa Markabranka. Após uma década de crescimento e inovação, a marca renova-se para responder ao estatuto de maior festival de cultura pop do país e afirmar-se cada vez mais como referência no panorama europeu.

UMA IDENTIDADE PARA O FUTURO, MANTENDO A MESMA ESSÊNCIA 

O novo logótipo apresenta traços geométricos e modernos, fácil de reconhecer em todos os contextos, do digital ao físico. A paleta cromática, baseada nos tons históricos do evento (preto, vermelho e amarelo), mantém a ligação emocional ao ADN da marca. O sistema gráfico permite múltiplas aplicações, preservando consistência, profissionalismo e liberdade criativa. 

O claim "BE YOURSELF", acompanhado de "Be Bold" e "Be Brave", resume o espírito Comic Con Portugal: inclusão, autenticidade e celebração da criatividade de todos, pilares da marca desde o primeiro dia. 

"Este rebranding marca um ponto de viragem estratégico para a Comic Con Portugal. Não estamos a abandonar aquilo que nos torna especiais, a paixão, a inclusão, a criatividade, estamos a amplificá-los. A nova identidade reflete uma marca que mantém os seus princípios fundamentais, reforçando a nossa posição como referência incontestável da cultura pop, preparando-se para um futuro cada vez mais global, digital e diversificado.  

No centro desta identidade vive o nosso compromisso mais profundo: celebrar cada pessoa tal como é. Com o "Be Yourself", a Comic Con Portugal reafirma-se como um espaço onde todos podem viver as suas paixões sem medo, sem filtros e sem pedir licença. 

Esta mensagem dá voz à coragem e à ousadia que move os fãs, os criadores e as comunidades que nos acompanham desde sempre. São afirmações que ecoam a energia do evento e que lembram que, aqui, cada um pode expressar-se livremente, arriscar, sonhar e transformar o impossível em realidade. Porque ser tu mesmo é, e sempre será o maior superpoder." 

Paulo Rocha Cardoso, Diretor Geral, Comic Con Portugal 

MARKABRANKA: ESTRATÉGICA PARA UM REBRANDING CONCEPTUAL 

A Markabranka foi escolhida pela sua abordagem multidisciplinar e experiência em projetos de cultura, entretenimento e lifestyle. Este rebranding resulta de uma pesquisa aprofundada junto dos parceiros, análise de tendências internacionais e testes colaborativos de funcionalidade nos diversos suportes do evento. 

"O objetivo não foi criar uma marca apenas celebratória, mas garantir versatilidade e longevidade. Oferecemos à Comic Con Portugal um sistema vivo e evolutivo, capaz de crescer com a própria comunidade", explica Fábio Alves, diretor criativo da Markabranka.

Aqui ficam algumas imagens.








A nossa leitura de Undertaker vol. 8: O Mundo segundo Oz, de Ralph Meyer e Xavier Dorison - edição Ala dos Livros

 


A série Undertaker, chega ao seu oitavo volume com "O Mundo Segundo Oz" e continuamos a escrever que é das melhores séries do momento dedicadas ao Western, e afirmamos também que este volume talvez seja o melhor da série. 

Apesar de Jonas Crow ser o personagem principal da série, achamos que neste ciclo iniciado no volume anterior (Mister Prairie) o foco principal está numa personagem feminina, exuberante e completamente imprevisível, “Sister” Oz, uma fanática religiosa tão genial como caótica na gestão das suas várias situações que acontecem. E essa mudança do centro de atenções não só funciona, como revitaliza a série e aumenta ainda mais o seu alcance emocional e temático. 

Neste álbum, os autores Ralph Meyer e Xavier Dorison exploram a mente e o passado de Sister Oz, revelando não apenas a origem das suas excentricidades, mas também o que há de trágico e humano por trás do seu humor e das suas reações na vida. Este álbum é um universo de invenções absurdas, planos mirabolantes e de uma lógica própria, em que o leitor é arrastado para esse turbilhão de acontecimentos, onde se misturam o fascínio e desconcerto. É talvez o álbum mais “explosivo” e cinético da série, mas também um dos mais sensíveis. 

Graficamente, este volume é de excelente qualidade e prodígio nas suas cores (Caroline Delabie) e nos planos desenhados, onde Meyer mais uma vez demonstra o porquê de Undertaker ser uma das séries europeias mais elogiadas da actualidade. A expressividade das personagens, especialmente de Sister Oz, tem um destaque à parte, cada olhar, cada movimento, cada exagero facial, reforça o humor e o drama da personagem. O ambiente do Oeste continua magnífico, com enquadramentos cinematográficos, detalhes históricos rigorosos e uma paleta que alterna entre tons poeirentos e explosões de cor literalmente, no caso das invenções da protagonista. 

Também o argumento de Dorison mostra e prova em como está mais maduro, capaz de equilibrar sátira, aventura e emoção. O humor não dilui o impacto dramático, mas pelo contrário, torna o contraste ainda mais eficaz. Quando surge um momento sério, ele está lá e quando é para rir também está. Este oitavo volume também contribui para o desenvolvimento global da série, aprofundando relações e abrindo espaço para novas tensões e possibilidades no futuro. 

Por fim este O Mundo Segundo Oz é um dos volumes mais marcantes e originais desta série Undertaker, se não, como já escrevemos antes, o melhor de todos. Ao apostar numa personagem secundária e transformá-la no centro das atenções, a série mostra coragem e criatividade. É um episódio vibrante, divertido e ao mesmo tempo sensível, que reafirma o estatuto da obra como uma das melhores BD de western contemporâneo e que deixa no final a possibilidade de continuação. 

É por tudo isto um dos melhores álbuns editados em 2025 até ao momento e de obrigatória leitura! 

A edição é da Ala dos Livros





quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Novidade: quarto e último volume da série Macho-Alfa foi editado pel' A Seita


 

Com este quarto volume, ditado pel' A Seita, chegou ao fim a história do Macho-Alfa, criada por Osvaldo Medina (desenhos) e Filipe Duarte Pina (argumento), recentemente falecido.

David é o super-herói Macho-Alfa, a única pessoa com superpoderes em todo o mundo… antes desempregado, sem amigos, e renegado por uma sociedade que sempre se aproveitou dos seus poderes para travar as suas guerras e tratar dos seus problemas mais complicados… está agora mergulhado numa luta pela sua sobrevivência, depois de ser confrontado com a verdade sobre o seu passado e com a sua némesis por fim revelada! Qual terapia, qual reforma, qual apaziguamento, agora é hora de lutar pela sobrevivência, e ninguém quer saber se os super-heróis têm de pagar segurança social! O final brutal, violento, imprevisível e chocante da maior saga de super-herói portuguesa!

Filipe Duarte Pina deixou-nos inesperadamente em Julho deste ano de 2025, de modo brutal, injusto, e trágico. Nunca descurou uma das suas primeiras paixões, a banda desenhada, de que foi um pioneiro em Portugal, e trabalhou neste último volume que concluiu a saga do Macho-Alfa até aos seus últimos dias, deixando-nos com a satisfação, algo triste e amarga também, de ter conseguido completá-lo.

A nossa leitura de "Mafalda - A pequena filósofa", de Quino - edição Iguana


O que haverá mais para dizer sobre Mafalda, a extraordinária personagem criada por Quino? Praticamente nada. E não queremos aqui estar a repetir muito o que já dissemos em livros anteriores. Quando é lançado uma nova edição, com uma compilação de tiras, poderíamos pensar que era mais do mesmo, mas a Mafalda continua a encantar, a divertir-nos e a ensinar-nos tanta coisa, que é impossível não gostar de reler. 

Gostámos particularmente da selecção de tiras deste "Mafalda - A pequena filósofa". É cada uma melhor do que a outra e consideramos que este livro é superior ao anterior "O que é o amor?".

A genialidade de Quino está presente em todas as páginas, com tiras fantásticas, que são já tão antigas, mas que continuam a ser tão actuais. E é aí que reside o génio. Ter conseguido produzir uma obra que é intemporal e que por mais que voltemos a ler, é sempre um enorme prazer.

As reflexões da Mafalda são tão simples quanto desconcertantes, e as verdades que diz sobre o estado do mundo chegam a fazer-nos sentir vergonha enquanto membros da humanidade. Felizmente que nos conseguem divertir ao mesmo tempo, senão entraríamos em depressão.

A edição é da Iguana.



terça-feira, 25 de novembro de 2025

Novidade: Kingdom Hearts vol.1, da Disney, é a outra nova série lançada pela DQ Comics

 


Esta é mais uma série de estreia da DQ Comics (editora Dom Quixote), que se inicia com o número um.

Kingdom Hearts é também uma série da Disney. Eis a sinopse:

Como o escolhido pela Keyblade, Sora parte mais uma vez com os seus amigos, Donald e Pateta, para recuperar os seus poderes perdidos. A primeira paragem — Olimpo!
O Sora espera que o seu velho amigo Hércules possa ter uma solução para ele, mas parece que há problemas a formar-se no topo da montanha. Mal sabe ele que não é o único à procura de algo…

Novidade: O livro As Sementes do Céu, de Mia Couto e Susa Monteiro, é apresentado hoje em Lisboa



É hoje, pelas 18h30, que a obra "Sementes do Céu", livro infantil de Mia Couto, ilustrado por Susa Monteiro, será apresentada no Palácio das Galveias, por António Bagão Félix e com a presença dos autores.

Esta edição da Caminho, é um conto de grande atualidade, narrado com sensibilidade e poesia, que brota do silêncio e da espera pelo momento certo de nascer. Uma história que convida à reflexão sobre a preservação do meio ambiente e ao diálogo entre gerações, assinado por uma dupla de autores de reconhecida qualidade literária e artística, que aqui se reúne pela primeira vez num álbum ilustrado.

Novidade ASA - A Dupla Exposição: Blake e Mortimer em dose dupla nas livrarias a partir de hoje

 


Hoje, 25 de novembro, são editados e ficam disponíveis nas livrarias em dose dupla, dois livros de Blake e Mortimer no mercado nacional: A Ameaça Atlante - T.31 e este, A Dupla Exposição, de James Huth e Sonja Shillito (argumento) e Laurent Durieux (desenho).

Se aqui ontem já destacamos A Ameaça Atlante, ainda não tínhamos falado com mais pormenores de A Dupla Exposição e sobre que o conhecido François Schuiten escreveu:

"A história de Blake e Mortimer que todos deviam ler".

Este é um livro diferente do habitual, em formato italiano com texto e ilustrações num livro de 72 páginas. 

Podem ver aqui as páginas 40 e 41 lado a lado, que assim mostra como será a leitura do livro.

A história

Convidados para a Feira Mundial de 1964, Blake e Mortimer são expostos aos raios de uma máquina infernal que os reduz à escala milimétrica! Presos em um modelo futurista, conseguirão eles salvar a humanidade dos planos maquiavélicos de seus piores inimigos?


Página 40 e 41