domingo, 31 de agosto de 2025

Novidade: O primeiro volume de The Ghost in the Shell, uma série manga cyberpunk, será lançado a 8 de Setembro pela Distrito Manga


De Shirow Masamune, o premiado criador de Appleseed e Dominion, chega The Ghost in the Shell, a manga cyberpunk definitiva que inspirou o filme de animação internacionalmente aclamado. Um conto distópico épico de política, tecnologia e metafísica, The Ghost in the Shell foi aclamado mundialmente como uma obra visionária e incomparável de ficção gráfica.

Num mundo à beira do colapso, a Major Kusanagi Motoko encabeça a Secção 9 da Segurança Pública japonesa. Motoko é uma ciborgue altamente treinada, incumbida de desmantelar uma série de crimes cibernéticos realizados por um hacker conhecido como o Mestre dos Fantoches.

Nesta caça a um criminoso virtual, Shirow Masamune insere no enredo questões existencialistas intemporais e atuais, refletindo se alguém provido de Inteligência Artificial é, de facto, um ser vivo. É esta mistura de ficção científica, ação e temas filosóficos.

BDs da estante - 649: Tintin - Os Charutos do Faraó, de Hergé - edição ASA

 


Esta é a primeira parte da aventura de Tintin que terminará com O Lótus Azul. Tintin está a fazer um cruzeiro com destino ao Extremo Oriente, quando encontra um egiptólogo extravagante que procura a tumba de um faraó. Ao decidir acompanhá-lo é capturado e após várias peripécias chega à Índia, onde desmonta uma organização de traficantes de ópio… Álbum inicialmente publicado a p/b, foi o último a ser colorido, em 1955. Este álbum surgiu 12 anos após a descoberta do túmulo de Tutankhamon. 

sábado, 30 de agosto de 2025

Novidade: a Dom Quixote vai lançar os primeiros dois volumes da série de manga do simpático Stitch da Disney

 



Para os mais pequenos está a chegar (a 9 de Setembro) uma nova série de mangá, de Yumi Tsukirino pelas mãos da Dom Quixote. Nada mais nada menos do que Stitch! A simpática personagem que conhecemos dos filmes de animação. Serão editados em simultâneo os dois primeiros volumes.

Sinopse do volume 1

Tu conheces e adoras as aventuras havaianas do Stitch… por isso, junta-te à tua criatura alienígena preferida enquanto visita uma ilha japonesa perto de Okinawa, onde faz amizade com uma menina chamada Yuna, que é uma craque no karaté. Vem daí, enquanto a Yuna e o Stitch vão pescar, participam num concurso de máscaras e até tentam fazer um bolo! Nunca se sabe em que sarilhos se metem a seguir!

Sinopse do volume 2

Adoraste-o em Lilo & Stitch. Agora, as aventuras do Stitch continuam numa ilha japonesa perto de Okinawa, com a sua nova amiga, Yuna. Junta-te ao Stitch enquanto ele aprende a cortar a relva, tenta fazer de babysitter e esforça-se por se tornar num verdadeiro ninja japonês. As suas travessuras hilariantes são literalmente de outro mundo!

DEVIR vai entrar em Setembro a todo o gás com cinco novidades!

A DEVIR entra em Setembro a todo o gás no que respeita a lançamentos de BD e manga!

O nosso destaque vai para um dos melhores livros editados a preto/branco em nossa opinião, "Silêncio", da autoria de Comès, incluído na Colecção Angoulême, que vê assim o quinto volume editado.

Para além de Silêncio, Batman Grant Morrison vê editado já num curto espaço o volume três, e para continuar regressam novos volumes de três séries: Dragon Ball 4, Frieren 6 e Astra Lost in Space 4.

De referir que todos estes cinco livros estão em pré-venda no site da DEVIR em https://editoradevir.pt/ e estarão disponíveis nos locais habituais a partir de 16 de Setembro.











sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Ponto de Situação – A BD em 2025, por Miguel Cruz

Ponto de Situação – A BD em 2025, por Miguel Cruz

A edição de banda desenhada franco-belga normalmente “acelera” a partir de setembro, também, mas não exclusivamente devido à época de festivais e de prémios editoriais, e também ao Natal. Durante boa parte dos meses de julho e agosto pouco de interessante acontece, sabendo-se que em janeiro há ainda grandes novidades, na preparação do festival de Angoulême.

Nestes próximos meses teremos pela frente o retorno de Max Friedman do autor Vittorio Giardino, o ressurgimento do autor Bryan Talbot, um novo Undertaker, uma nova aventura de Undertaker, uma nova série do grande Dufaux, um novo Airborne 44, um novo Blake e Mortimer com Yves Sete e Peter Van Dongen aos comandos, um novo Contrapaso da Teresa Valero, sei lá que mais…

Enquanto “aquecem os motores”, e sabendo o natural enviesamento das escolhas obviamente pessoais, aqui fica uma lista de 10 BDs de 2025, editadas até meados de agosto. As melhores? Não sei. As de maior sucesso comercial? Não faço ideia. Das que mais apreciei a leitura, certamente. Por ordem alfabética, para não haver dúvidas.

. De Pierre et D’os de Krassinsky, Editado pela Dupuis. Um excelente romance em banda desenhada, um trabalho de grande fôlego e pesquisa, emocionante.

. Electric Miles (T.1 Wilbur) de Fabien Nury e Brüno, editado pela Glénat: já aqui mencionado, é incontornável pela qualidade do desenho, do suspense e da sequência narrativa.

. Filhos de Baba Yaga (Os) de Luis Louro, editado por A Seta/Arte de Autor, uma história terrível, bem contada e um exercício gráfico de grande qualidade.

. Gone With the Wind (T.2) de Pierre Alary, editado pela Rue de Sévres, uma revisita ao bem conhecido romance, uma abordagem pessoal à famosa história, e uma excelente leitura.

. Gorilles du Général (Les) – (T.1 Septembre 59) de Xavier Dorison e Julien Telo, uma interessante narrativa sobre os guarda costas do presidente De Gaulle, com um excelente desenho do espanhol Julien Telo, editado pela Dargaud.

. Jardins Invisibles (Les) de Alfred, uma recolha de histórias biográficas notálgicas e positivas, enternecedoras e profundas. Editado pela Delcourt.

. Plus Loin Qu’Ailleurs, a nova BD de Chabouté, a mesma qualidade de sempre, uma história surpreendente e positiva, sobre umas férias que não correm como planeado, mas que acabam por ter mais valor do que o previsto. Uma edição da Vents D’Ouest.

. Première Dame de Tronchet e J.P Peyraud, admito que um pouco de “guilty pleasure”, mas é uma história tão bem construída e tão divertida do ponto de vista de critica social, com um desenho tão agradável que tinha de aqui constar. Da Glénat.

. Un Père de J.L. Tripp, um autor bem conhecido em Portugal, aqui com uma narrativa muito pessoal, intimista e sensível. Editado pela Casterman.

. Terre Verte (La) de Alain Ayroles e Hervé Tanquerelle, editado pela Delcourt. Uma história macabra de um rei caído em desgraça que vai tentar recriar um reino no meio da neve. Uma imaginação fantástica de um dos autores, um desenho excecional do outro (e umas cores assinaláveis de Isabelle Merlet).







Novidade: "O meu amigo Kim Jong-Un" marca o regresso da autora Keum Suk Gendry-Kim - edição Iguana


Já conhecemos a excelência das obras de Keum Suk Gendry-Kim e por isso tempos grandes expectativas quanto a esta novidade da Iguana, O meu amigo Kim Jong-Un, que chega às livrarias no dia 8 de Setembro. 

O que sabemos realmente sobre o líder da República Popular Democrática da Coreia?

Combinando registos factuais com reflexões pessoais, este impressionante relato ilustrado oferece uma visão aprofundada sobre momentos cruciais da vida de Kim Jong-un e conta a história de um país dividido, transmitindo, nas palavras da autora, «uma mensagem de urgência pela paz».

A sinopse:

Se quisermos saber que tipo de homem pode ser um ditador, temos de analisar atentamente os seus antecedentes, desde a infância até à sua ascensão ao poder, passando pela educação, os seus gostos e passatempos, as relações com professores e colegas, os seus traços de personalidade e os seus pensamentos.

Para este novo livro documental, a multipremiada autora Keum Suk Gendry-Kim entrevistou diversas personalidades, incluindo jornalistas, amigos estrangeiros do período em que Kim Jong-un viveu na Europa, desertores norte-coreanos e até o ex-presidente sul-coreano Moon Jae-in, que conheceu Kim Jong-un pessoalmente.










quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Novidade DEVIR: o segundo volume de Batman Grant Morrison já está disponível a partir de hoje

 


Está de regresso e disponível a partir de hoje a série "Batman Grant Morrison" com o segundo volume.

Este volume contém Three Ghosts of Batman, onde três misteriosos sósias de Batman desafiam a sua sanidade mental, inclui também o prelúdio de The Ressurection of Ras's Al Ghul, um dos vilões mais carismáticos e complexos do universo de Batman.

Coleta BATMAN #664, #665 e #667 a #671, com a participação de artistas como Andy Kubert, J.H. Williams II e Tony S. Daniel reconhecidos pela sua criatividade na caracterização gráfica do Cavaleiro das Trevas. 

Aqui ficam algumas páginas, numa edição da DEVIR.





Pré-Novidade: a 21 de Novembro sairá o 31.º álbum da série "Blake e Mortimer - La Menace Atlante"

 


Boas notícias para os fãs de Blake e Mortimer. Para o público francófono já foi anunciada a publicação, a 21 de Novembro de uma nova aventura "La Menace Atlante", da responsabilidade de Yves Sente e Peter van Dongen.

Uma narrativa que de alguma forma se relaciona com a actualidade: os complôs políticos de "O Enigma da Atlântida", dão lugar às problemáticas referentes a uma crise energética sem precedentes no coração da cidade mítica.

Este será o 31.º volume da série criada por Edgar P. Jacobs e esperamos que pela mesma altura saia também em Portugal pelas mãos da ASA.


Novidade: Manda msg quando chegares, o livro de estreia da autora portuguesa R.G.B. chega a 8 de Setembro


 

Aguardamos com expectativa esta novidade da Iguana. Primeiro porque é a estreia da autora portuguesa R.G.B. e segundo pelo tema e pelos teasers publicados pela editora nas redes sociais. Manda msg quando chegares é uma ode gráfica às mulheres e aos abusos que sofrem todos os dias desde crianças. Chega às livrarias a 8 de setembro.

A sinopse:

Todas as histórias deste livro são verdadeiras. Aconteceram a pessoas reais, num tempo não muito distante. Pedir a uma mulher que mande mensagem quando chegar é pedir-lhe que se proteja, que esteja sempre atenta, que olhe bem à sua volta e que leve o telemóvel na mão enquanto finge que fala com alguém. É dizer que caminhe no meio da estrada e não junto aos prédios. É assegurar que estamos aqui.

Este é um grito de revolta, uma constatação, uma exposição de medos, preconceitos e avisos. Uma coletânea de episódios de todas nós e os retratos daquilo que as mulheres não podem fazer porque não fica bem, porque é provocante, porque se põem a jeito.

A luta continua.

R.G.B reuniu uma série de histórias reais de abusos e assédios e transformou-os em arte. Não para as embelezar, mas para as contar de forma a que todos ouvissem. Entre ela própria, amigas e colegas, as histórias foram tantas que não seria possível contá-las a todas.

Neste livro estão alguns desses acontecimentos, intercalados com pequenas ilustrações daqueles atos e liberdades corriqueiras que um homem não perderia um segundo a pensar nelas. Mas uma mulher pensa uma e duas vezes antes de andar de táxi à noite, sozinha; pensa se deverá comer aquele Calipo já ou esperar até chegar a casa; lamenta o autocarro cheio onde terá de aguentar um homem encostado a si; ouvirá, sem ripostar, a piadinha do médico ginecologista ou do patrão.

Sobre a autora:

R.G.B. é artista visual e mãe. Este é o seu primeiro livro, que é também um protesto, um atestado de sororidade e um grito de revolta. 










quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Pré-Novidade: a 24 de Novembro chega o 20.º volume de "O Diário de um Banana"!


 

Como manda a tradição, chega sempre um novo volume de "O Diário de um Banana" mais ou menos um mês antes do Natal. Este ano chegará a 24 de Novembro.

Desta vez é o 20.º volume e o título é muito apropriado: Festa de Arromba!

A editora Booksmile já partilhou a capa, desta obra de Jeff Kinney, que transborda de alegria.

Novidade DEVIR: O Caderno Azul | Depois da Chuva é o quarto livro da série dedicada à Colecção Angoulême e sai a 28 de Agosto

 


Esta é outra das oito novidades que a DEVIR nos apresenta neste mês de Agosto (disponíveis a partir de 28 de Agosto) e que começámos a destacar desde ontem com Crianças do Mar - vol. 3.

Este destaque individual é uma excelente publicação intitulado "O Caderno Azul | Depois da Chuva", da autoria dum grande autor já desaparecido, André Juillard (1948-2024) e que recebeu o Prémio para melhor álbum do Festival de Angoulême do ano de 1995.

A história 

Louise sai do banho nua e, sem se aperceber, é vista pela janela por Armand, que a observa de dentro de uma carruagem de metro parada. Inicia-se, assim, um jogo de sedução entre dois estranhos, apesar de Louise não parecer imediatamente convencida. O romance desenrola-se na cidade de Paris, cuja arquitetura e principais ruas são representadas de forma clara e sensível.

O Caderno Azul é complementado com "Depois da Chuva", uma outra história inesperada e envolvente de amor e mistério, que nos absorve até às páginas finais deste livro. 





terça-feira, 26 de agosto de 2025

Novidade DEVIR: a 28 de Agosto fica disponível o volume 3 da série "Crianças do Mar"



Começamos a escrever sobre as novidades que a DEVIR vai disponibilizar a partir de 28 de Agosto e que seguimos aqui no Juvebêdê com mais atenção.

Esta série de manga "Crianças do Mar", da autoria de Daisuke Igarashi, vê agora editada o volume 3, sendo em nossa opinião uma excelente série e que aqui recordamos a sua história.

Tudo se passa numa pequena cidade do Japão, onde vive Ruka, uma jovem de 14 anos filha de pais separados, que tem alguma dificuldade em encontrar o seu lugar no mundo. O seu pai trabalha no Oceanário e é ali, durante as férias de verão, que conhece dois irmãos misteriosos ligados ao mar de formas que desafiam a compreensão humana. As crianças Umi e Sora foram criadas por dugongos, mamíferos marinhos em vias de extinção. Criados dentro de água, estes dois estão mais à vontade na água do que em terra e constituem um mistério para os investigadores. 

Aqui fica a sinopse deste volume 3 desta excelente série de manga.

Sora desapareceu nas águas escuras do mar. Ruka, que testemunhou a cena, guarda o “meteorito” no seu corpo. Ela, Umi e Anglade partem em direção ao oceano, guiados por esse meteorito. A rapariga vê o passado de Umi e Sora, Jim e Anglade. Aos poucos, as intenções de cada um vão sendo reveladas, assim como as belas e terríveis memórias guardadas pelo mar. Tudo começa a fazer sentido, e a história embarca numa grande onda.