quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Novidade: Peças, uma obra de Victor L. Pinel é a novidade de Agosto apresentada pela Ala dos Livros

 


Peças é uma novidade da Ala dos Livros, da autoria de Victor L. Pinel, cujo desenho já conhecemos de outra obra editada pela mesma editora, "O Mergulho". 

Esta obra que agora é editada em Portugal, "Peças", foi referenciada em 2023 pelo Miguel Cruz, como um livro de referência e que podem ver em: JUVEBÊDÊ: Opinião: As 10 BD’s de 2023 a ter em atenção, por Miguel Cruz

A sinopse:

«A vida é como um jogo de xadrez. Fácil de aprender, divertido de jogar, difícil de ganhar… impossível de controlar!»

As portas de um eléctrico abrem-se e um jovem vislumbra uma mulher que nunca mais voltará a ver, mas pela qual se apaixona. É este o ponto de ponto de partida desta obra em que os protagonistas, todos com relações pessoais falhadas, são como peças num jogo de xadrez. Os peões perguntam-se se não estará na altura de sacrificar uma peça para continuarem a avançar. Os bispos cruzam-se sem nunca se encontrarem verdadeiramente. O cavalo, livre, capaz de saltar por cima das outras peças, mas vulnerável porque, por mais esquivo que seja, um cavalo pode ser apanhado por um simples peão. Todos avançam, confrontam-se, movimentam-se nas suas vidas como num tabuleiro de xadrez. Estão todos ligados sem o saberem e prestes a jogarem um jogo que irá mudar as suas vidas.

Sobre o autor: Victor L. Pinel

Originário de Madrid, nascido em 1988, este jovem desenhador apaixonou-se desde muito cedo pela banda desenhada, tendo efectuado os seus estudos na l’ESDIP de Madrid onde obteve uma formação artística.

Os seus primeiros projectos profissionais orientam-no rapidamente para encomendas de trabalhos para obras dirigidas a um público juvenil, mas também para o cinema de animação como storyboarder e colorista.

Trabalha desde 20212 como professor na ESDIP e no estúdio de animação que lhe é associado. Dirigiu as curtametragens «Closed» (2014) e «I wish…» (que foi nomeado para os prémios Goya em 2019).

Em 2016 publica «Les Petites marées-rose», terceira história da colecção criada por Séverine Vidal na editora “Les Enfants Rouges”. O seu estilo simultaneamente delicado e apurado tem várias influências que vão de Takehiko Inoue (Slam Dunk) a Frederik Peeters (Aâma).

Em 2020 ingressa no catálogo da Bamboo/Grand Angle com a obra «Puisqu’il faut des hommes», que conta com argumento de Philippe Pelaez.





Sem comentários:

Enviar um comentário