segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Três novidades da Presença Comics

 





A Presença Comics está a lançar três novidades nesta rentrée: o volume 9 da série Solo Leveling, o volume 3 da série O Grão-Mestre do Demonismo e o primeiro volume de O Meu Casamento Feliz, uma série de Anime que já se encontra na Netflix.
Claro que, iremos falar em breve de cada um deles em pormenor.

A nossa leitura de Butterfly Beast (volume 2 temporada 2), de Yuka Nagate - edição A Seita

 


Deste lado confessamos que iniciámos a leitura do segundo volume da segunda temporada da série Butterfly Beast sem grandes expectativas. Não entendam mal, mas achámos que seria mais do mesmo e não víamos por onde a história poderia evoluir. Porém, como gostamos da série, demos uma oportunidade e não é que fomos surpreendidos?

Yuka Nagate deu uma reviravolta na história e adicionou mais um ingrediente, a religião católica, que vai trazer ainda mais violência ao enredo. Intrigas, conspirações e vinganças fazem parte da trama onde Ochō, a “Borboleta”, é a protagonista. Ela vive em Yoshiwara, um bairro fechado e controlado de Tóquio, onde se concentram as casas de prazer e de cortesãs, e os salões de festa e banhos públicos menos reputados da cidade. Aqui ela adotou o nome de Kochō, a “Borboleta”, e é a cortesã mais famosa do bairro. No entanto, na realidade ela é uma caçadora de shinobis errantes (guerreiros que se recusam a desaparecer e a adaptar-se à nova fase de paz que o Japão atravessa). Porém, como já havíamos dito relativamente ao volume anterior, a personagem principal continua a dar sinais da sua fragilidade e está cada vez mais vulnerável e exausta da sua vida dupla. O seu coração está preenchido de dúvidas e o seu estado depressivo e frágil está a impedi-la de concretizar as missões que lhe são entregues.

Esta série de Yuka Nagate continua a encantar-nos pelos belos desenhos a preto e branco, sempre muito harmoniosos em qualquer que seja o tipo de cenas e pela força e resiliência que a Butterfly Beast ainda vai encontrando, apesar de tudo o que tem sofrido.

Para quem nunca pegou na série, fica a saber que a cada prancha o leitor mergulha no Japão de 1635, em pleno período Edo, depois de anos de guerras feudais. Uma época histórica que durou quase 300 anos e que ficou conhecida pelo isolamento do mundo que solidificou a alma japonesa, conhecida até hoje.





domingo, 15 de setembro de 2024

Festa da Ilustração arranca a 5 de Outubro em Setúbal

A Festa da Ilustração, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, celebra este ano o 10.º aniversário, realizando-se entre 5 de Outubro e 24 de Novembro. José Afonso e os 50 anos do 25 de Abril são os temas que inspiram a edição de 2024.

A ilustradora Catarina Sobral é a convidada nacional na edição de 2024, com uma exposição na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, sucedendo a nomes como André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Nuno Saraiva, João Fazenda, André da Loba, Cristina Sampaio, André Letria, Marta Madureira e Madalena Matoso.

Já o uruguaio ca_teter é o convidado estrangeiro, com trabalhos a apresentar no Espaço João Paulo Cotrim da Casa da Cultura, juntamente com Victoria Capdepon e Alejo Schettin, sob a curadoria de André Letria e José Teófilo Duarte.

João Câmara Leme, nascido em 1930 e falecido em 1983, é outro autor em destaque, como ilustrador veterano, homenageado com uma exposição exclusiva de Jorge Silva na Galeria Municipal do 11.

A estes nomes junta-se, entre outros, o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2024, com uma exposição organizada por Raúl Reis na Livraria Culsete.

“A Festa das Imagens”, uma retrospetiva das dez edições da Festa da Ilustração através da lente de vários fotógrafos e com curadoria de Ana Nogueira, estará patente na Casa Bocage.

Já o Museu de Setúbal/Convento de Jesus recebe “A Presença das Formigas”, dedicada à obra gráfica que acompanhou a música homónima de José Afonso, incluindo uma emotiva homenagem a Fausto Bordalo Dias, falecido recentemente, organizada pelo ilustrador e designer José Brandão.

O conjunto de exposições da Festa da Ilustração 2024 inclui também “Ilustrar a Liberdade: A Imprensa da Revolução”, uma mostra com curadoria do Arquivo Ephemera, representado por José Pacheco Pereira e José Teófilo Duarte, que destaca a ilustração como meio de expressão e resistência, patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

À imagem das edições anteriores do evento, a “Ilustração Portuguesa” volta a estar presente, nesta edição com o tema “Canto a Fome de Justiça: José Afonso, Homem e Obra”, nas instalações do espaço A Gráfica.

O programa da Festa da Ilustração 2024 conta ainda com exposições de homenagem a Sebastião de Gama, intituladas “Poética da Educação em Sebastião da Gama”, na Biblioteca Municipal de Setúbal e na Biblioteca de Azeitão.

Além das exposições, a programação reserva um vasto leque de atividades aos fins de semana, na Casa da Cultura, como encontros e debates com ilustradores e outros autores de obras ilustradas, lançamentos e apresentações de publicações ilustradas e visitas guiadas programadas com escolas e outras instituições.




BDs da estante - 599: O Inimigo 1 - As Moscas - edição ASA

 


Uma estranha sucessão de mortes macabras, marcadas pela presença de moscas anda a inquietar a população e as autoridades de uma grande cidade nos dias que correm. Como é possível que, cidadãos aparentemente pacatos, dos que não fazem mal a... uma mosca... sejam tratados desta maneira. Por quê? Por quem? Eis o início de uma série para os amantes do género thriller. "O Inimigo", é da autoria de Thierry Robberecht e Alberto Pagliaro e foi editado em 2015 pela ASA.


sábado, 14 de setembro de 2024

Novidade Casterman: Ginseng Roots, de Craig Thompson

 


Mais um livro na nossa pilha de leitura: Ginseng Roots, do autor americano Craig Thompson, cuja versão francesa acabou de sair pela Casterman.

20 anos depois de Blankets, Craig Thompson conta-nos uma história entre o documentário e a biografia familiar.

Quando crianças, no início da década de 1980, Craig, o seu irmão Phil e sua irmã Sarah trabalhavam todas as férias nos campos de ginseng de Wisconsin, para ajudar os pais a sobreviver. Desta atividade exaustiva, Craig manteve o seu amor pela banda desenhada, com os livros aos quadradinhos comprados com o dinheiro ganho com o suor do seu rosto e os problemas de saúde provavelmente causados ​​pelos pesticidas massivamente usados ​​na agricultura intensiva. Foi enquanto procurava um remédio de medicina alternativa para os seus problemas de hoje que ele começou a investigar esta planta quase milagrosa, o ginseng. Entre o documentário e a biografia familiar, o Centro-Oeste e a China, uma investigação que devoramos com paixão.
















Novidade: Jesuit Joe e outras histórias, de Hugo Pratt - edição Ala dos Livros


O álbum Jesuit Joe e outras histórias, que a Ala dos Livros edita agora em Portugal (a 24 de Setembro), reúne três histórias (que Hugo Pratt denominava como a sua trilogia das religiões): Jesuit Joe, A Macumba do Gringo e A Oeste do Éden.

Sinopse:

Canadá, final do século XIX.

Envergando o uniforme da Real Polícia Montada do Canadá, JESUIT JOE é um índio mestiço obcecado por uma sede de justiça regida por comportamentos bizarros.

Dotado de uma crueldade e de uma (in)sensibilidade fora do comum, Jesuit Joe comete mortes atrozes.

Criado por Hugo Pratt, este personagem complexo surgiu pela primeira vez na revista francesa Pilote em 1980, sendo, nesse mesmo ano, publicado em álbum tanto em França (Dargaud) como em Itália (CEPIM) onde surgiu com o títuloL'uomo del grande nord.

Dirigido por Olivier Austen, e com Peter Tarter no papel principal, Jesuit Joe foi adaptado ao cinema em 1991.

Retomando o tema da loucura, da selvageria ou da fé cega – presente noutras personagens e obras de Pratt – e com um equilíbrio subtil e delicado entre o seu traço e o seu sonho de «desenhar uma história numa só linha» este Jesuit Joeé, sem dúvida, um dos álbuns mais interessantes de Pratt.





sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Novidade: HOOKY, uma das séries de maior sucesso do Webtoon será lançada em Portugal pela Booksmile


A Booksmile irá lançar a 23 de Setembro uma novela gráfica para os mais novos (aconselhada a partir dos 9 anos de idade) intitulada Hooky.

Nascida no Webtoon, a maior plataforma de banda-desenhada digital, Hooky é uma série de aventuras mágicas, com uma estética inspirada na manga japonesa e na cinematografia do Studio Ghibli. E com um enredo perfeito para fãs de Harry Potter. Melhor é impossível.

A catalã Miríam Bonastre Tur é a criadora desta série de estrondoso sucesso, com milhões de leitores em todo o mundo. A Booksmile inicia agora a publicação desta coleção em seis volumes, repletos de humor e acção. O segundo volume chega já a 7 de Outubro.

Sinopse:

Quando Dani e Dorian, gémeos e descendentes da prestigiada linhagem de bruxos Wytte, perdem o autocarro para a escola de magia, embarcam sem saber numa incrível aventura!

Pelo caminho, conhecem muitas pessoas especiais: Nico, um arruaceiro travesso; Monica, uma princesa romântica e antiquada; Mark, um rapaz sombrio e reservado; e o Mestre Pendragon, um mentor muito distraído!

Juntos, vão descobrir que aprender magia, afinal, é para todos!







Novidade: Redflower - a nova série de manga da ASA


Da autoria de Loui, Redflower é a nova série de manga editada pela ASA. O Jovem Galo e o Sol é o título deste primeiro volume.

A sinopse:

“Ser um homem é ser responsável pelos seus atos.”

Kéli tem um só sonho: passar a prova do Katafali para se tornar um homem aos olhos da tribo.

Só que o jovem rapaz tem dificuldade em integrar a filosofia pacífica do seu povo, e a sua impaciência atrai a cólera do pai, o rei.

É então que Anansi, o feiticeiro, tem uma visão apocalíptica: a aldeia vai ser invadida por estranhos dotados de um poder tão misterioso como mortal!

Projetado num conflito que o ultrapassa e vendo-se entre violência, vingança e magia, Kéli vai descobrir que tornar-se um adulto é mais do que saber usar os punhos para lutar!






quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Novidade: Os Mistérios, a obra que marca o regresso de Bill Watterson será lançada pela Gradiva

 



Este livro marca o regresso de Bill Watterson, quase 30 anos depois de se ter afastado dos holofotes e abandonado a sua série de tiras cómicas Calvin & Hobbes. "Os Mistérios" encontra-se em pré-venda até 23 de Setembro, na Gradiva BD.

Bill Watterson e o cartoonista John Kascht trabalharam juntos durante vários anos na criação das ilustrações de Os Mistérios. Abandonando os seus habituais métodos de trabalho, inventaram imagens que jamais conseguiriam antecipar - um processo misterioso por direito próprio que agora chega às mãos dos leitores numa obra-prima.

A história desta fábula para adultos da autoria de Bill Watterson decorre num reino antigo assolado por calamidades inexplicáveis. Na esperança de pôr fim ao tormento, o rei incumbe os seus cavaleiros de descobrirem o que está na origem daqueles misteriosos acontecimentos. Anos mais tarde, apenas um deles, exausto, regressa…



Vêm aí mais duas novidades da Ala dos Livros

A Ala dos Livros prepara-se para lançar mais duas novidades a 24 de Setembro: "Jesuit Joe e outras histórias - Obras de Pratt", de Hugo Pratt e "7 Senhoras", uma nova edição aumentada da obra premiada de Margarida Madeira.

Iremos em breve falar com maior detalhe sobre cada uma das obras.




quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Perigo no Céu é o título do terceiro volume de Tanguy e Laverdure, disponível hoje nas bancas



A colecção Tanguy e Laverdure (de Albert Uderzo e Jean-Michel Charlier), da ASA/Público, tem a partir de hoje mais um título disponível nas bancas: "Perigo no Céu".

A sinopse:
Depois de Marrocos, Tanguy e Laverdure são colocados na 10ª Esquadrilha de Creil, em território francês. Após uma entrada em falso, devido às confusões provocadas pelo segundo, os dois pilotos iniciam os seus treinos no avião supersónico Super Mystère B2, acumulando horas de voo e obtendo finalmente o brevet de pilotos de caça. Entretanto, os testes ultra-secretos com um novo e revolucionário modelo de avião de descolagem vertical numa base próxima suscitam o interesse de uma potência estrangeira, o que obrigará os dois pilotos, juntamente com os seus novos companheiros, a uma delicada missão de vigilância para fazerem gorar a intenção dos espiões de fotografar o protótipo.



Novidade: ASA acaba de editar o quarto volume de Ideiafix e os Irredutíveis

 


"Os Irredutíveis vão ao Circo" é o título deste quarto volume da série "Ideiafix e os Irredutíveis" e também da primeira história. Como os álbuns anteriores, também editados pela ASA, este é composto por três histórias, que são as seguintes e com as participações de vários argumentistas e desenhadores:

- Os Irredutíveis vão ao Circo - Yves Coulon (textos) e Philippe Fenech (desenhos)
- Ideiafix e a Sopa à Romana - Simon Lecocq (textos) e Rudy (desenhos)
- Menires do Céu - Cédric Bacconnier (textos) e David Étien (desenhos)

Estamos no ano 52 antes de Cristo. Toda a Lutécia está ocupada pelos Romanos... Toda a Lutécia? Não! Um pequeno grupo de irredutíveis animais lutecianos, liderados por Ideiafix, resiste ainda e sempre ao invasor. E a vida não é nada fácil para o general Labieno e a corja de cães que tentam romanizar Lutécia...

Em Lutécia sê luteciano, por Canitatis!






terça-feira, 10 de setembro de 2024

A opinião de Miguel Cruz sobre "Inspecteur Balto: Manufrance, Bichons et Camgirls", de Ducoudray e Geffroy e "Where the Body Was", de Brubaker e Philips

 


Inspecteur Balto: Manufrance, Bichons et Camgirls

Esta BD fez já um ano desde que foi editada e foi já lida há uns meses, mas outras publicações levaram a que ficasse sempre preterida nos comentários aqui. Injustamente.

Balto, ao contrário do título, já não é inspetor, uma vez que se reformou, e reconverteu-se em detetive privado. Naturalmente, é um polícia com métodos tradicionais (e frequentemente pouco ortodoxos), sendo que o facto de não estar habituado à internet e não gostar de telefones portáteis (quanto mais de smartphones!) não o perturba muito na generalidade de inquéritos com que tem de lidar. Mas o inquérito que lhe vai surgir desde as primeiras páginas desta BD envolve o desaparecimento de uma camgirl, ou seja, a desaparecida realizava performances de cariz sexual online.

Felizmente o nosso detetive-ex-inspetor é bastante desenrascado, para além de manter alguns contactos que o ajudam. Assim, apesar de alguma dificuldade em avaliar como abordar o inquérito que lhe é apresentado (no bar que lhe serve de escritório) por duas amigas da desaparecida, rapidamente consegue estabelecer uma linha de ação. O inquérito não é fácil, efetivamente, uma vez que isto de procurar pessoas a partir de nomes artísticos tem que se lhe diga!

O caráter antiquado de Balto, a revelação gradual da sua história pessoal, a forma como se relaciona com outras personagens, a sua desadequação nalguns contextos, a convicção com que ultrapassa obstáculos, tudo isto traz novidade a um tratamento clássico de uma história de detetives mais ou menos clássica, mas muito bem imaginada e realizada.

A leitura é agradável, envolvente, as personagens credíveis e de caráter forte, o desenho semi-realista de Damien Geoffroy é cuidado, e tem o condão de dar profundidade a toda a história, bem como de nos transportar para dentro da página.

Sejamos claros: eu não gosto do personagem, tal como caracterizado por Aurélien Ducoudray, e cada revelação sobre a sua vida passada aumenta o meu afastamento. Mas Balto tem carisma, e leva o inquérito “a direito”.

Editado pela Bamboo, não é a novidade do ano… mas vale a pena a leitura.




Where the Body Was

Ed Brubaker e Sean Phillips têm sido uma dupla ganhadora no universo comics, sendo que a edição em português de Criminal ilustra tal facto à perfeição. Ed Brubaker é um mestre na elaboração de imaginativas histórias policiais e Sean Phillips é o seu parceiro ideal “no crime”, com um belíssimo, duro e expressivo desenho.

Where the body Was caiu nas livrarias no início do ano, mas eu só dei pelo corpo do delito muito recentemente, e só mais recentemente ainda chegou ao topo da minha lista de leituras, que isto o tempo não chega para tudo, como se costuma dizer.

Neste comics, a quantidade de personagens de relevo para a investigação do crime é grande – são (mais ou menos) nove - o que permite aos autores (e aos leitores e leitoras) deleitar-se com as páginas dedicadas à análise e exploração dos aspetos relevantes dos antecedentes de várias delas.

Aliás, logo no início são apresentados os retratos dos protagonistas: Desde Tommy Brandt, delinquente juvenil a Jack Foster, detetive privado, passando por Mrs Wilson, a bisbilhoteira local, Lila Nguyen, a miúda dos patins ou o Dr. Ted Melville, psiquiatra dedicado. Para não falar no polícia que só quer que não o “chateiem”. Atenção, são meros exemplos, nada de spoilers. Nas páginas iniciais é ainda apresentado um mapa com a localização de locais de interesse (incluindo o seven/eleven e a pensão, atualmente habitada por drogados) e casa de cada personagem, bem como o local onde foi encontrado o corpo que dá título à obra.

Tudo tem início em finais de junho de 1984, algures na California, tudo se desenrola nos subúrbios de uma desconhecida cidade, e as personagens fazem a sua vida normal – que Brubaker se encarrega de enredar, num interessante exercício de integração de vidas.

O centro da narrativa não é o crime que se verifica na Pelican Road, mas sim o percurso de investigação e a perspetiva de cada personagem sobre os acontecimentos. Porque muitas páginas são, efetivamente, o ponto de vista de diferentes personagens, que vêm a sua vida cruzar-se com a dos outros, numa crítica social e análise de estilos de vida que assume particular relevância. É que a leitura de cada um não é independente da sua experiência de vida e de acontecimentos pessoais, nem é imutável.

Enfim, e pelo meio temos, de facto, o trabalho de descoberta de quem cometeu o crime. 

Interessante, envolvente, curioso, inteligente. Um comic diferente dos anteriores Criminal, Sleeper, Pulp, Reckless, Kill or be Killed…



Marvel Zombies e o quinto volume de Reckless são as duas novidades da G. Floy

A G. Floy tem duas novidades com data de saída marcada para 18 de Setembro: o volume 5 de Reckless, com o título "Afunda-te comigo" e "Marvel Zombies", integrado na colecção Preto, Branco Sangue.

A 18 de Setembro ambos os livros estarão disponíveis nas lojas especializadas e livrarias generalistas. Quanto às bancas, Marvel Zombies também estará disponível nessa data, enquanto que Reckless chegará apenas no dia 25 de Setembro.

Em breve falaremos de cada um com maior detalhe. 



A nossa leitura dos volumes 4 e 5 da série "A Menina que Veio do Outro Lado", de Nagabe - edição Presença Comics

 


Juntamos estas duas leituras porque ocorreram quase seguidas. Se no quatro livro já tínhamos começado a perder fé nesta série "A Menina que Veio do Outro Lado - Siúil, a Rún", no quinto volume a história reavivou o seu interesse. Começamos a achar que a história poderia ser contada de uma forma mais rápida e consistente.

Nagabe parece que está a esticar um pouco a corda, fazendo a história render por vários livros, quando se calhar em dois volumes a coisa despachava-se. O que acontece é que a cada livro esperamos que a coisa desenvolva e nem sempre isso acontece. Foi o que sentimos com o quarto volume. Felizmente que no quinto volume se avança no desenvolvimento da história, o que ajuda o leitor a compreendê-la melhor, o que nem sempre é fácil.

Aguardamos então pelo próximo, ou pelos próximos e que se conclua rápido, para não desistirmos de Shiva e do Doutor e desta série de fantasia que nos remete às histórias infantis.

Aqui ficam algumas imagens do quinto volume.