É com este extraordinário desenho de Philippe Xavier (desenhador de Tango), que nos despedimos de 2024, um ano incrível para a Banda Desenhada, fazendo votos que o 2025 seja bom a todos os níveis, com saúde, felicidade, boa disposição e boas leituras!
terça-feira, 31 de dezembro de 2024
Balanço 2024: as 10 recomendações de Miguel Cruz
Os finais de ano são sempre propícios a balanços e reflexões.
No tocante a Banda Desenhada, tal como para outras áreas, multiplicam-se as listas de “os melhores” do ano. Eu não consigo fazer uma lista que classifique o que de melhor se fez durante 2024, e penso que perceberão o porquê: Em primeiro lugar, quem sou eu, mero leitor e apreciador, para avaliar obras de Banda Desenhada e, em segundo lugar, como poderia apreciar uma lista dos melhores se, da produção anual, terei lido apenas uma pequena percentagem?
Assim, a lista que agora vos proponho é, meramente, uma escolha de uns livros entusiasmantes e que merecem a divulgação, do conjunto de leituras que fiz, duas delas já traduzidas (será uma forma de tentar estimular a tradução para português do restante). E já agora, também li alguma Mangá e vários Comics, mas aí o rácio lido/editado é ainda menor… permitam-me, por isso, ficar-me apenas pela chamada Franco-Belga, tentando ainda ser algo eclético nos géneros e gostos. Cá vai então, com uma ordem aleatória:
- Habemus Bastard – Tomo 2, de Schwartzmann e Vallée, Dargaud
- 1629…ou l’effrayante Histoire des Naufragés du Jakarta – Tomo 2 e último, de Dorison e Montaigne, Glénat.
- La Route, Manu Larcenet (ad. Cormac McCarthy), Dargaud, Ala dos Livros (A Estrada)
- Ulysse et Cyrano, Servain, Dorison e Cristau, Casterman
- Madeleine Résistante, Tome 3, Bertail, Morvan et Riffaud, Dupuis
- La Poursuite du Bonheur, Cyril Bonin (ad. Douglas Kennedy), Philéas
- Le Combat D’Henry Fleming, Steve Cuzor (ad. Stephen Crane), Dupuis, Ala dos Livros (O Combate de Henry Fleming).
- Le Beau Parleur, Radice e Turconi, Glénat
- L’Intranquille Monsieur Pessoa, Nicolas Barral, Dargaud.
- El Diablo (Marsupilami), Trondheim e Nesme, Dupuis.
segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
Novidade: O meu marido dorme no congelador - edição d' A Seita
Outra das novidades que a Seita editou neste final de ano foi o mangá "O meu marido dorme no congelador", cujo título, por si só, cria curiosidade no leitor. Trata-se de uma adaptação de um romance de sucesso de Misaki Yazuki, O Meu Marido Dorme no Congelador é um mangá thriller psicológico arrepiante, que deixa os leitores desorientados e a caminho de um desfecho imprevisível que é um verdadeiro murro no estômago.
A sinopse:
Nana sofre de violência doméstica, até que um dia decide matar o marido. Sentindo-se finalmente livre, esconde o corpo dele no congelador da arrecadação do seu jardim… Mas, quando na manhã seguinte, ele reaparece como se nada tivesse acontecido, Nana começa a duvidar? O marido dela está mesmo morto? Então porque é que o cadáver dele ainda está lá, por baixo do gelo do congelador? Ela matou a pessoa certa? A não ser que seja ela que esteja a afundar-se… na loucura?
A nossa leitura do integral de Cogito Ego Sum, de Luís Louro - edição Polvo
domingo, 29 de dezembro de 2024
10 títulos BD PALOP para fechar um ano de excelentes leituras de BD
Fechamos o ano em beleza com a chegada destes dez títulos, oferta d' A Seita. Todos eles são da colecção BDPALOP, dois ainda da primeira edição do concurso e oito da segunda edição. Claro está que iremos falar de todos eles com o detalhe que merecem. Para já ficam as capas, para vos despertar a curiosidade.
BDs da estante - 614: Zits #9 - Fossa Nova, de Jerry Scott e Jim Borgman - edição Gradiva
As saudades que temos desta série fazem-nos ir várias vezes à estante.
Este é o nono álbum da série, intitulado “Fossa Nova”, da popular série Zits, dedicada à adolescência, que nos brinda com um humor de qualidade. As continuam a ser Jeremy e os seus pais, o amigo Hector, a namorada Sarah e seu amigo “esburacado” Pierce.
Edição da Gradiva de 2005.
sábado, 28 de dezembro de 2024
Fojo - o mais recente livro de Osvaldo Medina - edição A Seita/Kingpin Books
A edição é da Kingpin Books em parceria com A Seita/Comic Heart. Na senda dos dois volumes de “Kong the King”, Osvaldo Medina regressa a solo, assinando desta feita um poderoso romance gráfico, numa história com diálogos, uma estreia para o premiado autor. As críticas que temos lido têm sido muito positivas e não são para menos, estamos no início da leitura e parece-nos das melhores obras nacionais deste ano, mas a seu tempo publicaremos a nossa crítica.
A sinopse:
Um frio cortante, impiedoso. A neve abate-se, incessante, sobre uma aldeia quase isolada na montanha. Irrequietos, os lobos uivam sem descanso, adivinhando um passado sombrio que regressa para tormento dos locais, mergulhados em crendices obscuras da época, algures entre as duas Grandes Guerras. A morte anda à solta, revolve segredos e atrai todos para o fojo: os lobos, o misterioso assassino e os próprios aldeões. Quem sobreviverá no fim à ancestral armadilha? Um relato cru e brutal do quotidiano de uma aldeia de outrora, assaltada no seu falso sossego pelos traumas e recantos mais negros que só o ser humano é capaz de destapar.
Top Natal 2024 - Sendai Editora
Como se diz que até 6 de Janeiro se podem oferecer presentes de Natal, continuamos com as nossas recomendações. Hoje sugerimos estes três livros da Sendai Editora, especializada em mangás.
Para mais detalhes, podem ver no site da Sendai.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
A opinião de Miguel Cruz sobre "El Diablo", de Trondheim e Nesme e "Ginseng Roots", de Thompson
El Diablo
Que Lewis Trondheim é um prolífico e imaginativo autor de sucesso, já o sabemos bem. Em Portugal não temos muita coisa publicada deste autor, recordo-me de Mister i, Mister O, a Mosca e, mais recentemente Mulher, Vida, Liberdade onde tem uma participação.
Inesperadamente – para mim, claro – em novembro, este autor, juntamente com Alexis Nesme no desenho, fez nascer uma nova BD no universo do Marsupilami (um “fora de série). A capa é bonita, com cores quentes e atraentes, uma amostra de um excelente trabalho de cores e sombras que dá uma profundidade notável ao desenho. Ora lá está, “gancho” lançado, cliente “apanhado”.
O desenho é caricatural, como se adequa a uma história do Marsupilami – embora este seja uma presença constante ao longo das 62 páginas, não poderá ser caracterizado como personagem principal – mas bonito, elegante, focado no movimento e no dinamismo da sequência narrativa. A história é encantadora, para todas as idades, bem narrada e construída com sabedoria.
Estamos na época dos “Conquistadores” na América do Sul, e a procura do “El Dorado” cruza-se com os olhos observadores, o espírito curioso e crítico, e a inteligência de um “Bisavô(?) do nosso amado Marsupilami. Lembram-se do país onde o Marsupilami foi encontrado pelo duo Spirou e Fantasio? Pois bem, a referência “histórica” ao nascimento da Palômbia pode ser encontrada neste one shot.
Uma busca pelo ouro, conduzida pelo capitão espanhol Santoro, que constitui, verdadeiramente, um relato iniciático desde logo (diria que não só) para José um jovem em fuga do terrível capitão, num percurso que permite ao desenhador, com enorme brio, mostrar paisagens marítimas, de montanha, detalhes da floresta tropical, templos, enfim, o que se esperaria e que nos enche os olhos. Nessa fuga, José encontra o Marsupilami e desenvolve com ele uma relação especial, fortalecida pela união de ambos no antagonismo a Santoro.
Muito agradável, muito bonito, muito sensível na forma como trata as emoções. Uma história simples, mas de grande qualidade. Uma história simples e cativante, numa edição da Dupuis que merece a maior atenção. Top!
As novidades da ASA para o primeiro trimestre de 2025
Há dias ficámos a saber as novidades editoriais da Leya previstas para o primeiro trimestre de 2025, de onde se destacam estes títulos. Os primeiros a chegar, logo nos primeiros dias de Janeiro, serão os volumes três e quatro da série As 5 Terras. Mas depois disso chegarão vários livros e sobre alguns temos uma grande expectativa ou por já termos lido a crítica do Miguel Cruz ou por termos lido referências e nomeações de prémios. Aqui ficam as capas e a seu tempo iremos falar sobre cada um com maior detalhe.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
O Natal 2024 na banda desenhada - autores internacionais
Depois dos autores portugueses, eis os desenhos natalícios que vimos nas redes sociais de autores internacionais.
Pela ordem, a autoria das imagens: Achdé, Dawid, Milo Manara, Turk, Riad Sattouf, Tyto Alba, Jordi Lafebre, François Boucq, William Maury e Philippe Xavier.