segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

BDPALOP - Os vencedores de Moçambique - 2.ª colecção/2024

 


No seguimento da nossa publicação de ontem, hoje o nosso destaque vai para os vencedores de Moçambique do projecto BDPALOP, edição de 2023, o que corresponde à segunda colecção, e que é apoiada editorialmente pel' A Seita.

Djodjo - Rosana de Andrade (Argumentista) e Géssica Stagno (Ilustradora)

Djojo, um jovem aventureiro, busca novas experiências para além da sua terra natal. Calua, sua mãe, costumava se sua conselheira, mas parece não o apoiar desta vez. Sem apoio, recorre aos seus amigos Pingo e Tarta, mas também enfrenta resistência. Apesar disso, ele continua a sonhar com uma ilha misteriosa que se ergue no horizonte e acredita que um dia construirá uma ponte para lá chegar. A questão é se a sua determinação será o suficiente para alcançar os seus objectivos ou se algo mais será necessário.

Trincheira - Rui Tauancha (Ilustrador) e Márcia Tauancha (Argumentista)

A história passa-se em 1988, durante a Guerra Civil em Moçambique entre as Forças Populares de Libertação de Moçambique (FPLM) e a Renamo. Durante um confronto, um grupo da FPLM persegue guerrilheiros da Renamo, resultando numa batalha intensa. Um guerrilheiro ferido e um soldado das FPLM desarmado defrontam-se no campo de batalha. Ao longo desse encontro, segredos escondidos são revelados.

Marcas de Deus - Alice M. Chemane (Argumentista) e Sundar T. K. Morais (Ilustrador)

Em Maio de 2022, Rajesh, um jornalista, sociólogo e ex-militar, neto de um Antigo Combatente da Luta de Libertação Nacional de Moçambique e filho de um General, desaparece misteriosamente num acampamento militar após um ataque de insurgentes em Cabo Delgado. O que ele não sabe é que Wanga, a sua amada, está grávida de gémeos. A história desvenda um romance que enfrenta preconceitos raciais e sociais, colocando a integridade moral e a ética acima de qualquer julgamento.





Sem comentários:

Enviar um comentário