La Querelle des Arbres
La Querelle des Arbres é uma longa viagem a uma Indochina colonizada e ao choque de culturas entre colonizadores e colonizados, com as árvores históricas a ter um papel essencial.
Estamos em 1920 e acompanhamos a chegada de Settimo, um lenhador especialista, de nacionalidade corsa, fisicamente impressionante, a uma pequena vila, a caminho de uma plantação onde vai trabalhar, e que se situa nas bordas do rio Mékong. A sua bagagem emocional e o seu passado fazem desta personagem com contradições uma peça central de uma guerra surda de poder.
Assim que chega, a nossa personagem central é abordada pela polícia local e chantageado no sentido de poder investigar e passar informação que possa contribuir para uma investigação em curso sobre a identidade de um independentista que escreve textos de apelo e mobilização à população. O encontro de Settimo com o jovem Chân Ly é o elemento central de toda a narrativa. É através deste encontro que Settimo vai começando a perder os seus preconceitos, e a desenvolver uma relação diferente com as árvores e com o seu métier, como forma que os autores encontraram para abordar o choque de culturas e a tensão entre colonizadores e colonizados.
A desconstrução das formas de poder através da resistência, a dualidade das personagens, a amizade, a abordagem aos temas ambientais e da relação do homem com a natureza, tudo isso é tratado de forma poética numa BD intensa que, naturalmente, nos aporta muitos desgostos e tristezas, num crescendo de intensidade e tensão, em que até o grau de humidade nos é palpável.
A argumentista Almaya Asumard, que me era perfeitamente desconhecida, apresenta aqui uma sua primeira BD consistente e muito bem construída, sensível e que deixa uma grande liberdade emocional aos seus leitores. Renaud Farace, o desenhador, apresenta-nos um trabalho gráfico excelente, com uma excepcional representação de um ambiente difícil, belo, por vezes opressivo. No conjunto, uma BD sincera, aparentemente simples, mas de grande profundidade e qualidade. Editado pela Casterman.
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