The Line é o nome de um bairro degradado dos subúrbios de
uma grande cidade dos EUA, que enfrenta sérios problemas sociais e sobre o qual
paira a ameaça do racismo extremista, através de um movimento que toma a
designação de Arctic-Nation, que é o título deste álbum. Blacksad tem entre
mãos o rapto de Kyle, uma menina negra cuja mãe, muito estranhamente, não fez
participação à polícia, numa comunidade local que não parece estar muito
preocupada com o ocorrido. Na América puritana dos anos 50 escondiam-se muitos
“podres”, e a segregação racial era um deles, tal como a pedofilia, de que
agora tanto se fala. A investigação do detective vai trazer à tona assuntos há
muito enterrados, envolvendo importantes personalidades da comunidade, numa
história de contornos trágicos, marcada pelo signo da vingança. Se os elogios
recebidos pelo primeiro volume da série foram inteiramente merecidos, a provar
pelos 13 prémios e distinções obtidos (entre os quais em Angoulême, Lys, Sierre,
Barcelona, Nimes e Amadora), este segundo título confirmou a inegável qualidade
do trabalho desta dupla de autores espanhóis que, a um argumento consistente e
cativante, se alia um desenho deslumbrante, sob enquadramento marcadamente
cinematográficos.
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