Dia 19 de Setembro chega às livrarias, editado pela Teorema, o terceiro volume da série Árabe do Futuro, que alcançou um enorme sucesso e foi vencedora de inúmeros prémios. Em França, o conjunto dos três volumes já vendeu mais de 1.100.000 exemplares.
Filho de pai sírio e mãe francesa, Riad Sattouf conta-nos a sua infância e juventude em pleno Médio Oriente. No primeiro volume, publicado pela Teorema em 2015, o pequeno Riad relata-nos a sua história no período 1978-1984, altura em que viveu entre a Líbia, a França e a Síria. O 2º volume, publicado em 2016, cobre o primeiro ano de escola na Síria (1984-1985), durante o qual o autor e protagonista aprende a ler e escrever em árabe, descobre a família do pai e se esforça por se tornar um verdadeiro sírio.
Neste 3º volume, que abarca os anos 1985 a 1987, a mãe de Riad, depois de ter estado sempre ao lado do marido convivendo com os usos e costumes árabes, não consegue mais suportar o quotidiano da aldeia de Ter Maaleh e decide regressar a França, seu país natal. O pequeno Riad vê então o seu pai esmagado entre as aspirações da mulher e o peso das tradições familiares, tudo isto em plena Síria de Hafez Al-Assad.
Muito muito bem. Esperemos que a Teorema não esmoreça a sua piblicação e que continue a demorar (relativamente) pouco tempo entre a sa+ida do original e em Portugal.
ResponderEliminarPara já, parabéns Teorema.
Também ficámos muito satisfeitos com esta edição.
Eliminar