Já aqui tínhamos falado desta novela gráfica. Neste ano difícil de 2020 temos tido a sorte de terem sido editados muitos livros de BD, mas o mais importante é que existem vários com muita qualidade e alguns temos mostrado aqui no Juvebêdê. Esta novela gráfica "1984" é uma delas. Editada pela Alfaguara (chancela do grupo editorial Penguin Random House), "1984" é a célebre obra da autoria de George Orwell (1903-1950) e que o brasileiro Fido Nesti agora adapta e ilustra para o formato de novela gráfica. "1984" uma distopia extraordinária e que decerto vai despertar muito interesse aos leitores de BD em Portugal e em outros países. De referir ainda que esta obra "1984" já foi adaptada para o cinema há vários anos.
Aqui fica a história e algumas imagens:
No ano 1984, Londres é uma cidade lúgubre, em que a Polícia do Pensamento vigia de forma asfixiante a vida dos cidadãos. O mais grave dos crimes é ter uma mente livre. Winston Smith é um peão nesta engrenagem perversa e a sua função é reescrever a História para adaptá-la ao que o Partido considera a versão oficial dos feitos. É o que faz, até decidir questionar a verdade do sistema repressor. Na ânsia de liberdade e verdade, arrisca a vida, ao apaixonar-se por uma colega, a bela Julia, e rebelar-se contra o poder vigente.
Publicada originalmente em 1949, a obra mais poderosa de George Orwell, é pela primeira vez adaptada a novela gráfica, no traço do artista brasileiro Fido Nesti, que capta magistralmente os rostos, corpos e cenários de um mundo que cada dia é menos difícil de imaginar. Já nas livrarias.
Sem comentários:
Enviar um comentário