terça-feira, 10 de novembro de 2020

Soldados de Salamina - uma excelente novela gráfica


Uma das nossas leituras mais recentes foi esta novela gráfica editada pela Porto Editora. "Soldados de Salamina" é uma adaptação do romance de Javier Cercas, adaptado graficamente por José Pablo García, um dos autores de banda desenhada espanhóis com maior projecção internacional.

O romance do autor foi publicado originalmente em 2001 e aclamado como um clássico moderno da literatura. A história que conta passa-se nos dias passa-se nos dias finais da guerra civil, perto da fronteira franco-espanhola. Deu-se um fuzilamento de prisioneiros franquistas e um deles escapou com vida, graças a um jovem soldado republicano. O fugitivo, que se conseguiu refugiar num bosque, era Rafael Sánchez Mazaz, poeta, fundador da Falange e futuro ministro de Franco. 

Mas o que realmente nos encantou é a outra história paralela que este livro nos relata. Sessenta anos mais tarde, um romancista em crise desenterrou este episódio bélico e, fascinado por ele, propõe-se investigar e esclarecer as suas circunstâncias. Esse romancista era Javier Cercas, claro.

Este é então um livro dois em um, com uma história dentro da outra. Poderia ser uma história pouco relevante de mais um herói (ou não) de guerra, mas o facto do autor, contar na primeira pessoa, os dramas por que passou no percurso que fez até se afirmar como um escritor e os passos que deu para escrever sobre Rafael Sánchez Mazaz, faz aqui toda a diferença. O seu relato mais intimista é que transforma esta obra num livro de referência, seja na sua versão original, seja agora nesta novela gráfica muito bem desenhada por José Pablo García.





Sem comentários:

Enviar um comentário