quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Vida de Adulta - opinião

"Vida de Adulta - Histórias para rir da triste vida de uma jovem precária sem paciência e sem dinheiro", editada pela Suma é da autoria de Raquel da Silva Fernandes ou Raquel sem Interesse, como se auto-intitula. Na verdade, a autora interessa e muito. Tanto, que o seu livro teve duas nomeações para os prémios Vinhetas d'Ouro nas categorias de Obra Revelação da Banda Desenhada Nacional e Melhor Obra de Humor. 

Raquel juntou a sua paixão pelo desenho e criação de personagens, com a sua necessidade de contar histórias e daí resultaram tiras humorísticas que são aqui publicadas neste livro, que tem Quica (alter ego da autora), como personagem central

A Quica, uma personagem cómica e amorosa, é uma jovem igual a tantas outras. E é essa identificação que faz o sucesso do livro. Certamente haverá piadas que só o universo feminino compreenderá ou achará mais piada, por isso mesmo. Porque a Quica depara-se com pequenas situações do dia-a-dia que só acontecem às mulheres e outras com que todos nos identificamos. A Quica vai à ginecologista fazer o papanicolau, a Quica anda de transportes públicos, a Quica mostra-se na sanita (o que não acontece com muitos protagonistas), a Quica adormece de cansaço no sofá, a Quica é como muitas mulheres da idade dela. Trabalha demasiadas horas num emprego de que não gosta, tem dilemas existenciais, às vezes gasta mais dinheiro do que aquele que tem, gosta de sair à noite com os amigos, embora não adore a música de dança, tem um problema com fotografias (sofre do oposto da fotogenia) e diz algumas asneiras. 

Gostamos destes livros que nos mostram a realidade tal como ela é, porque faz-nos bem rirmos de nós próprios e não nos levarmos demasiado a sério.

Esperamos por novas aventuras desenhadas pela Raquel, foi uma boa estreia, tem um grande potencial e margem para progredir e se afirmar no mundo da banda desenhada nacional. 

1 comentário: