terça-feira, 30 de março de 2021

Um grifo, criatura mitológica será a figura central do 39.º álbum de Astérix

 

Como ontem já foi referido, a 39.ª aventura de Astérix, que sairá a 21 de Outubro, intitula-se "Astérix e o Grifo". Esta aventura levará Astérix e Obélix, acompanhados do druida Panoramix, a realizarem uma grande viagem em busca de uma estranha e aterradora criatura.

Como se refere na comunicação veiculada pela ASA Editora, já antes haviam aparecido outras criaturas mitológicas em álbuns de Astérix, como um antepassado do monstro de Loch Ness, um unicórnio, um dragão, touros alados e centauros ou um duende, mas nunca tiveram o protagonismo que este grifo terá. Esta criatura enigmática será figura central da história e o argumentista Jean-Yves Ferri dá-nos mais alguns pormenores: 

“Pela minha parte, no que diz respeito ao novo álbum Astérix e o Grifo, tudo começou com uma representação escultórica da Tarasca: um animal aterrador das lendas celtas... Será que os nossos antepassados acreditavam realmente na existência destes monstros bizarros? É preciso dizer-se que, na Antiguidade romana, os exploradores eram raros e o mundo era em grande parte terra incógnita. Todavia, a verdade é que elefantes ou rinocerontes, animais verdadeiramente extraordinários para um europeu daquela época, já tinham sido exibidos em Roma. Porque haveriam então os romanos de duvidar da existência de criaturas tão improváveis? Não tinham já algumas delas (górgonas, centauros…) sido, antes deles, meticulosamente descritas pelos gregos antigos? Tratava-se portanto de percorrer o bestiário mitológico e escolher o animal que iria estar no centro da trama. Metade águia, metade leão (e com orelhas de cavalo), enigmático q.b., acabei por optar pelo grifo! Os romanos iriam a marchar, disso não havia dúvidas. Mas… e os gauleses? Como é que Astérix, Obélix e Ideiafix, acompanhados pelo druida Panoramix, iriam juntar-se à demanda épica e repleta de armadilhas em busca deste animal fantástico? É o que ficarão a saber quando lerem este álbum. Não achavam que eu ia fazer como a deusa Wikipédia e contar já tudo, pois não?...”



Sem comentários:

Enviar um comentário