segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Gideon Falls 2 - Pecados Originais



Já chegou às livrarias o segundo volume da série Gideon Falls. Depois do primeiro volume "Celeiro Negro" ter sido publicado em Julho pela G. Floy Portugal, o segundo, com o título "Pecados Originais", também já está disponível. 
Gideon Falls foi considerado pela Forbes como um dos melhores romances gráficos de 2018 e o primeiro volume foi também vencedor do Prémio Eisner 2019. O facto é que esta obra que conta com argumento de Jeff Lemire e arte de Andrea Sorrentino é uma das mais aclamadas séries da actualidade. 
E percebe-se bem o porquê. A leitura é de cortar o fôlego, pois este thriller literário faz crescer no leitor uma enorme ansiedade. Mesmo não fazendo comparações e não tendo nada a ver, a verdade é que ao lermos esta obra recordámos a série "Twin Peaks", que também continha alguns dos mesmos ingredientes: suspense, drama, terror e perturbação. Aliás, o próprio argumentista revelou que era fã da série televisiva e que ali foi buscar alguma inspiração (nomeadamente o celeiro). Quanto aos desenhos de Sorrentino, primeiro estranham-se e depois entranham-se pois acompanham a trama numa sintonia perfeita. Com um quê de futurismo, chegam a ser igualmente perturbadores.
A série Gideon Falls iniciou-se nos Estados Unidos em Março de 2018 e tem prosseguido com lançamentos mensais (e um pequeno intervalo entre cada doze números). Em Portugal o primeiro volume reúne os números 1 a 6 e o segundo contém as os números 7 a 11. A G. Floy Portugal prevê o lançamento do terceiro volume no primeiro semestre de 2020. 
Aqui fica a sinopse:
A lenda do Celeiro Negro: a história de um misterioso edifício, que talvez venha de outro mundo, e que apareceu e reapareceu ao longo da história, arrastando a morte e a loucura na sua passagem.
Norton Sinclair é um jovem perturbado, marginal e algo paranóico. Convencido de que o lixo urbano da sua cidade esconde as chaves de uma vasta conspiração, ele acumula, classifica e apresenta as suas conclusões alucinadas sobre um misterioso Celeiro Negro à Dra. Xu, a psiquiatra que o segue desde que saiu do hospital. E, noutro lugar da pequena cidade de Gideon Falls, o padre Fred vai conhecer a nova comunidade pela qual ficou responsável, depois do súbito desaparecimento do seu antecessor. Mas, durante a primeira noite que passa no local, o sinistro Celeiro Negro vai assinalar uma série de eventos perturbadores... e nenhum dos dois está preparado para aquilo que vai encontrar dentro desse Celeiro. Uma nova série de terror em que mistério rural e terror urbano colidem numa reflexão profunda sobre a obsessão, a doença mental e a fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário