sábado, 30 de novembro de 2019

Mariana, uma pequena grande obra de Paulo Monteiro


Esta semana recebemos e lemos o pequeno livro de Paulo Monteiro (que teve a simpatia de nos enviar) com o título "Mariana". Esta pequena grande obra conta aos mais jovens (e não só) a história da famosa freira de Beja, Mariana Alcoforado, e das suas ainda mais famosas cartas**, dirigidas ao amor da sua vida, Nöel Bouton, conhecido também como Marquês de Chantili, perdão, de Chamilly*. 
Paulo Montiro, perdão, Paulo Monteiro*, que conhecemos por ser o grande entusiasta e mentor do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, homenageia aqui esta história e património cultural daquela cidade, de uma forma simples, bem escrita e desenhada e com um brilhante toque de humor.
Esta edição é integrada nas comemorações oficiais dos 350 anos da primeira edição das "Cartas Portuguesas" e destina-se a ser distribuída gratuitamente a todos os alunos do 1.º e do 2.º ciclo das escolas do concelho de Beja.

* Quem ler o livro vai perceber esta brincadeira.
** Foram apenas escritas cinco lindas cartas de amor que acabaram por chegar às mãos de um editor parisiense, que as publicou com o título "Lettres Portugaises em 1669, sem que a própria autora tivesse conhecimento, uma vez que continuava enclausurada no convento. Não se tem a certeza absoluta de terem sido escritas por ela, mas a verdade é que representam uma obra-prima da literatura e são conhecidas em todo o mundo.



Sem comentários:

Enviar um comentário