quarta-feira, 11 de março de 2020

A maravilhosa viagem de Nils Holgersson


Hoje o nosso destaque vai para um livro já famoso e com ilustrações não menos famosas de Bertil Lybeck. Este é um dos primeiros romances ecológicos do mundo, escrito em 1906 por Selma Lagerlöf. A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson Através da Suécia resultou de uma encomenda feita à autora para as escolas, com o objectivo de ensinar às crianças a Geografia do seu país. A beleza da escrita da autora, a qualidade poética e a celebração do equilíbrio entre o Homem e a Natureza rapidamente transformaram esta história num dos romances mais queridos da literatura mundial, traduzido em mais de 50 línguas.
Esta nova edição portuguesa, da Sextante Editora, reproduz integralmente a edição original publicada em dois volumes (1906-1907) e contem as ilustrações que Bertil Lybeck concebeu para a edição de 1931.
Era uma vez um rapaz chamado Nils Holgersson. «Tinha cerca de catorze anos e era alto, magricela e loiro. Esse rapaz pouco sabia fazer: desejava, acima de tudo, dormir e comer, e fazer as suas travessuras proporcionava-lhe também muito prazer.» Até que… um dia acorda transformado num duende. «Se esperar um pouco, transformo-me de novo num ser humano», pensou ele. Profundamente intrigado com a sua nova condição, com «este infortúnio assustador», parte quase que por acidente à aventura, voando no dorso de um ganso por paisagens suecas. Pelo caminho recebe incríveis lições sobre os animais, o país e as boas maneiras.


Sem comentários:

Enviar um comentário