quinta-feira, 30 de abril de 2020

Wolverine Arma X - Volume 3


Um fim de semana grande pela frente e tanto para ler... Aqui fica mais uma sugestão: o terceiro volume da série Wolverine Arma X, editado pela G. Floy, com o título "O amanhã morre hoje" que reúne os números 11 a 16, da autoria de Jason Aaron (argumento) e Ron Garney (desenhos), dois grandes nomes da actualidade, no que diz respeito aos comics. Aqui fica a sinopse:
O futuro está sob controlo da malévola corporação chamada Roxxon, que impõe a sua lei a um mundo conquistado através do seu exército de ciborgues homicidas, os Deathloks, enviando-os para exterminar todos os super-heróis que se oponham a ela. E o último vestígio de resistência é um pequeno bando paramilitar liderado por Logan, o homem que já foi conhecido como Wolverine...
Os Deathloks começam também a surgir no presente, em busca de super-heróis já estabelecidos ou ainda desconhecidos - para os exterminarem com violência máxima. E depois de eliminarem os primeiros, o próximo nome da sua lista não é outro senão o do Capitão América. Para impedir a ascensão da Roxxon e o massacre final de todos os heróis do mundo, Wolverine vai ter de juntar forças com uma misteriosa mulher que parece possuir um conhecimento inexplicável sobre a distopia futura. E Logan não vai desistir até conseguir deter os Deathloks. Mas que esperança resta de impedir um futuro que parece já ter acontecido?

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Revista Irredutíveis com Astérix n.º 4


Já se encontra disponível a versão portuguesa do número 4 da Irredutíveis, a revista com jogos, actividades e BD’s criada pelas Éditions Albert René, editora oficial da colecção Astérix, para ajudar as famílias a manterem as crianças activas numa altura em que as famílias de todo o mundo se vêm confinadas às suas casas.
Este quarto volume da Irredutíveis pode ser descarregado em formato ebook no site da ASA aqui. Ou em formato PDF no site oficial do Astérix aqui.

terça-feira, 28 de abril de 2020

O Menir de Ouro - aventura inédita de Astérix em álbum ilustrado


É a novidade do momento! Foi anunciada ontem a publicação de uma obra escrita por René Goscinny e desenhada por Albert Uderzo, nunca antes editada em álbum. A edição O Menir de Ouro está prevista daqui a alguns meses e a chegada às livrarias acontecerá a 21 de Outubro, pelas mãos da ASA. Mas atenção, trata-se de um álbum ilustrado, não de um álbum de banda desenhada. No entanto, não deixa de ser um verdadeiro achado.
Colocada à venda pela primeira vez em formato de livro-disco em 1967, esta aventura única tornou-se uma verdadeira relíquia quase perdida. A história, escrita com a vivacidade narrativa de Goscinny propositadamente para uma gravação áudio e ilustrada com a mestria gráfica de Uderzo propositadamente para o livreto que acompanhava o disco, é uma jóia a redescobrir. Ela bem merecia ser valorizada, juntando-se a partir de agora à colecção de álbuns ilustrados de Astérix.
Este novo álbum ilustrado proporá um novo grafismo com uma paginação mais forte, para permitir que o leitor mergulhe mais a fundo nos textos e desenhos destes dois génios da nona arte. E para esse efeito, com o propósito de manter inalterável o genial argumento do seu amigo René Goscinny, Albert Uderzo pôde supervisionar, em finais de 2019, o minucioso trabalho de restauro que foi levado a cabo pelos seus mais fiéis colaboradores sobre ilustrações já de si absolutamente sublimes. É Arte com letra maiúscula!
E aqui fica a sinopse da história, imagens que ilustram o antes e o depois do restauro das imagens e uma imagem que relembra a colecção de álbuns ilustrados.
Reina a agitação na aldeia  gaulesa: Cacofonix decidiu  participar no famoso concurso  de canto dos bardos gauleses  para conquistar o Menir de Ouro! Para o protegerem neste  certame seguido de perto pelos  romanos, Astérix e Obélix ficam  encarregados de o acompanhar:  eles não devem perder Cacofonix  de vista, mesmo correndo  o risco de… ficarem surdos!




segunda-feira, 27 de abril de 2020

Roughneck - Uma leitura imperdível


Já aqui tínhamos falado nesta obra de Jeff Lemire, intitulada Roughneck - Um tipo duro, editada recentemente pela G. Floy. As expectativas estavam altas devido a críticas que já tínhamos lido, a provas dadas do talento do autor, pela qualidade do livro em si e também por algumas imagens que tínhamos visto do interior. Ora, essas expectativas conseguiram ser ultrapassadas. Roughneck é uma leitura obrigatória para quem gosta de um bom livro de banda desenhada. 
Foi um livro lido de uma assentada, uma leitura fácil e solta, vamos passando as páginas e avançando na história rapidamente mas quase sem dar por isso. 
A história é dura, violenta e triste, mas ao mesmo tempo comovente. Violência doméstica, vícios de álcool e droga, traumas antigos, falta de oportunidades e falta de amor, tudo cabe nesta história, ilustrada magistralmente, com a utilização apenas das cores preto e azul (salpicadas por vezes com vermelho sangue), cores que casam na perfeição com as paisagens geladas e remotas do Norte do Canadá. Existem, porém, algumas pranchas a cores, quando se trata de flashbacks, onde duras recordações estão guardadas na mente e no coração dos dois irmãos protagonistas, Derek e Beth.
A não perder!

domingo, 26 de abril de 2020

BDs da estante - 370


Com tantas e tantas homenagens que surgiram no mês passado, após a morte de Uderzo, será de esperar uma publicação para breve, que as reúna num livro. Isso fez-nos ir à estante e recordar esta edição da ASA, do ano de 2008 que já reunia inúmeras participações de autores. A edição foi feita em jeito de celebração pelo 80.º aniversário de Uderzo a 25 de Abril de 2007. Ontem teria feito 93. 
Os autores que participaram neste livro criaram, cada um deles, uma pequena história de banda desenhada. Histórias hilariantes em que Astérix e Obélix se vão cruzando com outras personagens, como por exemplo XIII, Thorgal, Titeuf e Lucky Luke, entre outras.

sábado, 25 de abril de 2020

The Wicked + The Divine - volume 4


Ainda no mês de Fevereiro, a G. Floy Portugal publicou o volume 4 da série "The Wicked + The Divine, já considerada como um Best-Seller pelo New York Times. Este volume intitulado "Escalada" reúne os números dezoito a vinte e dois da publicação original e ainda algum material suplementar. Os autores Kieron Gillen, Jamie McKelvie e Matthew Wilson concluem aqui o primeiro grande arco da história desta saga de fantasia moderna, em que os deuses são as estrelas pop supremas, e as estrelas pop são as derradeiras divindades.
Segundo Graeme McMillan (Hollywood Reporter) esta é "uma das histórias de fantasia mais urgentes e contemporâneas".
Aqui fica a sinopse:
A cada noventa anos, doze deuses aceitam reencarnar em forma humana. São carismáticos. São amados. São odiados. E morrem passados dois anos. E está tudo a acontecer agora. A acontecer de novo.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Novas datas de estreias em Portugal de filmes da Disney

Já existem novas datas de previsão de estreia de quatro filmes da Disney. Esperemos que se concretizem, pois já temos saudades de ir ao cinema!

Mulan
23 de Julho
O único e incomparável Ivan
13 de Agosto
Viúva Negra - Marvel Studios
5 de Novembro

Soul - Uma aventura com alma
19 de Novembro





quinta-feira, 23 de abril de 2020

Némesis - leitura para este fim de semana

Não tarda nada estamos no fim de semana e com um pouco mais de tempo para leituras. Aqui fica uma sugestão: Némesis. Uma obra de Mark Millar (argumento) e Steve McNiven (arte), autores por trás de sucessos como Velho Logan ou Marvel: Guerra Civil. A edição portuguesa, considerada como uma história louca de um homem em busca de vingança é da responsabilidade da G. Floy e data do final de 2019. 
Sinopse: Némesis é o herdeiro de uma família privilegiada e dos milhares de milhões que os seus falecidos pais lhe deixaram. Dono de uma frota de carros espectaculares, de um hangar cheio de aviões e de gadgets tecnológicos sempre às suas ordens. E decidiu vestir uma máscara e uma capa, e tornou-se num homem de branco numa luta implacável por uma causa que acredita. Mas se pensam que esta é uma história que já ouviram antes... pensem outra vez! Isto vai ser completamente diferente de tudo o que leram assim que virarem a primeira página. Némesis é o relato das fantasias mais violentas de um vilão para acabar com todos os vilões, um redemoinho de ultra-violência, caos e humor negro, que só a mente louca de Millar poderia imaginar. 

quarta-feira, 22 de abril de 2020

As mulheres heroínas de Milo Manara

Já aqui falámos das homenagens que Milo Manara tem feito, em contexto de Covid-19. Todos os dias tem apresentado nas redes sociais uma ilustração diferente que representa uma mulher heroína a desempenhar uma profissão da linha da frente. Aqui ficam mais algumas das fantásticas ilustrações. 











terça-feira, 21 de abril de 2020

Quarentena em risco, por Nuno Saraiva

Desde o início da quarentena, Nuno Saraiva tem estado na linha da frente com uma colecção de ilustrações a que chamou "Quarentena em risco". Vale a pena passar pela página do ilustrador (de onde retirámos estes exemplos) e seguir também o seu trabalho no jornal Público.
#quarentenaemrisco








segunda-feira, 20 de abril de 2020

Edibar luta contra o Coronavírus

Edibar da Silva, a personagem criada pelo autor brasileiro Lúcio Oliveira, que esteve em 2019 no Amadora BD, também está de quarentena, mas nem por isso a inspiração é menor. As tiras com a temática do Coronavírus mantém o nível de humor que tanto gostamos! Sugerimos que acompanhem as páginas no Facebook e no Instagram. Deixamos aqui alguns exemplos que retirámos da página oficial no Facebook.









domingo, 19 de abril de 2020

BDs da estante - 369


Tendo em conta os dias que estamos a viver, o título deste livro pareceu-nos apropriado e também aqui a protecção civil está alerta, mas por outros motivos. Nesta edição de 2007, Jeremy está quase a fazer 16 anos e a conseguir a tão desejada carta de condução. As estradas ficarão certamente mais perigosas e a vida dos transeuntes estará em risco. A única esperança está no facto de Jeremy acabar finalmente por perceber que ter os pais como motoristas privativos às ordens para o levar a todo o lado pode afinal ser mais cómodo do que tirar a carta... Um livro imperdível assim como toda a série.

sábado, 18 de abril de 2020

Hagar O Terrível, de quarentena

Não resistimos em partilhar estas piadas de Hagar, O Terrível, que também se encontra de quarentena. Bom fim de semana e boas leituras!



sexta-feira, 17 de abril de 2020

Criminal - Livro 3


Há poucos dias falámos do livro dois e agora já está aí, pelas mãos da G. Floy, o terceiro livro de Criminal, uma das séries mais aclamadas da banda desenhada da actualidade, da autoria da dupla Ed Brubaker e Sean Phillips. Ficam aqui algumas imagens do interior e o resumo das duas histórias que integram este volume.

Em Os Pecadores, reencontramos Tracy Lawless, o veterano da guerra transformado em assassino a soldo da máfia. Encarregado de investigar uma série de misteriosos homicídios que atingiram mafiosos leais ao seu chefe, Lawless vai ver o seu inusitado código de honra meter-se no caminho da resolução do mistério, numa história com o final trágico à altura daquilo que está em jogo. Em O Último dos Inocentes, Riley Richards, que sempre teve tudo o que queria - a miúda mais sexy do liceu, os amigos e o dinheiro - é confrontado com a solidão da sua vida na cidade, e a incapacidade de esquecer a vida pacata que teve em Brookview na infância... será por isso que decidiu assassinar a sua mulher?