terça-feira, 28 de abril de 2020

O Menir de Ouro - aventura inédita de Astérix em álbum ilustrado


É a novidade do momento! Foi anunciada ontem a publicação de uma obra escrita por René Goscinny e desenhada por Albert Uderzo, nunca antes editada em álbum. A edição O Menir de Ouro está prevista daqui a alguns meses e a chegada às livrarias acontecerá a 21 de Outubro, pelas mãos da ASA. Mas atenção, trata-se de um álbum ilustrado, não de um álbum de banda desenhada. No entanto, não deixa de ser um verdadeiro achado.
Colocada à venda pela primeira vez em formato de livro-disco em 1967, esta aventura única tornou-se uma verdadeira relíquia quase perdida. A história, escrita com a vivacidade narrativa de Goscinny propositadamente para uma gravação áudio e ilustrada com a mestria gráfica de Uderzo propositadamente para o livreto que acompanhava o disco, é uma jóia a redescobrir. Ela bem merecia ser valorizada, juntando-se a partir de agora à colecção de álbuns ilustrados de Astérix.
Este novo álbum ilustrado proporá um novo grafismo com uma paginação mais forte, para permitir que o leitor mergulhe mais a fundo nos textos e desenhos destes dois génios da nona arte. E para esse efeito, com o propósito de manter inalterável o genial argumento do seu amigo René Goscinny, Albert Uderzo pôde supervisionar, em finais de 2019, o minucioso trabalho de restauro que foi levado a cabo pelos seus mais fiéis colaboradores sobre ilustrações já de si absolutamente sublimes. É Arte com letra maiúscula!
E aqui fica a sinopse da história, imagens que ilustram o antes e o depois do restauro das imagens e uma imagem que relembra a colecção de álbuns ilustrados.
Reina a agitação na aldeia  gaulesa: Cacofonix decidiu  participar no famoso concurso  de canto dos bardos gauleses  para conquistar o Menir de Ouro! Para o protegerem neste  certame seguido de perto pelos  romanos, Astérix e Obélix ficam  encarregados de o acompanhar:  eles não devem perder Cacofonix  de vista, mesmo correndo  o risco de… ficarem surdos!




Sem comentários:

Enviar um comentário