sábado, 24 de abril de 2021

Gus - uma nova série de BD da Gradiva


Este é definitivamente o ano dos westerns. Vem aí mais um livro de banda desenhada pelas mãos da Gradiva em que o protagonista é um comboy. Trata-se de Gus, uma série da autoria de Christophe Blain, que em França já vai no quinto volume e é editada pela Dargaud.

Cinco histórias com ambiente do faroeste, onde os heróis Gus, Clem e Gratt, bandidos ocupados em duas frentes. Por um lado a assaltar bancos e a atacar comboios, por outro a lutar com assuntos do coração, procurando cada um, encontrar a sua alma gémea.

"Nathalie", este primeiro álbum da série "Gus" é uma pérola do burlesco. Heróis tocantes, mulheres muito femininas, cenários bizarros e tudo isto com um desenho elegante e nervoso, a condizer com a atmosféra enérgica do texto.

A sinopse da editora: Verdadeiro sucessor do in­comparável Lucky Luke, Gus constitui a melhor homenagem possível ao génio gráfico de Morris. Sarcasmo, humor negro e poesia, em desenho de inexcedível elegância, recriado no respeito pela identidade, pela originalidade e pela herança criativa do grande mestre. Gus terá lugar cativo em qualquer colecção criteriosa de banda desenhada, agora na nossa língua. 


Do Prefácio de Sérgio Sousa Pinto: Em Gus, Christophe Blain conduz o leitor numa viagem pelo faroeste profundo assistindo às suas lutas, frequentando os seus saloons, ouvindo os tiros dos revólveres, acompanhando os seus xerifes, mas fazendo-o ao jeito de um filme de Bacri-Jaoui ou de Woody Allen. Através de histórias quotidianas, Chistophe Blain retrata em cada volume todo este ambiente tendo como fio condutor as peripécias amorosas de Gus. Pequenos mal-entendidos e o dia-a-dia de um cowboy contados com um humor irresistível, são o ingrediente quimérico que faz de Gus uma autêntica surpresa editorial. Christophe Blain realiza, assim, com Gus um dos seus grandes sonhos – imaginar um faroeste à sua maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário