segunda-feira, 19 de abril de 2021

Os 25 anos de Alice - opinião sobre este fenómeno da BD nacional

 


Como conseguiu Alice este prodígio? Ser a protagonista de um único livro e tornar-se tão famosa, um verdadeiro símbolo da banda desenhada nacional? Ou melhor, como conseguiu Luís Louro que esta única história de Alice tivesse agradado a homens e mulheres, uns mais novos e outros mais velhos? Que ingredientes tem esta história, da prostituta lisboeta mais amada e como é que esse amor perdurou tanto tempo, chegando agora a celebração das suas bodas de prata? Porque foi uma obra tão marcante? O segredo está na sua autenticidade e inovação. Criada nos anos 90, Alice foi uma obra arrojada para a época, diferente, uma lufada de ar fresco quer do ponto de vista visual quer no que diz respeito ao argumento.

Luís brindou-nos com uma heroína atípica, uma personagem sensual e desconcertante. Alice é prostituta, tem uma vida pouco recomendável e lida com gente cruel e da pior espécie. Porém nunca perdeu a capacidade de sonhar e é isso que a faz aguentar o pesadelo que vive na realidade.

Publicada pela primeira vez em 1995, “Alice na Cidade das Maravilhas”, uma das obras maiores do autor e da BD portuguesa, regressou 25 anos depois. Porém esse regresso não significou uma nova história nem modificações no argumento, pois ela é perfeita tal como existe desde o primeiro momento. Este regresso traduziu-se em duas edições comemorativas: uma edição normal, em capa dura, revista e actualizada a um novo formato, e uma edição especial, limitada a 500 exemplares, com capa em tecido e sobrecapa, numerada e assinada pelo autor e com o selo branco da editora e que inclui 16 páginas de extras.

Para além destas duas edições, a editora Ala dos Livros preparou, exclusivamente para venda através do seu site, uma oferta para colecionador: trata-se de um pack limitado a 150 exemplares, do qual constam um exemplar de cada um dos livros (sendo ambos os livros assinados e numerados pelo autor e certificados com o selo branco da editora) e a oferta de um fotolito que deu origem à primeira edição original da obra acompanhado de certificado de autenticidade com a reprodução da página à qual esse fotolito corresponde.

E é com enorme orgulho que figuramos também nessa edição especial, como fãs e autores de perguntas realizadas ao autor e à Alice, nas páginas extras.

Para quem ainda não leu o livro (como é que é possível?), deixamos aqui a sinopse: Numa Lisboa que se espraia entre a crueldade da prostituição e as imagens oníricas de uma cidade submersa por onde se passeiam gaivotas, baleias e outros animais enigmáticos, há uma personagem de nome Alice cuja vida é tão desconcertante como “X”, o gato às riscas que lhe faz companhia...

 


Sem comentários:

Enviar um comentário