sexta-feira, 9 de abril de 2021

Spaghetti Bros 1 - Opinião


Finalmente conseguimos tempo para ler o primeiro e estamos felizes por sabermos que está para breve a edição do próximo álbum. Spaghetti Bros, série editada pela Arte de Autor, tem a totalidade de 16 tomos e está a ser publicada em quatro volumes a preto e branco. O argumento é de Carlos Trillo e o desenho de Domingo R. Mandrafina, ambos nascidos em Buenos Aires, Argentina.

Nesta série, os autores são-nos a sua visão peculiar - cruel e trágica - da história da América dos anos 30. Para tal, servem-se dos membros de uma família atípica, a dos irmãos Centobucchi, emigrantes italianos cujos vínculos se estendem a instituições tão diversas como a Máfia, a Polícia, Igreja ou a Indústria do Cinema.

Não conhecíamos a obra, mas ficámos fãs. A forma como as cenas se vão passando, em pequenos capítulos, como se fossem cenas cinematográficas, e que nos vão revelando a pouco e pouco a difícil história de cinco irmãos (três homens e duas mulheres), marcados pelo drama do passado que a todos afectou, é francamente envolvente. Apesar de ser um grande volume que engloba quatro tomos, como referimos, a leitura flui a grande velocidade, pois o interesse no destino de cada irmão vai crescendo a cada página. O interessante é que apesar de se tratar de um drama, havendo crime, violação, violência, assassínios, frustrações e uma relação traumática entre todos, que teve a prematura morte da mãe como ponto de partida, a história é animada e com diversos apontamentos que nos divertem.

Não percam esta irresistível história destes irmãos, em que o mais velho é gangster, um é padre e gémeo da actriz de cinema, havendo ainda um polícia e uma dona de casa que afinal... se revela com uma profissão paralela e pouco recomendável.





Sem comentários:

Enviar um comentário