As expectativas eram altas para a leitura deste livro sobre a vida do Mestre Edgar P. Jacobs (1904-1987) - "O Sonhador de Apocalipses", da autoria de François Rivière e Philippe Wurm, e até porque já tinhamos feito referência a ele no Juvebêdê aquando do seu lançamento original. Para esclarecer já que a sua leitura correspondeu completamente às expectativas, isto se não as superou e ainda bem que a editora Arte de Autor conseguiu publicá-lo em português, sendo para nós já um dos livros do ano de 2022!
Este livro é numa primeira observação uma biografia desenhada sobre a vida do criador da série Blake e Mortimer, mas não é apenas isso, pois podemos perceber e entender que Jacobs tinha outros gostos na vida, principalmente o gosto pelo canto lírico que cantou, tendo um momento em 1917 que o marcou quando assistiu a uma representação memorável do "Fausto", de Gounod, no Théâtre des Galaries.
Em 1919 reencontra o seu grande amigo de infância Jacques (ver personagem na página 12) e onze anos depois casa-se com Ninie, uma cantora de cabaré, de que se separa em 1943 e de que apenas se divorcia em 1951. Este ano de 1943 é um dos mais importantes a vários níveis para Jacobs, pois além de fazer as pranchas para a famosa BD americana Flash Gordon, é também aceite a sua proposta para criação de uma BD original com o nome de "O Raio U" e que apenas em 1974 é editado em álbum ou seja passado mais de trinta anos!
1943 tem ainda mais dois grandes acontecimentos na sua vida: o inicio do relacionamento com Jeanne que será a sua companheira e mulher até final da sua vida (só depois de divorciada em 1955 vai morar com Jacobs e apenas se casam em 1974!) e a colaboração como colorista e desenhador de cenários com Hergé (com que ficamos com ideia que Jacobs não lhe "perdoaria" no futuro a não inclusão do seu nome em vários livros de Tintin onde participou com muito do seu trabalho).
Em 1946 torna-se um dos primeiros colaboradores da revista Tintin onde começa a editar a série dos seus futuros grandes heróis Blake e Mortimer com "O Segredo do Espadão". Em 1952 começa a criar o que muitos consideram a sua grande obra e que é a "A Marca Amarela" (que podia ter tido outro título se tivesse seguido o seu gosto e não a de Jeanne: "A Onda Mega"). Serão depois editados outros álbuns com muito sucesso, sendo o último em 1977 e que será o volume 1 de "As 3 Fórmulas do Professor Sato" , já que o volume 2 apenas fará os esboços e não o completará. De referir ainda que em 1971 são publicados por Jacques Glénat os desenhos feitos por Jacobs em 1946 para A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells
Como grande último grande acontecimento fica o ano de 1981 com a publicação na Gallimard, "Un opéra de papier", as memórias de Blake e Mortimer.
Em 1987, a 20 de Fevereiro morre Jacobs em Bois des Pauvres.
De referir e destacar neste livro o argumento de François Rivière, o desenho de Philippe Wurm e a cor de Benoît Bekaert, tudo numa conjugação perfeita, não fosse interessante a vida de Edgar P. JACOBS!
Mas com toda a certeza que os leitores vão encontrar ainda mais pormenores neste excelente livro que recomendamos como indispensável nas estantes de álbuns de BD!
Sem comentários:
Enviar um comentário