terça-feira, 31 de março de 2020

Cascão lava as mãos pela primeira vez!

Esta pandemia conseguiu um feito histórico: o Cascão lavou as mãos! Este é o reflexo de muita sensibilização que a Turma da Mônica tem feito, relativamente às várias medidas de contenção do Coronavírus. Parabéns pela iniciativa! 





segunda-feira, 30 de março de 2020

Antologia de BD - Covid19


André Morgado lançou um desafio muito interessante. Vamos participar? Trata-se de um projecto da angariação de fundos para aquisição de material hospitalar, que envolve argumentistas e ilustradores. Podem ver o regulamento aqui e inscreverem-se aqui.


domingo, 29 de março de 2020

BDs da estante - 366





E se todas as personagens que conhecemos dos livros da Marvel, existissem na Europa do início do século XVII? Como o Professor Xavier, que é um nobre espanhol, Magneto é o grande inquisidor e o Capitão América fosse um índio? Esta série é da autoria do conhecido Neil Gaiman e foi a sua estreia como argumentista da Marvel, há vários anos.



sábado, 28 de março de 2020

Tertúlia BD suspensa

O comunicado diz tudo. Por razões óbvias os encontros mensais da Tertúlia BD de Lisboa estão suspensos por tempo indeterminado. Desejamos que tudo isto passe rápido para que este e outros encontros possam acontecer, com a temática da banda desenhada e todas as outras. Até lá, fiquemos todos em casa e aproveitemos para pôr as leituras em dia.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Promoções G. Floy


A G. Floy anunciou promoções para esta fase de quarentena e emergência nacional. Até dia 9 de Abril, e enquanto durar esta fase, de modo a que os clientes e fãs possam adquirir os seus livros sem terem de se deslocar, a editora assumiu as seguintes condições especiais:
- Na compra de dois livros oferecem 10% de desconto e os portes;
- Na compra de três livros, oferecem 10% de desconto e 30% nos livros com mais de dezoito meses.
Basta que enviem o vosso pedido para o gfloy.portugal@gmail.com
É uma boa oportunidade para ler boa banda desenhada, agora que estamos por casa.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Uderzo - mais homenagens desenhadas

Continuamos a ver, um pouco por todo o lado, mais homenagens desenhadas que surgiram após o falecimento de Uderzo, esta semana. E não resistimos em partilhá-las pois são fantásticas, cada uma à sua maneira.

Mauricio de Sousa

Luís Louro

Página oficial do Tintin

Marini (Enrico)

Olivier Coipel

Zep

Clément Herrmann

Garrigues

Manu Gorobeï

Philippe Cardona



quarta-feira, 25 de março de 2020

Obrigado Uderzo - Homenagens desenhadas

Albert Uderzo (1927-2020) proporcionou momentos de felicidade e entretenimento a milhões de pessoas, desde os mais pequenos aos mais velhos e inspirou muitos ilustradores, que despertaram para o mundo da banda desenhada, ao lerem obras do autor. Partiu ontem para outra dimensão, juntando-se ao seu grande amigo Goscinny, e em jeito de agradecimento têm sido publicadas inúmeras homenagens desenhadas. Aqui ficam alguns exemplos da gratidão em forma de desenho, a arte para a qual dedicou grande parte da sua vida, a solo ou em parceria com René Goscinny, com quem criou Astérix, Obélix e todo o universo dos famosos gauleses e também a série Humpa-Pá.  
Obrigado Uderzo! Já perdemos a conta ao número de vezes que lemos e relemos os teus livros. 

Liroy

Maliki



Nob

Milo Manara

Henrique Monteiro - HenriCartoon

Fernando Lucas

Zep

Christophe Chabouté

Nuno Saraiva

Ruben Pellejero

François Boucq


Turf

Juin - publicado no Charlie Hebdo

Miguel Montenegro

As crianças são muito infantis
Riad Sattouf

Xavier Delucq

David Gilson

Marko Renko


Philippe Geluck

terça-feira, 24 de março de 2020

Morreu Albert Uderzo, criador de Astérix


Como se já não bastasse a tristeza destes dias, hoje a notícia chega-nos avassaladora: faleceu Albert Uderzo, criador de Astérix, aos 92 anos, vítima de ataque cardíaco. Deixa-nos uma herança monumental e uma obra que chegou aos quatro cantos do mundo e que é agora continuada por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad.
A equipa do Juvebêdê teve o privilégio de estar com ele apenas uma vez, no início de 2001, em Rennes, altura em que tirámos a fotografia que ilustra esta nossa publicação e onde chegámos a vê-lo desenhar.
R.I.P.


segunda-feira, 23 de março de 2020

O Guardião - nova série de banda desenhada da Gradiva


A editora Gradiva soma e segue com novas colecções de banda desenhada. Este mês de Março avançou com uma nova série. Trata-se de O Guardião - Agente Secreto do Vaticano, série cujos autores quase dispensam apresentações e são garantia de qualidade: François Boucq e Yves Sente.
Este primeiro álbum intitulado "O Anjo de Malta", apresenta-nos Vince, que é desafiado a integrar uma célula especial dos serviços secretos da Santa Sé, tornando-se Guardião. 

Há apenas doze Guardiões no mundo, um grupo secreto ligado ao Vaticano. Agem sozinhos e não se conhecem uns aos outros e quase ninguém sabe da sua existência. Quanto a Vince, encarregue de adquirir documentos antigos, avisa os seus empregadores do perigo associado a esta transacção. Inicialmente contratado para proteger os negociantes de arte do Vaticano, Vince é desafiado a integrar o Corpo de Guardiões e a sua nova missão será proteger os cardeais que participam no Fórum Económico Mundial de Davos. Mas Vince, não se trata de um simples guarda-costas.





domingo, 22 de março de 2020

BDs da estante - 365


Este volume é constituído por curtas histórias de meia página, que são um retrato perfeito do cão inicialmente surgido na série Lucky Luke: comilão e dorminhoco. Mas o facto mais extraordinário são os constantes disparates que assomam o seu pensamento, trocando todo o tipo de nomes de pessoas, de animais, de plantas ou mesmo dos pratos de comida, sendo particularmente conhecida a sua ligação ao sabão. Um verdadeiro festival de non sense, este Rantanplan!

sábado, 21 de março de 2020

Mais uma leitura de quarentena - O Homem que Matou o Lucky Luke


Neste período em que estamos em casa acabamos por ter mais tempo para ler e aos poucos vamos conseguindo repor leituras em atraso. Hoje terminámos "O Homem que matou Lucky Luke", um livro sobre o qual tínhamos muita curiosidade e gostámos de tudo, desde os desenhos ao argumento. É sem dúvida uma fantástica homenagem ao cowboy de Morris, da autoria de Mathieu Bonhomme, cuja ideia de escrever e desenhar uma aventura de Lucky Luke não veio só do 70.º aniversário da personagem, pois há mais de dez anos que o autor pedia às edições Dupuis que lhe dessem uma oportunidade de o fazer. Respeitando o passado de Lucky Luke, aproveitou como ponto de partida da história, a única limitação que a editora lhe impôs: a de não poder mostrar o cowboy solitário com um cigarro na boca. Como o próprio referiu: “quis assim descobrir o que levou Lucky Luke a deixar de fumar”. E esse é sem dúvida um aspecto muito bem conseguido por Bonhomme, que reúne neste livro vários tipos de personagens e vivências: um xerife, bandidos, uma linda donzela, saloon, diligência, índios, corrida ao ouro, oportunistas e injustiçados. Também não poderia faltar Jolly Jumper, o fiel amigo de Lucky Luke, que protagoniza uma cena bem ao seu estilo. 
Nota máxima para esta estreia d’A Seita na banda-desenhada franco-belga, numa edição que conta com duas capas diferentes, uma delas exclusiva das lojas FNAC, e um extenso caderno de extras sobre o desenvolvimento do álbum.
Não foi por acaso que "O Homem que matou Lucky Luke" ganhou o Prémio Saint-Michel para Melhor Álbum e prémio Escolha dos Jovens e prémio do Público no Festival de BD de Angoulême.
Para além deste livro, a editora A Seita tem previstas para 2020 mais duas obras de homenagem a Lucky Luke, realizadas por outros autores.
Se quiserem encomendar este livro, entre outros, a editora está a facilitar o envio sem custos de portes. Assim, na compra de apenas um livro, não cobram portes, na compra de dois livros oferecem também 10% de desconto e na compra de 3 livros, 20% (em livros seleccionados). É só encomendar através do email: aseita.encomendas@gmail.com