segunda-feira, 31 de agosto de 2020

New York Cannibals

 



A editora Ala dos Livros prepara-se para lançar mais uma novidade e desta vez em simultâneo com o lançamento para o mercado francófono. Trata-se de "New York Cannibals", já está disponível para encomendas, com entregas a partir de 11 de Setembro. 

A edição francesa considera esta obra uma One-Shot, mas sabe-se que quem lê o livro, vai querer também ler "Little Tulip" que retrata o início da história. "Little Tulip" será também assegurado para Portugal pela Ala dos Livros (previsto para 2021). Na linha de "A Mulher do Mágico" ou "Boca do Diabo", "New York Cannibals" é a mais recente obra do desenhador François Boucq e do escritor Jerome Charyn.

Eis a sinopse e algumas imagens do interior.

Vinte anos após a conclusão sangrenta de Little Tulip, Azami tornou-se polícia. Ganhou corpo e tomou demasiados esteróides. Por isso, quando encontra numa ruela o bebé que a sua condição física a impede de ter, decide adoptá-lo, tal como Pavel outrora fizera com ela. Entretanto, o velho tatuador fora apanhado pelo seu passado. Os fantasmas do Gulag ameaçam engolir os seus, e ele terá de usar tudo o que aprendeu para os enfrentar: a força mística da sua arte… e essa violência surda, que permanece a mesma, da Sibéria a Nova Iorque.





domingo, 30 de agosto de 2020

Leituras de férias - para quem gosta de História

Para quem gosta de História, tem aqui várias opções de leitura que retratam vários períodos mundiais ou nacionais. Tem "Estaline" da Gradiva, "A Voz dos Deuses", de João Amaral, editado pela Arcádia, que nos traz um episódio da História de Portugal, "Murena", da ASA, que nos transporta até à Roma da Antiguidade, "Levem-me nesse novo sonho", a história actualizada da cidade da Amadora, da Âncora Editora, pelas mãos do Mestre José Ruy e o recente "Aqui já houve algo", da Polvo, que partilha recordações de quem viveu a infância ou juventude na época em que havia muro de Berlim.







BDs da estante - 388



Este é um volume da série das viagens de Loïs, realizado pelo português Luís Diferr durante 6 anos, sob a batuta de Jacques Martin e que nos apresenta uma fantástica reconstrução dos principais centros de interesse de Portugal, entre o século XVII e o século XVIII. O destaque vai para os mais célebres edifícios do património arquitectónico da zona de Lisboa, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Palácio de Mafra. Um trabalho minucioso e de excelente qualidade. Histórico!

sábado, 29 de agosto de 2020

Leituras para férias - para quem gosta de ficção científica e de fantasia

Para quem gosta dos géneros fantasia e ficção científica, ficam mais umas sugestões de leituras para quem ainda está de férias ou para quem as vai começar. Descender, Sete para a Eternidade e The Wicked + The Divine, da G. Floy e o sétimo volume de Star Wars da editora Planeta. 





O Último Sopro dos Mortos

 


Conhecida por apostar em autores portugueses, a Escorpião Azul começa a diversificar e em este mês apresentou uma novidade com uma BD do italiano Davide Garota, que tem vindo a publicar obras em Itália e França. A versão portuguesa de "O Último sopro dos mortos" apresenta uma ilustração inédita, em relação à edição original e cada exemplar encontra-se numerado. Curiosos? Nós também depois de lermos a sinopse. E não tarda nada vamos mergulhar na história. 

Na Califórnia, após a morte da sua jovem esposa, o ex-boina verde Jerry Braxter embarcou na carreira de assassino profissional para conseguir pagar os caros tratamentos da sua filha que foi afectada por uma doença rara e que a transformou num vegetal. Um dia, ao voltar de mais um "trabalho", para a triste solidão do seu apartamento, encontra uma convidada inesperada: a Morte. Surpreendida pelas habilidades de Jerry, acaba por lhe oferecer um pacto: enquanto ele continuar a matar, a sua filha permanecerá viva e passará a ser considerado "o mensageiro da morte".







sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Leitura de férias - Verões Felizes

Ainda temos muitas sugestões para dar, mas a lista não ficaria completa sem falar na série Verões Felizes, da editora Arte de Autor. Foram já editados dois duplos álbuns, sendo que o segundo saiu este ano com os títulos "Menina Esterel" e "O Repouso do Guerreiro". A série, criada por Zidrou e Jordi Lafrebre mostra-nos de maneira real a honesta a vida de uma família tal como ela é, neste caso no período de férias. A vida bonita de pessoas que, ao longo do ano, trabalham arduamente para poderem gozar um merecido descanso no Verão.

Gostámos deste segundo livro tal como gostámos do primeiro e pelos mesmos motivos. Verões Felizes não contém lutas sangrentas, nem conspirações internacionais, nem mistérios, nem vinganças. Não tem  cowboys, vampiros, super-heróis, ou naves espaciais. Verões Felizes é de uma simplicidade desarmante, sobre a vida em família. Tem brigas entre irmãos, problemas de adolescência, paixões, uma avó autoritária e um avô compassivo, um pai criativo e brincalhão, uma mãe sempre presente, problemas com o trabalho, um carro de família emblemático e muitas peripécias. Mas sobretudo tem muito amor e boa disposição.

E é uma delícia ver como esta série nos faz voltar atrás no tempo e recordar as nossas próprias férias de infância e juventude e os momentos felizes que vivemos, através das vivências de Pierre, Madô, Julie-Jolie, Nicole, Louis, Pêpete e a mítica 4L.

Neste segundo volume, temos uma história passada no Verão de 1962 e outra no Verão de 1980. Tanto numa história como noutra, as ilustrações são tão bonitas que a Arte de Autor optou por preservar as capas e as contracapas das duas.

Se puderem, não percam! Esta série ensina-nos muito, principalmente a darmos valor ao que realmente tem importância.






Faithless - volume um

 


A G. Floy Portugal apresentou mais uma novidade. Trata-se do primeiro volume de Faithless, um comic que mistura os géneros erótico e fantasia, com argumento de Brian Azzarello, autor norte-americano e desenhos de Maria Llovet, artista espanhola. Faithless tem como protagonista a jovem Faith, que se encontra numa fase de auto-descoberta a vários níveis.

Faith gosta de fingir que percebe de magia. Os amigos dela acham piada - e um pouco esquisito, claro - mas faz parte do seu charme e da sua busca meio louca, por um propósito, num mundo que faz demasiado sentido. Faith acredita mesmo, sabe que tem dentro dela algum tipo de poder. E, claro, ela tem razão... Bastou apenas que ela esperasse que essa magia, essa tentação, esse algo desconhecido, a encontrasse... Resumindo, a vida de Faith é uma seca dos diabos - e o Inferno decidiu mudar isso.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Haverá um amanhã? - banda desenhada de Véte

Esta é mais uma novidade da editora Escorpião Azul. A distribuição acontecerá só em Setembro, mas "Haverá um Amanhã?" da autoria de Véte, estará disponível nas Feiras do Livro ou através de pedido feito directamente à editora pelo mail: editora.escorpiaoazul@gmail.com.

O autor, Véte, colabora desde 1996 com o Atelier de Banda Desenhada de Beja (mais tarde apelidado de Atelier Toupeira), com a Bedeteca e o Festival de BD. Tem participado em inúmeras exposições e festivais e é conhecido no universos dos fanzines, tendo participado em vários portugueses, espanhóis, mexicanos e americanos. 

Edita agora este livro "Haverá um amanhã?" com a Escorpião Azul e cujo resumo é este:

Era uma vez um desejo... O desejo de manipular uma tecnologia avançada e de origem "exótica" que não era suposto ser utilizada para benefício próprio... Quando um transportador muito especial aceita uma missão nova, não faz ideia de que vai colocar a sua vida em risco múltiplas vezes para poder recuperar um objecto antigo e misterioso, e muito menos que ao entregá-lo e receber algo em troca vai alterar toda a vida no seu planeta de forma inesperada.





Feiras do Livro

A de Lisboa começa hoje e a do Porto abre as suas portas amanhã. Estão aí as Feiras do Livro para felicidade dos amantes de leitura. Para quem gosta de banda desenhada é também uma excelente oportunidade, uma vez que ali se podem encontrar livros a preços convidativos, às vezes edições difíceis de conseguir, a possibilidade de completar colecções, enfim não são precisas muito mais razões para se gostar de um passeio pela Feira do Livro. Se bem que este ano terão outras normas, para cumprir as orientações de higiene e segurança.





quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Os Novos Mutantes - estreia hoje!

Chega hoje aos cinemas o filme "Os Novos Mutantes" da Twentieth Century Studios, em parceria com a Marvel Entertainment. Trata-se de um thriller de terror que tem como cenário um hospital isolado, onde um grupo de jovens mutantes é mantido enclausurado para acompanhamento psiquiátrico. Os cinco jovens são supervisionados por uma médica que os protege e acredita que os adolescentes são um perigo para eles próprios e para a sociedade, por isso fica de olho neles e esforça-se para os ensinar a controlar as suas habilidades mutantes que são as mais diversas: transformar-se em lobo, teletransporte, poderes de feitiçaria, projecção no ar a alta velocidade, poder solar e outras estranhas capacidades.

Dos cinco protagonistas destaca-se Maisie Williams (conhecida pela série Guerra dos Tronos) que interpreta a jovem Rahne Sinclair, também conhecida por Lupina.

Aqui ficam algumas imagens e quanto ao trailer, podem vê-lo aqui





O Árabe do Futuro 4

 


Ainda não lemos, mas seguramente será a próxima leitura, pois somos fãs desta história biográfica do autor Riad Sattouf, mundialmente aclamada e já premiada. Este quarto volume acaba de ser lançado pela Teorema e desta vez cobre os anos 1987-1992. Com um total de seis volumes, o autor acaba de concluir o quinto livro que sairá em Novembro no mercado francófono. Por agora vamos focar-nos no número quatro. Aqui fica a sinopse:
Com nove anos de idade no início da narrativa, neste tomo o pequeno Riad vai tornar-se adolescente. Uma adolescência tanto mais complicada quanto ele se sente completamente dividido entre as suas duas culturas - a francesa e a síria - e assiste à progressiva deterioração da relação entre os pais.
O pai foi trabalhar sozinho para a Arábia Saudita e, após uma peregrinação a Meca, vira-se cada vez mais para a religião... A mãe, cansada de o seguir para todo o lado durante anos, não consegue suportar esta inclinação religiosa do marido e regressa a França com os filhos... Até que o marido aparece inesperadamente para levar de novo toda a família para a Síria.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Leituras de férias - para quem gosta de terror

Para quem gosta de histórias de terror e de cortar a respiração, aqui ficam as nossas sugestões de leitura de férias. Os três últimos volumes da premiada série Gideon Falls e os dois últimos da série igualmente premiada Harrow County. Edições da G. Floy Portugal.






Stumptown - a banda desenhada que inspirou a série de TV


A editora G. Floy editou recentemente o primeiro volume de Stumptown, com o título "O caso da rapariga que levou o champô (mas deixou o carro). Este policial contemporâneo tem como protagonista Dex Parios, uma detective que tem como ponto fraco o vício do jogo.
A série é escrita por um dos grandes nomes do género policial, Greg Rucka e os desenhos são da responsabilidade de Matthew Southworth. Foi nomeada para uma Eisner para Melhor Nova Série e serviu de base à série de televisão Stumptown, da ABC, com Coby Smulders no papel de Dex.
A acção passa-se na cidade de Portland, no Estado de Oregon, nos Estados Unidos e aqui fica a sinopse:
Dex Parios é a detective que se esconde sob o nome Stumptown Investigations, e uma investigadora privada talentosa. Infelizmente, é bem menos hábil ao jogo que a resolver casos, e a sua mais recente maré de azar deixou-a com uma enorme dívida no casino das Tribos Confederada da Costa do Vento. Mas talvez a sua sorte esteja a mudar... Sue-Lynne, a directora do casino, está disposta a pagar a dívida se Dex conseguir encontrar a sua neta desaparecida. Será esta a maneira de Dex sair do buraco, ou estará ela a cavar um bem mais fundo e mortal?

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Leituras de férias - Para fãs da Netflix

 Três séries da Netflix. Três sugestões de leitura em banda desenhada. Aqui ficam mais estas sugestões para quem está de férias (e não só!). Das editoras G. Floy, ASA e DEvir, respectivamente.

Edição da G. Floy Portugal

Edição da ASA

Edição da Devir

Baby Blues 37

 


A Bizâncio alegrou o nosso Verão com a chegada de mais um livro da série Baby Blues, uma das nossas preferidas. Com um título escolhido a dedo para a época que estamos a passar "Vá para fora cá dentro", este 37.º volume continua com grande mestria dos autores, a mostrar-nos o frenético dia-a-dia da família McPherson. Os três filhos pequenos proporcionam desafios diários aos pais Darryl e Wanda, principalmente à mãe que por vezes tem dificuldade em lidar com as emoções que variam entre o amor maternal, a loucura, a irritação e a exaustão. As queixinhas da Zoe, as patifarias do Ham (que ainda por cima começa a aprender a tocar bateria) e a pequenina Wren a tornar-se cúmplice dos irmãos, levam por vezes os pais ao desespero.