sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Leitura de férias - Verões Felizes

Ainda temos muitas sugestões para dar, mas a lista não ficaria completa sem falar na série Verões Felizes, da editora Arte de Autor. Foram já editados dois duplos álbuns, sendo que o segundo saiu este ano com os títulos "Menina Esterel" e "O Repouso do Guerreiro". A série, criada por Zidrou e Jordi Lafrebre mostra-nos de maneira real a honesta a vida de uma família tal como ela é, neste caso no período de férias. A vida bonita de pessoas que, ao longo do ano, trabalham arduamente para poderem gozar um merecido descanso no Verão.

Gostámos deste segundo livro tal como gostámos do primeiro e pelos mesmos motivos. Verões Felizes não contém lutas sangrentas, nem conspirações internacionais, nem mistérios, nem vinganças. Não tem  cowboys, vampiros, super-heróis, ou naves espaciais. Verões Felizes é de uma simplicidade desarmante, sobre a vida em família. Tem brigas entre irmãos, problemas de adolescência, paixões, uma avó autoritária e um avô compassivo, um pai criativo e brincalhão, uma mãe sempre presente, problemas com o trabalho, um carro de família emblemático e muitas peripécias. Mas sobretudo tem muito amor e boa disposição.

E é uma delícia ver como esta série nos faz voltar atrás no tempo e recordar as nossas próprias férias de infância e juventude e os momentos felizes que vivemos, através das vivências de Pierre, Madô, Julie-Jolie, Nicole, Louis, Pêpete e a mítica 4L.

Neste segundo volume, temos uma história passada no Verão de 1962 e outra no Verão de 1980. Tanto numa história como noutra, as ilustrações são tão bonitas que a Arte de Autor optou por preservar as capas e as contracapas das duas.

Se puderem, não percam! Esta série ensina-nos muito, principalmente a darmos valor ao que realmente tem importância.






1 comentário: