segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Foram lançadas mais três novidades da G. Floy!

Ainda esta manhã falámos de uma das edições recentes da G. Floy e para a semana chegam mais três novidades (disponíveis nas bancas a partir de 9 de Dezembro e logo de seguida nas lojas especializadas). E são elas o volume quatro da série Gideon Falls, o segundo volume de Stumptown e Pulp, um romance gráfico original da dupla de sucesso Ed Brubaker e Sean Phillips, que conta uma incrível história de um velho cowboy que vai à cidade e tem uma última oportunidade de ser o herói da sua própria história. 

Havemos de falar com maior detalhe de cada um destes dois livros, mas mostramos já as capas.



Novos X-Men - volume 3

Recentemente a G. Floy editou o terceiro volume dos Novos X-Men. Com o título "Ómega" este livro reúne os títulos da série  134 e 135 e conta com argumento de Grant Morrison e arte de Frank Quitely, Keron Grant, Phil Jimenez e Chris Bachalo. Com excelentes ilustrações e um enorme impacto visual nos mais diversos ambientes, em Ómega, vai constatar-se que, por vezes, os maiores inimigs dos mutantes são... outros mutantes! Porque algumas ameaças vêm do interior.

Ficam aqui algumas imagens e o resumo do volume.

Ómega - O Instituto do Professor Xavier é um santuário, um lar para jovens mutantes oprimidos por um mundo que não os compreende. Mas o inimaginável acontece quando um dos alunos assume o nome de Kid Ómega, e decide conquistar a escola. Entretanto, a relação entre Emma e Ciclope ameaça causar mais uma fenda profunda entre mutantes, que irá ameaçar os X-Men. Mutante contra mutante numa explosão de violência... poderá a escola sobreviver? Na segunda parte desta saga, Wolverine, Ciclope e o enigmático mutante conhecido como Fantomex viajam para o outro lado do mundo à procura da chave para o seu passado, e da revelação dos segredos mutantes. Mas o que irão encontrar no interior do misterioso e letal programa Arma X será bem mais assustador do que os seus piores pesadelos.





domingo, 29 de novembro de 2020

BDs da estante - 401

 


Este é o segundo volume da série Eternus 9 da autoria de Victor Mesquita intitulado A Cidade dos Espelhos. Infernal, metafórica do que há de pior nas sociedades actuais, violentamente vivida por dois homens à procura de um terceiro, esta é a história que atravessa a primeira visita de Eternus 9 à terra natal dos pais na demanda dos seus corpos.

sábado, 28 de novembro de 2020

O autor Antonio Altarriba cria Fundação para apoiar os argumentistas de banda desenhada

 


Apesar dos tempos difíceis há sempre forças para seguir em frente. Foi o que fez o conhecido argumentista espanhol Antonio Altarriba. Acabou de criar a Fundación El arte de volar - Fundação Arte de Voar. A Arte de Voar, é um título de uma novela gráfica da sua autoria, com desenhos de Kim (já editada no mercado português) e que fala da sua infância e da história do seu pai, que se suicidou, tragédia que marcou profundamente o autor.
A Fundação recentemente criada a que Altarriba preside, tem como objectivo promover a criação e a investigação na área da banda desenhada, em especial ao nível do argumento, apoiando especialmente novos autores e investigadores.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Mulheres sem Medo - uma novela gráfica sobre 150 anos de luta pelos direitos das mulheres

 


"No século XIX, as mulheres e os homens tinham vidas muito diferentes". Este é o ponto de partida para Mulheres sem Medo, o novo livro da ensaísta e jornalista Marta Breen e da ilustradora Jenny Jordahl. Uma novela gráfica editada pela Bertrand e já disponível nas livrarias, sobre os 150 anos do feminismo, as suas principais figuras e as causas que defende. 
Neste livro, as autoras abordam, com sentido de humor e poder de síntese, 150 anos de coragem, garra e visão de quem lutou e ainda luta pelos direitos das mulheres à volta do globo. Quinze décadas de activismo pelo direito ao voto, ao aborto e à contracepção, de reinvidicações por algo tão simples como a liberdade e a igualdade, a educação e o direito ao próprio rendimento – sem esquecer a defesa do casamento gay e o movimento #metoo.







quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Blake & Mortimer estão de regresso com O Grito do Moloch - tomo 27



Já está disponível a nova aventura da dupla Blake & Mortimer, a 27.ª com o título “O Grito do Moloch”. Editada pela ASA em simultâneo com França, no passado dia 20 de Novembro, esta aventura não é nem mais nem menos que a continuação do título editado em 2013  “A Onda Septimus”. Com argumento de Jean Dufaux, desenhos de Christian Cailleaux e Étienne Schréder e cor de Laurence Croix, "O Grito do Moloch" conjuga ficção científica, aventura e loucura, que retratam uma Londres eterna, digna d’ A Marca Amarela. A conhecida série de BD franco-belga Blake & Mortimer foi lançada em 1946 pelo mestre Edgar P. Jacobs e constitui, ainda hoje, um verdadeiro fenómeno editorial estando traduzida em 17 línguas. Mas nem tudo é pacífico, pois a continuação de séries de autores lendários já falecidos, como Jacobs em Blake & Mortimer não é consensual, ainda mais que os vários álbuns pós-Jacobs já tiveram vários argumentistas e desenhadores, alguns com sucesso outros que desiludiram, o que leva por vezes a grandes discussões. Em nossa opinião concordamos com a continuação das séries, mas é fundamental preservar a qualidade e respeitar a forma como o autor criou todo o universo das suas personagens. Este álbum tem uma dos personagens fundamentais neste universo de Blake & Mortimer, o grande Olrik!

A versão portuguesa terá duas edições com capas diferentes, sendo uma destinada ao mercado em geral e outra destinada à venda exclusiva na FNAC.

Aqui fica a história:
Em "A Onda Septimus", a ameaça de um engenho extraterrestre, baptizado de Orfeu, foi ultrapassada graças ao sacrifício de Olrik. Desde então, o “coronel” vive em reclusão num asilo psiquiátrico. Ao tentar chamar à razão o seu velho adversário, Philip Mortimer utiliza a célebre expressão do xeque Abdel Razek (“Por Hórus, para!”) e descobre que existe um outro Orfeu. A bordo de um cargueiro transformado em laboratório secreto, Mortimer encontra o estranho piloto desta máquina vinda de outro mundo: um alienígena com forma humana, sombrio e 
hierático, a que os cientistas deram o nome de “Moloch”, a divindade bíblica. Mas as reações deste Moloch, bem como os hieróglifos que deixa por onde passa e que constituem outras tantas mensagens indecifráveis, fazem temer o pior. Mais uma vez a capital britânica está em perigo. A menos que Olrik se disponha novamente a fazer de herói…




quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Campanha de Crowdfunding: queres fazer parte de uma nova série de banda desenhada?


Chegou-nos esta informação da parte da Biblioteca Municipal José Saramago, de Odemira. Trata-se de um projecto da Patrícia Costa, para o qual é solicitada ajuda de amantes de BD e não só.

E diz a Patrícia: Gostava que conhecesses um projecto que estou a desenvolver - o primeiro livro de banda desenhada de uma série idealizada há alguns anos. Chama-se Crónicas de Enerelis, volume 1 "O Prelúdio" e o objectivo é angariar 1.500€ para a sua impressão em gráfica e lançamento.

Os fundos estão a ser angariados através do PPL, uma plataforma de Crowdfunding (financiamento colaborativo) e se quiserem saber mais sobre a história e campanha, podem visitar o link www.ppl.pt/enerelis ou enviar um mail à autora para cdenerelis@gmail.com

Também podem espreitar as páginas Crónicas de Enerelis e cdenerelis, no Facebook e no Instagram. 

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Aurora Boreal (vol.3) #2 e #3

 

Estão já disponíveis o segundo e o terceiro livro-de-cordel do ciclo "Aurora Boreal e o Circulo Imperfeito" de José de Matos-Cruz. O segundo, edição de Outubro, intitula-se "O tempo caprichoso" e inclui ilustrações de João Mascarenhas, Isabel Aboim, Fernando Vilhena de Mendonça e José Ruy. Quanto ao terceiro, editado em Novembro, "A fútil conspiração", conta com a participação de João Mascarenhas, Fernando Vilhena de Mendonça, Maria João Worm e Susana Resende. 

Ambas as edições são da Apenas Livros.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Alix Senator - novo álbum da série

 


A editora Casterman editou o 11.º volume da série Alix Senator. Neste título, "L'Esclave de Khorsabad", Alix volta regressa à sua juventude. Já há vários anos que Alix não punha os pés em Khorsabad. Tal como outrora, Alix é novamente feito prisioneiro. Um senhor local, Barzapharnès, é quem comanda a detenção de Alix, de modo a provocar uma nova guerra com Roma e encontrar o tesouro mítico da cidade, o qual ele pensa que Alix conhece a localização.

Entre as lembranças de outros tempos e o dever de impedir um novo conflito, Alex vai conhecer novas aventuras naquela cidade.



domingo, 22 de novembro de 2020

BDs da estante - 400

 


Se existe alguma maneira de aprender história da humanidade, a banda desenhada é uma delas, e este livro é um bom exemplo. Da autoria de Larry Gonick, a história vai desde o nascimento da China até à Queda do Império Romano. De recordar que existe o volume anterior A História do Universo em BD, que nos conta a história desde o Big Ben até ao Alexandre o Grande. Muito elogiado por muitos, este é um livro bem disposto, onde podemos aprender muito.

sábado, 21 de novembro de 2020

Prémios dos Galardões da BD sofrem adiamento


Já havíamos percebido que ainda não tinham sido anunciados os vencedores dos Galardões da BD, ligados ao evento Comic Con Portugal, apesar de ter sido anunciado que não deixariam de acontecer, ainda que o festival tivesse sido cancelado na sua versão normal e presencial.

No entanto, esta semana a organização anunciou oficialmente o adiamento dos Prémios dos Galardões da BD, em consonância com o seu mandatário, Mário Freitas, justificando esta decisão pelo "arranque tardio do processo devido às incertezas que têm caracterizado 2020."

Embora estes prémios fiquem adiados, a organização garante que nenhum livro editado nos últimos doze meses ficará de fora na edição do próximo ano. 

Sabendo que a pandemia tem sido devastadora a vários níveis e a banda desenhada também não tem sido poupada, resta-nos lamentar mais este cancelamento/adiamento pois sabemos que faria seguramente a diferença junto dos autores, editores e livreiros portugueses. Aguardemos por melhores ventos e marés e que 2021 restitua o máximo de coisas nos lugares certos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Rio - A nova colecção de BD ASA/Público começa dia 10 de Dezembro

 

Capa do n.º 1

A próxima colecção de BD resultante da parceria ASA/Público intitula-se RIO e é editada pela primeira vez em português, já a partir de dia 10 de Dezembro, passando a sair quinzenalmente (às quintas-feiras).
RIO é uma colecção composta por quatro volumes e conta com argumento de Louise Garcia e desenho de Corentin Rouge. Trata-se de uma saga urbana que percorre impiedosamente as intrincadas ruas do Rio de Janeiro, pondo a nu uma realidade brutal que mais não é do que um retrato acutilante da sociedade brasileira contemporânea.

As personagens são os irmãos Rubeus e Nina. Ambos nasceram numa das maiores favelas do Rio de Janeiro. Os dois ficam por sua conta no dia em que a sua mãe é assassinada por Jonas, um polícia corrupto do qual ela era informante e amante.

Apanhados por Bakar, juntam-se a um grupo de crianças de rua. Entre pobreza e violência, pequenos truques parecem ser a única forma de sobrevivência. No entanto, outra alternativa surge: a da adopção por uma família rica. Assombrado pelo assassinato da sua mãe e agora responsável pela sua irmã mais nova, Rubeus passa assim da pobreza das favelas e das ruas para a classe média alta brasileira e ficando a conhecer os diferentes lados de uma sociedade mista, brutal e desigual.




Já saiu o volume 2 das Novas Aventuras de Bruno Brazil!

A Gradiva acaba de editar o segundo volume da colecção As Novas Aventuras de Bruno Brazil. Esta é a continuação da história Black Program, de Philippe Aymond e Laurent Frédéric Bollée, iniciada no primeiro volume e em que "os agentes da Brigada Caimão, do WSIO, têm em mãos um caso sério de ameaça à segurança nacional." Pelo meio, todas as componentes que criam um imperdível thriller cheio de suspense, com acção e crimes sofisticados.







quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Calvin & Hobbes celebram 35 anos!

 


Estas duas incríveis personagens, Calvin & Hobbes cumpriram ontem 35 anos de vida. Da autoria do norte-americano Bill Watterson, as tiras humorísticas foram publicadas em jornais do mundo inteiro (mais de 2000!!) entre 18 de Novembro de 1985 e 31 de Dezembro de 1995 e foram premiadas várias vezes.

Foi o caso de Angoulême: em 2014 Bill Watterson recebeu o grande prémio do festival e nós tivemos a felicidade de ver ao vivo, na edição de 2015, uma extraordinária exposição sobre o autor e esta série de que somos fãs.



quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Festival de Angoulême 2021 realiza-se em duas fases

 


A 48.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, devido à pandemia, irá realizar-se em duas fases.

A primeira nas datas habituais, mas apenas em dois dias, 29 e 30 de Janeiro, datas em que darão destaque e serão conhecidos os vencedores dos prémios oficiais e dos prémios associados como o "Prix Goscinny". Uns meses mais tarde, de 24 a 27 de Junho, caso as condições necessárias se verifiquem, a organização do festival irá apresentar propostas artísticas inéditas.

No site https://www.bdangouleme.com/ já podem conhecer as obras e os autores seleccionados para os prémios 2021.


terça-feira, 17 de novembro de 2020

Sapiens - o primeiro volume da adaptação para novela gráfica


O livro era já um bestseller internacional. E agora surge numa adaptação para novela gráfica. O argumento é, claro da autoria de Yuval Noah Harari com coautoria e adaptação de David Vandermeulen e as ilustrações, muito expressivas, eficazes e com várias paletas de cores, são da responsabilidade de Daniel Casanave.

Este primeiro volume de Sapiens - História Breve da Humanidade (num total de quatro) é uma obra carregada de humor e originalidade, editada pela Elsinore, chancela da editora 2020. De uma forma divertida e dinâmica, como um simples símio acabaria por se tornar o rei do planeta Terra, capaz de dividir o átomo, voar até à lua e manipular o código genético da vida. 

Há cem mil anos, caminhavam pela Terra pelo menos seis espécies diferentes de humanos. Nos dias de hoje existe apenas uma: o Homo Sapiens. O que aconteceu aos outros? E o que nos acontecerá a nós? Este livro ensina-nos de uma forma simples e de fácil compreensão, vários aspectos da evolução da humanidade. É, por isso, uma boa oportunidade para, de uma forma divertida, apresentar o universo a novos leitores, visto aos olhos de Yuval Noah Harari, considerado como um dos intelectuais mais influentes da actualidade. 

Ficam aqui algumas imagens, mas podem também espreitar um pequeno filme sobre o livro aqui






segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Comércio com História - um livro cheio de estórias e belíssimas ilustrações

Este livro complementa a plataforma "COMÉRCIO COM HISTÓRIA de portas abertas para o futuro" e constitui uma selecção do Inventário Nacional das Lojas e outras entidades históricas nacionais. A edição foi promovida pela Direcção-Geral das Actividades Económicas - Ministério da Economia e os textos sobre os estabelecimentos foram produzidos pelas Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto. Ao todo são 50 estabelecimentos históricos aqui magnificamente desenhados por 20 ilustradores integrados no projecto Urban Sketchers, como Paulo J. Mendes, que conhecemos do livro "O Penteador".

Desde a Casa Havaneza à Pérola do Bolhão, desde a Livraria Lello à Bertrand, desde os Pastéis de Belém ao Majestic Café, são muitos os locais emblemáticos que fazem parte da nossa história e constam neste livro. Vale bem a pena ver e ler esta publicação.

Podem saber mais em www.comerciocomhistoria.gov.pt