terça-feira, 8 de junho de 2021

Cartoon Xira 2021 já abriu as portas!

 


A 22.ª edição da Cartoon Xira já abriu as portas, a 6 de Junho, e estará patente no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, até dia 29 de Agosto, com a retrospetiva dos melhores cartoons publicados no ano de 2020. Esta que é uma das maiores e mais prestigiadas exposições dedicadas ao Cartoon no nosso País, apresenta duas mostras expositivas “Cartoons do Ano 2020” e “Rosstoons”, de Ross Thomson. 

“Cartoons do Ano 2020” reúne trabalhos de alguns dos maiores cartoonistas portugueses da atualidade. Na edição de 2020, voltamos a contar com a presença de dois cartoonistas vila-franquenses, António Antunes – que desde a primeira edição colabora com a Câmara Municipal e comissaria esta Exposição – e Vasco Gargalo, a que se juntam André Carrilho, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro, Cristiano Salgado, Cristina Sampaio, Nuno Saraiva e, pela primeira vez, o cartoonista João Fazenda.

“Rosstoons” é da autoria do escocês Ross Thomson, o convidado internacional desta que já é a 22.ª edição da Cartoon Xira. Ross Thomson conta com uma longa e prestigiada carreira, os seus desenhos cheios de cor e bom humor prometem estimular o pensamento crítico e leve de quem visite esta mostra expositiva. Nos últimos anos tem vindo a participar em concursos de cartoons, tendo conquistado mais de 100 prémios e distinções.

A par destas duas exposições, a Cartoon Xira este ano conta com uma terceira mostra. Trata-se da exposição "Europa à Vista?", que decorre na Fábrica das Palavras, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) em 2021.

Esta mostra expositiva é composta por 100 desenhos do cartoonista grego Michael Kountouris, que marca a actualidade e a reflexão sobre a União Europeia dos nossos dias, tendo em conta, temas como o Brexit, a imigração, as alterações climáticas e da economia, para além da necessidade premente de definir e implementar estratégias consertadas de combate à pandemia de Covid-19.

Michael Kountouris já conta com uma carreira com mais de 30 anos, tendo sido muitas vezes premiado através dos desenhos humorísticos.



Sem comentários:

Enviar um comentário