sábado, 5 de junho de 2021

Já são conhecidos os três finalistas para o Grande Prémio de Angoulême


Desde 2014 que o Grande Prémio de Angoulême é atribuído a um argumentista ou desenhador, que é nomeado e votado pelos seus pares, ou seja, uma comunidade de autoras e autores profissionais de banda desenhada.

Este ano, já decorreu a primeira selecção, que decorreu de 27 de Maio a 1 de Junho e de onde saíram três finalistas:

Pénélope Bagieu (França), Catherine Meurisse (França e Chris Ware (Estados Unidos) são os três escolhidos e de 8 a 14 de Junho decorrerá a votação final. O vencedor, escolhidos entre estes três nomes, será anunciado a 23 de Junho.

Entre os nomeados, conhecemos melhor o trabalho de Pénélope Bagieu, cuja obra "As Destemidas", que já venceu em 2019 o Prémio Eisner, foi editada em Portugal pela Levoir, em 2018, na colecção "Novelas Gráficas".

Chris Ware também é já um autor muito premiado e se não conhecem a sua obra, de certeza reconhecerão o seu estilo nas capas da revista New Yorker (desde 1999 já desenhou 25 capas da famosa revista).

Catherine Meurisse, depois de vários anos ligada a diversos jornais (trabalhou no Charlie Hebdo), após o atentado naquele jornal, dedicou-se em exclusivo à banda desenhada.


Sem comentários:

Enviar um comentário