sexta-feira, 11 de junho de 2021

Leitura de Gus, uma divertida viagem pelo faroeste

 

Uma das nossas leituras recentes foi este primeiro volume de "Gus", intitulado "Nathalie", editado em Portugal pela Gradiva. Esta obra de Christophe Blain, surpreendeu-nos pela positiva. Se por um lado, à primeira vista, os desenhos nos parecem um pouco estranhos, rapidamente interiorizamos aquele estilo caricatural em que as características físicas dos três protagonistas são exageradas. O cabelo ruivo espetado só dos lados, o nariz comprido quase a fazer lembrar o Pinóquio ou um queixo proeminente, são exemplos desse estilo do autor.

Quanto ao argumento, Blain leva-nos a uma viagem pelo faroeste profundo, onde não falta humor (negro), sarcasmo e uma linguagem por vezes um pouco devassa, por parte dos três amigos, que sendo bandidos, não deixamos de nutrir simpatia por todos ao longo das páginas. Um deles, é mesmo casado e pai de família, o que vai contrastar com os outros dois, sempre na tentativa de engatar belas mulheres. Mas isso não quer dizer que o casado também não se envolva em aventuras.

O livro lê-se com gosto, uma leitura divertida e agradável, onde vamos assistindo às aventuras de saloons, assaltos e tiros de revólveres, mas também às peripécias amorosas de Gus, que arrasta os amigos para os seus planos infalíveis.







Sem comentários:

Enviar um comentário