sexta-feira, 4 de junho de 2021

Leitura de Orwell - uma extraordinária biografia em banda desenhada

 


Que grande livro de banda desenhada! Grande no sentido de extraordinário. Para quem é amante da nona arte este é mesmo um livro imperdível.

Tivemos o grato prazer de ler o álbum este feriado e ficámos rendidos. Não é em vão que a editora Ala dos Livros, a descreve como obra prodigiosa. É que é mesmo!

Trata-se da biografia de George Orwell, com argumento de Pierre Christin (conhecido autor da mítica série Valérian) e desenho de Sébastien Verdier. Como se não bastassem estes ingredientes, o livro conta ainda com a participação de outros autores como Juanjo Guarnido, Butch, André Juilard, Enki Bilal, Manu Larcenet e Olivier Balez.

Recentemente saíram tantas adaptações e derivações das suas obras em banda desenhada, que é mais do que oportuno lermos agora a biografia de George Orwell, um dos escritores mais célebres do século XX. Tornou-se famoso graças a obras como O Triunfo dos Porcos ou 1984 (que escreveu em 1948 e para o título trocou os dois últimos números), onde antecipou há mais de 70 anos, o seu profético Big Brother, o controlo dos media, a Internet e a manipulação dos dados pessoais. 

Porém, se escreveu livros incríveis, a sua vida também dava um livro, dada as suas múltiplas facetas. E é a sua vida fora do comum que conhecemos neste livro. Christin e Verdier mostram-nos os aspectos mais marcantes da vida do escritor, que estudou em Etron, foi polícia na Birmânia, jornalista, anti estalinista e que combateu na Guerra Civil Espanhola ao lado das milícias de POUM.

O seu percurso de vida influenciou a sua obra literária e vamos tendo nota disso mesmo no decorrer das páginas. Da infância até à sua morte lemos de um fôlego a sua história incrível, desde a altura em que ainda não tinha adoptado o nome pelo qual ficou conhecido (o seu verdadeiro nome era Eric Blair). Ficamos a conhecer também um pouco do seu lado pessoal, que envolve a mulher da sua vida e o seu filho adoptivo.

Do ponto de vista visual, o livro é igualmente irrepreensível. A maioria das páginas são a perto e branco, com exímios desenhos de Verdier, pontuadas aqui e ali com cores para realçar certas imagens, e a participação dos nomes que indicámos acima também se distinguem pela cor e pelo estilo próprio, criando pausas na narrativa, de modo a introduzirem as grandes obras que marcaram a trajetória de Orwell. A história é complementada com textos do próprio escritor (que se distinguem no livro pelo tipo de letra mecanuscrita).

Por tudo isto, voltamos a repetir: que grande livro de banda desenhada!









Sem comentários:

Enviar um comentário