segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Comic Con 2022 está de volta em Lisboa entre 8 e 11 Dezembro


De 8 a 11 de dezembro de 2022 no Parque das Nações estará de volta aquele que é o Maior Festival de Cultura Pop do país! Já então disponíveis os bilhetes e aproveita a campanha de Early Bird (bilhetes limitados). 👉🏻 Tickets em t.ly/PYGr

Tertúlia BD Lisboa regressa amanhã


A Tertúlia BD Lisboa está de regresso. Amanhã, pelas 20 horas, vários amantes da nona arte juntam-se para jantar, conviver e falar das novidades. A convidada especial deste encontro será a Joana Rosa, autora do livro "The Mighty Gang" e cofundadora do estúdio Jankenpon (onde a história já tinha sido publicada), de onde entretanto já saiu, criando a sua própria editora, a Djinn.

Desta vez a Tertúlia irá decorrer no Restaurante Maracanã (Av. Fontes Pereira de Melo, 45. Lisboa. Ou Rua Pinheiro Chagas 1, Lisboa 1050-174. Fica na esquina das duas).

Quem estiver interessado, terá de confirmar antes de ir, para garantir o seu lugar (e jantar).

domingo, 27 de fevereiro de 2022

BDs da estante - 466


Compilado neste livro está o melhor da arte produzida para Under Siege. Variados esboços, ilustrações, imagens 3D e esquemas mostram algum do trabalho que está por detrás da execução final de cada um dos muitos personagens, armas, acessórios e cenários. Está também incluída a BD que foi distribuída apenas digitalmente e que serve de introdução ao universo de Under Siege. Uma edição da ASA, de Andrade e Pina.

sábado, 26 de fevereiro de 2022

A invasão russa à Ucrânia aos olhos dos ilustradores

Não podendo fazer nada e com a frustração do sentimento de impotência, muitos vão publicando mensagens de revolta pela invasão de Putin à Ucrânia e de pesar e solidariedade para com o povo ucraniano. É o caso de muitos desenhadores e cartoonistas que usaram já o seu talento para passarem a sua mensagem. Porque muitas vezes os desenhos dizem mais que mil palavras, aqui ficam algumas das imagens que já vimos a circular nas redes sociais.
A autoria das imagens pela ordem que se segue: Raquel Pina Design & Illustration, As crianças são muito infantis, Milo Manara, Luís Louro, Riad Sattouf, André Carrilho, Henrique Monteiro (HenriCartoon) e Vasco Gargalo.










sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Coimbra BD 2022 com data marcada para daqui a 1 mês: 25 a 27 de Março!

 


Já muitos terão sabido, mas as coisas boas devem partilhar-se! A Coimbra BD - Mostra Internacional de Banda Desenhada está de regresso e com data marcada para 25 a 27 de Março.

Aguardamos com expectativa saber qual a programação.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Novidade: Porto Editora edita "Os Piores Pais do Mundo"

Chegou recentemente às livrarias editado pela Porto Editora, o mais recente livro do humorista britânico David Walliams - "Os Piores Pais do Mundo".

Depois de ter dado a conhecer "As Piores Crianças e Piores Professores do Mundo", David Walliams revela agora quais são "Os Piores Pais Do Mundo".

Este registo que tem cativado muitos jovens leitores no nosso país, David Walliams e Tony Ross revelam quem são os piores, la crème de la crème, o top 10 indiscutível do arrelio dos filhos. Em dez contos hilariantes, há lugar para tudo: para os que cheiram mal dos pés, os que não conseguem parar de se gabar, os viciados em velocidade e os que também são professores dos filhos… Um livro que corre o sério risco de se tornar o preferido lá de casa, com histórias exemplares para os mais velhos. Sim, porque os mais velhos também fazem asneiras!

David Walliams é autor de mais de 18 títulos para jovens e crianças, sendo uma das referências no que diz respeito à literatura juvenil: vendeu mais de 45 milhões de exemplares e está traduzido em mais de 55 línguas. Em Portugal, nove dos seus livros foram já incluídos no Plano Nacional de Leitura: Avozinha Gângster, Doutora Tiradentes, A terrível Tia Alberta, A incrível fuga do meu avô, Sr. Pivete, Koiza, As Piores Crianças do Mundo 1 e 2 e Está uma cobra na minha escola.

Venceu, por três vezes, o The Red House Children’s Book Award, o único prémio inglês decidido por crianças.






 




A opinião de Miguel Cruz sobre: “Natures Mortes”, de Zidrou e Oriol


Esta vai passar a ser uma nova rubrica de opinião escrita pelo Miguel Cruz (tem sempre uma crónica nas edições em papel do Juvebêdê) e que em virtude de adquirir muita BD original, está sempre actualizado nas novidades que existem ou existirão noutros países e por isso poderá dar a sua opinião sobre o que leu.

Para começar aqui fica a opinião do álbum  "Natures Mortes” - (Naturezas Mortas) - Dargaud

“Natures Mortes” é mais um livro para o qual se prevê a edição em Portugal pela parceria da Arte de Autor/A Seita. Devo referir que é uma edição para final de 2022 ou início de 2023, mas que me surpreendeu bastante. Não me entendam mal, é uma ótima notícia, é uma muito boa BD e estas edições são sempre bem vindas. Talvez estranhe por ser já uma edição em língua original de 2017, que já li há bastante tempo e de não ter sido dos livros de maior destaque na altura. Enfim, o tema merece celebração sem qualquer hesitação.

Com texto de Zidrou - durante uma época foi um daqueles autores bombeiros, que acorria a todas as urgências - autor que recuperou, entre outros, Ric Hochet (pobre nanar, gastou a última das suas 9 vidas), Léonard ou Clifton, e que em Portugal tem feito sucesso com “Verões Felizes” e ainda  “A Fera” (com desenho  de Frank Pé); e desenho do espanhol Oriol, “Natures Mortes” é uma obra bem conseguida da relação de um artista com a sua musa, na Barcelona do fim do século XIX.

Todo o álbum é o tratamento da arte, todo o álbum é cor, inspiração artística. Cada vinheta procura ser uma obra de arte, uma pintura, uma expressão de sentimentos em detrimento do movimento ou da ação. É uma obra ficcional, construída como uma biografia, que sendo aparentemente uma história de amor é, efetivamente, uma narrativa do domínio fantástico, cativante, bela, com um ambiente adequado à época e ao local.

A linha condutora da história é relativamente simples, tendo o desenhador aproveitado de uma grande liberdade para nos entregar pranchas extremamente apelativas, numa história que envolve dois pintores, uma musa, um inspetor de polícia e ainda um corpo desaparecido. Apesar das dívidas Balaguer não aceita a oferta por um quadro que pintou da sua amada e musa Mar. Mas Mar desapareceu há alguns meses, e o comportamento do pintor é, no mínimo, suspeito. Mas nem tudo o que parece é…

Curiosidades:

Na capa do álbum, a modelo lê "Crime e Castigo", de Dostoévsky.

Zidrou é um bom contador de histórias - aliás, uma das suas mais recentes séries está a fazer sucesso em França - “Shi” - e Oriol é o desenhador adequado para esta história (ou será ao contrário?).

Espero que continuemos a ter tão boas notícias editorias no nosso universo BD português quanto esta.






quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Uma novidade e duas reedições da Gradiva BD

A Gradiva já tem disponível o quarto volume da série "O Guardião" - Agente Secreto do Vaticano, com o título "A persistência do passado". Havemos de falar com maior detalhe sobre este novo álbum de François Boucq e Yves Sente.

Para além desta novidade, duas reedições da Gradiva a assinalar: "É um mundo mágico" o décimo quarto e último livro Calvin & Hobbes, lançado pela primeira vez em Outubro de 1996 e "Introdução à Filosofia em Banda Desenhada", de Michael F. Patton e Kevin Cannon, lançado pela primeira vez em Maio de 2018. Boas leituras!



A Banda Desenhada chegou à rádio! - "Pranchas e Balões" na Antena 1

 


Estreou ontem um programa de rádio semanal, dedicado à Banda Desenhada, intitulado "Pranchas e Balões". Da autoria de Rui Alves de Sousa, o programa vai para o ar todas as terças-feiras (excepto em dias de jogo) depois das notícias das 20 horas.

No primeiro episódio, houve BD italiana, um novo western, um clássico incontornável e ainda as histórias de vida do Mestre José Ruy.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Faleceu o desenhador espanhol Miguel Gallardo (1955-2022)

 



Mais um nome da Banda Desenhada que parte cedo demais. Miguel Gallardo, conceituado desenhador espanhol, faleceu aos 66 anos, tendo a sua morte sido anunciada hoje.

Não conhecíamos em pormenor a sua carreira, mas uma das suas obras "María e eu", editada pela ASA em 2012, valia por muitas. Um livro profundamente comovente, uma obra autobiográfica sobre o autismo, escrita com amor e humor com a sua filha Maria, autista. 

Curso de Banda Desenhada no Museu Bordalo Pinheiro

 


"Gostas de criar as tuas próprias histórias? Estás sempre a criar personagens mas não sabes que rumo lhes dar a seguir? O teu sonho era criar uma história com princípio meio e fim como o teu autor ou mangaka favorito? Nada temas! Este curso é para ti! Acreditamos que estes são os ingredientes certos para que possas obter o “empurrão” certo para concretizar as tuas histórias. Vem daí!"

Este é o desafio proposto pelo Museu Bordalo Pinheiro que regressa este ano com o Curso de Banda Desenhada. 

Neste curso, que tem como formadores Inês Garcia, Penim Loureiro e Tiago Cruz, o objectivo é munir os formandos com as ferramentas certas para contar histórias: tanto ao nível do desenho como ao nível da narrativa. Nele encontrarão um leque de formadores com experiência e paixão pelo tema e ainda, convidados com o mais variadíssimo leque de projetos – todos com backgrounds e formações diferenciadas.

O primeiro módulo decorrerá de 19 de Março a 23 de Abril (sábados das 14h30 às 17h30), é para maiores de 14 anos e tem um custo de 30€ por módulo.

Informações e inscrições: bilheteira@museubordalopinheiro.pt  mas podem espreitar mais detalhes neste link.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Sete co-edições da Arte de Autor e A Seita para 2022/23

A parceria entre a Arte de Autor e A Seita continua a dar bons frutos. Para felicidade de quem gosta de boa Banda Desenhada, as duas editoras revelaram o que aí vem, dando uma vez mais um grande exemplo de cooperação e onde todos ficam a ganhar. As editoras e nós leitores.

Como muitos fãs de banda desenhada portugueses sabem, a Arte de Autor e A Seita iniciaram há um pouco mais de um ano uma colaboração algo inédita no mercado português, para co-editar livros de BD, principalmente de franco-belga. Essa cooperação nasceu de uma conversa fortuita durante o Festival de BD de Angoulême, em Janeiro de 2020, em que se deram conta de que estavam a tentar comprar os direitos dos mesmos livros. Dessa conversa surgiu a ideia de, em vez de competirem e entrarem numa espécie de leilão, podiam colaborar e co-editar esses livros. E assim nasceu o seu primeiro livro em conjunto, “Shanghai Dream”, de Jorge Miguel e Philippe Thirault, e a intenção de editar outros livros, consoante os projectos editoriais de cada uma das editoras. Em 2021 continuaram essa colaboração: mais um livro do Jorge Miguel, desta feita “Sapiens Imperium” (com Sam Timel), bem como “Os Olhos do Gato”, de Moebius e Jodorowsky, e “O Combate Quotidiano” de Manu Larcenet (o primeiro volume). 

Esta colaboração vai continuar este ano, e vão continuar com os projectos que se propuseram: continuar a editar a obra de Jorge Miguel em Portugal, e concluir “O Combate Quotidiano”. No entanto, decidiram juntar forças para mais uma série de livros em 2022 e 2023!

Começam com “Noir Burlesque” de Marini, um policial negro e pulp, ambientado nos anos 1950, que junta paixão, crime, ciúme e vingança numa história que é, como o diz o Le Figaro, “a sua homenagem pessoal ao cinema de Hollywood dos anos 50”. Um álbum magnífico a preto e branco e… vermelho! (último trimestre do ano).

Vão também iniciar uma colecção de obras de Zidrou. Começarão com "Naturezas Mortas”, com arte do espanhol Oriol, no final do ano e no início de 2023 um segundo livro: “Emma G. Wildford”, ilustrado por Edith. São duas histórias maravilhosas, e um convite a que mais leitores portugueses descubram a obra de Zidrou.

Também para o final do ano um álbum completo, uma história fechada, “O Cavaleiro do Unicórnio”, uma saga medieval com toques de fantástico e em tons de alegoria sobre a violência, com argumento de Stéphane Piatzszek e arte de Guillermo Gonzalez Escalada.

E, finalmente, com lançamento previsto para inícios de 2023, um álbum que foi um dos grandes sucessos em França nos anos mais recentes: “Na Cabeça de Sherlock Holmes” de Cyril Liéron e Benoit Dahan, um álbum que reúne os dois primeiros volumes da série num livro com mais de 100 páginas que apresenta “O Caso do Bilhete Escandaloso” numa integral com a qual mergulhamos (literalmente!) na cabeça do detective de Conan Doyle.

A estes livros juntam-se “O Fado Ilustrado”, a re-edição de uma interessante obra de Jorge Miguel, que segue a história e os meandros da Lisboa do fim do século XIX e, claro, o segundo volume (e final) de “O Combate Quotidiano” de Manu Larcenet, uma das obras-primas deste grande autor franco-belga contemporâneo.

São sete livros, distribuídos entre o segundo trimestre do ano (o “O Fado Ilustrado” e “O Combate Quotidiano” serão editados entre Abril e Junho) e o último trimestre de 2022 e primeiro de 2023.








domingo, 20 de fevereiro de 2022

BDs da estante - 465

Um livro de tiras humorísticas, editado pela Bizâncio em 2011, é a nossa escolha de hoje. 

Numa idade em que muitos jovens se preparam para dar início à sua carreira, Dustin Kudlick vive ainda com os pais e a irmã mais nova. Aos 23 anos, é solteiro, desempregado, e… qual é o problema? Dustin aguarda que um dos seus múltiplos talentos naturais se revele lucrativo. Será a stand-up comedy? O golfe? Ou bastar-lhe-á patentear uma das suas invenções? Entretanto, Dustin é encaminhado para trabalhos temporários na Turbo Temps, uma agência de emprego dirigida por Simone Fontenot, uma empresária que gosta de ter Dustin por perto, fundamentalmente, para o usar como saco de boxe para o seu humor ácido. Talvez um dia Dustin cresça. Até que esse dia chegue, porém, Dustin é uma excelente razão para continuarmos a rir com as suas aventuras!

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Os grandes vencedores dos prémios "Vinhetas D'Ouro"

Decorreu ontem a Gala Vinhetas D'Ouro, organizada por Hugo Pinto, do Blog Vinheta 2020. Uma vez mais Hugo apresentou-nos uma Gala bem disposta em jeito de Globos de Ouro, que contou com a participação de vários autores e editores, para além de parceiros nossos do júri, que anunciaram os nomeados e premiados. Uma iniciativa bem estruturada, tal como a primeira, muito meritória e que dá valor ao que melhor se faz no campo da nona arte. A nós deu-nos um grande gozo participar, se bem que a tarefa não foi fácil pois 2021 foi um ano editorial muito preenchido e trouxe-nos muitas excelentes obras de BD. 

Para além dos premiados da lista abaixo, como atrás referimos, foram tantas as Bandas Desenhadas de qualidade, que muitas tiveram vários votos, mas não os suficientes para figurar nos vencedores. E por esse motivo, o organizador resolveu criar as Menções Honrosas. Como são muitas, não as listamos aqui, mas podem ver o vídeo no Facebook do Vinheta 2020.

Muitos parabéns a todos os que foram nomeados, aos que venceram, autores e editores e também, claro, à fantástica iniciativa e trabalho do Hugo Pinto, pois estes prémios constituem grandes incentivos aos premiados. 

De todos os premiados, uma palavra especial para quem arrecadou o Prémio Carreira. Não desfazendo todos os nomes que estiveram em cima da mesa, poder homenagear uma pessoa extraordinária como o Mestre José Ruy, deu-nos uma grande felicidade.

Aqui segue a lista dos premiados:

Melhor Ilustração de Autor Português - Luís Louro, com "O Corvo V - Inimigos Íntimos" (Ala dos Livros)

Melhor Argumento de Autor Português - Miguel Peres, com "O pescador de memórias" (Kingpin Books)

Melhor Blog/Vlog/Site Português de Banda Desenhada - "As Leituras do Pedro", de Pedro Cleto

Melhor Obra de Humor - "Jolly Jumper já não responde", de Guillhaume Bouzard (A Seita)

Melhor Série de Banda Desenhada - "Criminal", de Ed Brubaker e Sean Phillips (G. Floy Studio)

Melhor Edição de Banda Desenhada - "O Burlão nas Índias", de Alain Ayroles e Juanjo Guarnido (Ala dos Livros)

Melhor Capa de Banda Desenhada - "Apesar de tudo", de Jordi Lafrebre (Arte de Autor) 

Obra Revelação da Banda Desenhada Nacional - "Vazio", de Carlos Páscoa (Escorpião Azul)

Melhor Álbum Estrangeiro - "O Burlão nas Índias", de Alain Ayroles e Juanjo Guarnido (Ala dos Livros)

Melhor Álbum de Autor Português - "O Corvo V - Inimigos Íntimos", de Luís Louro (Ala dos Livros)

Prémio Carreira - José Ruy






















sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

A Gala Vinhetas D'Ouro é logo à noite!

 

Logo à noite não vamos perder a Gala Vinhetas D'Ouro! Às 22 horas estaremos colados ao ecrã, a ver em directo, no Facebook do Vinheta 2020 quais os premiados desta edição dinamizada pelo Hugo Pinto, e na qual tivemos o prazer de participar.

Programem já as vossas agendas e alarmes para não perderem pitada!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

"Naruto" #41, "Platinum End" #10 e "One-Punch Man" #14 - três novidades da Devir para Fevereiro

A Devir anunciou três novidades para o mês de Fevereiro: 

O n.º 41 da série "Naruto", intitulado "A escolha de Jiraiya", leva-nos à investigação de Jiraiya sobre os segredos de Pain e da Akatsuki, que revela notícias chocantes.

No 10.º volume da série "Platinum End", após o anúncio de Susumu na TV, todos ficam a conhecer a existência dos candidatos a Deus. Mirai e os amigos, são alvo de todo o tipo de atenções, a sua segurança depende da capacidade de localizar os candidatos ocultos que restam e encerrar o processo. Mas o misterioso candidato final tem os seus próprios planos sombrios…

E por fim a sair a 25 de Fevereiro o título One-Punch Man 14, de One e Yusuke Murata. 

A história:  O monstro Gouketsu aparece no torneio de artes marciais e dá células de monstros aos participantes, transformando-os. Suiryu, o vencedor do torneio, luta contra oponentes monstruosos, um após outro, até que recebe ajuda de um certo herói!