quarta-feira, 31 de julho de 2019

Leituras de Verão

A recomendação de hoje recai sobre duas excelentes leituras. Mataram a Cotovia é um dos romances gráficos que mais gostámos e O Primeiro Homem é outra obra de enorme qualidade. 


O aclamado romance de Harper Lee, Mataram a Cotovia, surgiu recentemente como romance gráfico, adaptado e ilustrado por Fred Fordham, numa edição portuguesa a cargo da Relógio D'Água. 
É um retrato assombroso de raça e classes sociais, inocência e injustiça, hipocrisia e heroísmo, tradição e transformação no Sul Profundo dos EUA dos anos trinta. Mataram a Cotovia, de Harper Lee, mantém a mesma actualidade que tinha em 1960, quando foi escrito, durante os turbulentos anos do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos. Scout, Jem, Boo Radley, Atticus Finch e a pequena cidade de Maycomb, no Alabama, são representados de forma nítida e comovente pelas ilustrações de Fred Fordham.


A Porto Editora publicou em Maio a adaptação para banda desenhada, do famoso romance da literatura francesa O Primeiro HomemNa sua origem fragmentado e inacabado, o manuscrito de Albert Camus ganha uma nova leitura através das imagens de Jacques Ferrandez, que preenchem com delicadeza espaços que haviam ficado vazios.
No prefácio a esta edição, Alice Kaplan – professora doutorada em Literatura Francesa – defende que neste livro se sente o dom da improvisação, aliado à fidelidade ao romance: «Para Jacques Ferrandez, o grande desafio era transmitir o essencial da obra, preservando as suas zonas de mistério.»

Sem comentários:

Enviar um comentário