Já aqui falámos do mais recente livro da dupla Filipe Melo e Juan Cavia. Mas agora, após termos lido o livro, não podemos deixar de falar outra vez. Porque este não é um livro qualquer. É um dos melhores livros que lemos nos últimos tempos e talvez o livro mais bonito de banda desenhada que alguma vez nos passou pelas mãos. Sem desfazer outras grandes obras, esta novela gráfica Balada para Sophie é uma verdadeira obra-prima.
É verdade que as expectativas estavam altas, pelo talento tanto do argumentista como do desenhador, principalmente depois do "Comer Beber", um livro mais intimista e longe da loucura delirante da série Dog Mendonça e Pizzaboy. Balada para Sophie já vinha sendo divulgada há muito e as imagens que íamos vendo em jeito de teaser já deixava antever que vinha a caminho um livro especial.
Lemos o livro de um só fôlego e iremos agora voltar a ler para saborear cada página, para que o prazer da leitura demore um pouco mais. A história é de uma beleza ímpar, tão bem escrita por Filipe Melo, tão intimista e envolvente, que nos faz rapidamente sentir que nos acolhe, que estamos quase a viver as mesmas emoções que os protagonistas. Tão comovente que nos vieram as lágrimas aos olhos no final, o que nunca nos tinha acontecido num livro "aos quadradinhos". Os desenhos de um Juan Cavia no seu melhor, com código de cores para o momento presente e para o passado. E o livro físico, em si, belíssimo. São mais mais de 300 páginas de puro prazer em que apenas lamentamos a nossa falta de conhecimento musical para interpretar e ouvir a balada. Mas o Filipe Melo já fez um desafio sobre isso nas redes sociais. Resta-nos esperar para ouvir a balada, depois de a termos lido.
Alexandra Sousa
Aqui fica a sinopse da história.
Gostei bastante da publicação!! :)
ResponderEliminar-
Na melancolia do tempo...
-
Beijos, e uma excelente semana!