quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Leituras de férias - Os filhos de El Topo

 



Outra proposta para as leituras de férias. Os dois primeiros livros da série "Os Filhos de El Topo" editados pela Arte de Autor. Primeiro Caim, depois Abel e será ainda editado um terceiro livro com o título Abelcaim. 
Foi no início dos anos 70 que durante um festival de cinema, o casal John Lennon e Yoko Ono, projectou El Topo, de Alejandro Jodorowski. Imediatamente celebrado pela crítica e pelas maiores estrelas de rock da época, o filme deu origem à corrente Midnight Movies e gerou um verdadeiro culto entre os cinéfilos do mundo inteiro. Quase meio século depois, Jodorowski decide contar a continuação... mas em banda desenhada.
Em conjunto com o talentoso desenhador José Ladronn, conceberam uma série de três livros, uma espécie de western alegórico e surrealista, que bem ao género do argumentista, é repleto de considerações filosóficas e espirituais mais profundas.
Eis a sinopse da série.

No árido Oeste, El Topo foi um bandido que, ao abrir as portas do seu coração, se tornou um santo, chegando a realizar grandes milagres. Teve dois filhos, de duas mulheres diferentes. Figura funesta de couro negro a deambular pelo deserto, Caim, o maldito, jurou matar o pai, a quem nunca perdoou. Incapaz de levar a cabo a sua vingança, decide então voltar a atenção para o seu meio-irmão Abel. E neste Oeste selvagem, tingido de misticismo, aqueles que cruzarão o seu caminho serão as vítimas colaterais...

1 comentário: