sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Leitura de férias - Mattéo (Terceira Época)


Já aqui tínhamos falado deste livro da Ala dos Livros, mas voltamos a relembrar como sugestão para leitura de férias. Até porque também o protagonista regressa à sua terra natal para precisamente passar uns dias de férias.

Este é o terceiro volume da série, pois os primeiros dois já tinham sido editados pela Vitamina BD. A Ala dos Livros retomou a edição desta colecção que tem mais dois livros editados no mercado francófono.

O livro, como os anteriores, é brilhantemente desenhado por Jean-Pierre Gibrat, que também assina o argumento. Aqui retoma a história do jovem Mattéo, aqui já um homem, e tudo se passa em Agosto de 1936. É a época da Frente Popular, a felicidade das primeiras férias pagas. 15 dias sem fazer nada, de puro lazer, com um grupo de amigos que viajou com ele. Paulin, Amélie e Augustin. Mattéo revê então a sua mãe e encontra-se com Juliette, o amor da sua vida. Ao reencontrar Juliette e ao descobrir que tem um filho, Louis, prova que as recordações do passado ainda estão muito vivas e que as questões políticas o continuam a acompanhar, ou não fosse ele filho de um anarquista espanhol.

Apesar de terem passado vários anos, Mattéo continua a sentir-se sempre um inadaptado, em constante conflito com ele próprio e acaba por partir quando sente o apelo de agir na Guerra Civil que se vive em Espanha, abandonando a calma aparente que já se tinha instalado na sua vida.

Um livro muito completo, com um pouco de tudo, realizado por um autor igualmente completo, capaz de criar um belíssimo álbum de banda desenhada.

 




1 comentário: