segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Rosa, minha irmã Rosa, em banda desenhada

 

A partir de amanhã estará disponível nas livrarias esta novidade. Editada pela ASA, trata-se de uma adaptação para banda desenhada do conhecido romance infanto-juvenil de Alice Vieira, "Rosa minha irmã Rosa". O trabalho é do autor João Amaral, autor que já tinha tido a experiência de adaptar outras obras literárias para a banda desenhada, como foi o caso de "A Voz dos Deuses", de João Aguiar ou "A Viagem do Elefante", de José Saramago.

O livro conta com um prefácio da própria Alice Vieira, que acompanhou e incentivou este projecto.

Lembramos a história que tantos de nós leram em criança e mostramos algumas imagens do interior.

Olá, eu sou a Mariana. Até hoje vivia feliz, mas agora os meus pais decidiram que o melhor para todos era eu ter uma irmã. Nem sei porque é que isso lhes passou pela cabeça. Penso que não havia necessidade nenhuma de aumentar a família. Já cá tínhamos a minha avó Elisa que não se dá muito bem com o progresso ou a minha tia Magda que só gosta de falar com palavras caras e de flores esquisitas como os antúrios ou as estrelícias. Para além disso, vivia muito bem com as recordações e as histórias da minha avó Lídia que, enquanto foi viva, soube sempre entusiasmar-me com a sua visão do mundo.

Portanto, julgo que não havia necessidade de mudar nada. Mas está visto que os meus pais não concordam comigo e decidiram trazer a este mundo a Rosa a quem eu, quer queira quer não, vou ter de me habituar. Se ela fosse como a minha amiga Rita, alguém com quem eu pudesse conversar, ainda compreendia o ponto de vista deles. Mas não, a Rosa passa os dias a dormir e não lhe consigo encontrar nenhuma utilidade prática. 
Mas pode ser que um destes dias ela me reserve uma surpresa, quem sabe…









1 comentário: