sábado, 8 de maio de 2021

Exposição Cartas de Lisboa

 


Até dia 31 de Maio estão patentes 18 ilustrações em vários locais de Lisboa, integradas na exposição "Cartas de Lisboa", por sua vez inserida no Festival 5L Festival Internacional de Literatura Portuguesa.
Com curadoria de Rita Marquilhas esta mostra apresenta cartas privadas e a exposição Trata-se de uma mostra de cartas privadas escritas há centenas de anos, homens e mulheres alfacinhas. Cartas de correspondências amargas, escritas por degredados, prisioneiros ou falsos denunciantes que habitavam Lisboa de outros tempos.
As 18 ilustrações são apresentadas lado a lado com a carta correspondente, emolduradas em MUPI e os artistas participantes foram André da Loba, Nuno Saraiva, Susa Monteiro e Tiago Albuquerque.
As mesmas podem ser encontradas no Largo das Portas do Sol, Largo José Saramago, Praça do Rossio, Miradouro de São Pedro de Alcântara e Jardim Roque Gameiro.

A imagem seguinte é de Nuno Saraiva e representa a carta de:

O SUICIDA.
de Nicolau Murta para Manuel Francisco (1816).
Nicolau Murta, antigo sargento da Guarda Real da Polícia de Lisboa e depois empregado da Secretaria Inglesa, devia a Manuel Francisco Furtado o valor de 2.011 réis, correspondente aos «soldos vencidos» de vários meses. Por meio de carta, Murta tentou protelar indefinidamente o pagamento ao seu credor. Quando tomou conhecimento da existência de uma ordem de prisão em seu nome, suicidou-se.
-

Sem comentários:

Enviar um comentário